sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Justiça!




E não foi pênalti.

Poucas vezes vi polêmica tão grande em torno de algo nada polêmico. Vi o lance ao vivo e em nenhum momento me pareceu pênalti - sob nenhum ângulo. Léo Fortunato SEQUER toca em Tardelli.

A resposta que me chega é que a maior parte da imprensa esportiva, na necessidade de atrair a atenção, veste a camisa dos times mais populares como o Flamengo, cujos dirigentes (leia-se Kléber Leite e Márcio Braga) tendem a inventar polêmicas para mascarar seus erros.

Infelizmente, mais uma vez a maioria da imprensa embarcou. O inacreditável é que a CBF até puniu Simon - e ele estava certo desde o começo! E pra completar, Fábio Luciano e Diego Tardelli não foram punidos. Impressionante!

Às vezes, chego a achar que as leis da Física mudaram. Na maioria dos lances polêmicos onde o pênalti não é marcado, tendo a concordar com o árbitro. Porque não são pênaltis. Porque a regra é a regra. E porque poucos a conhecem.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Seleção da 36ª rodada


O São Paulo praticamente garantiu o título, mas a briga pelas vagas remanescentes na Libertadores e a fuga do descenso continuam emocionantes! Confira a seleção da 36ª rodada do Brasileirão 2008:

Fábio (CRU): Seguro quando exigido, não teve culpa nos gols e fez duas grandes defesas.

Fabinho Capixaba (PAL): Esteve bem no apoio, discreto na marcação.
André Dias (SAP): Apesar da tarde são-paulina abaixo da média, demonstrou com eficiência como se cobre os espaços e marca à distância.
Thiago Silva (FLU): O melhor em campo na vitória tricolor. Absoluto na marcação, ganhou todas.
Jorge Wagner (SAP): Um gol de falta e uma assistência. Discreto, a cara do estilo de jogo do São Paulo.

Pierre (PAL): Tem sido o melhor do time nas ausências seguidas de Kleber. Muita garra e um gol.
Ramires (CRU): O de sempre: disposição, marcação, qualidade no passe e habilidade na frente. Fez um gol de matador.
Madson (VAS): Em um elenco tão fraco, se sobressai. Ainda assim, corre muito, luta o tempo todo e tem alguma qualidade.
Marlos (COT): 

Keirrison (COT): Melhor atuação individual do campeonato. Quatro gols em um jogo pela primeira vez no Brasileirão 2008.
Kléber (PAL): Com ele em campo, a garra do time é outra. Luta, briga e invariavelmente guarda o seu.

Técnico: Muricy Ramalho (SAP): Agüentou a pressão, teve tranqüilidade e, mesmo jogando mal, conseguiu sair com a vitória.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Brasileirão - 90%


Faltando três rodadas para o final do campeonato, os candidatos ao título e ao rebaixamento diminuíram desde nossa última análise - mas nem por isso a disputa está menos emocionante. Enquanto São Paulo e Grêmio polarizam a briga pelo caneco, sete equipes ainda lutam contra o descenso. Vamos a última análise antes do final do campeonato.

Melhores: São Paulo, Atlético-PR e Atlético-MG
Piores: Botafogo, Figueirense e Vitória

Altos...

O São Paulo mostrou o que é ser chamado de "time de chegada" e venceu as últimas cinco partidas - a última vez que perdeu pontos foi no clássico com o Palmeiras, quando estava a dois pontos do Alviverde. Hoje, a diferença é de sete a favor do Tricolor.

Desde o início das análises, o São Paulo foi o único a vencer as quatro partidas de um mesmo período. Melhor que isso, apenas o Botafogo da virada de turno, que venceu seis jogos seguidos. Além do entrosamento que veio pela definição de uma equipe titular em um sistema coeso, o nome da arrancada é Borges: o atacante fez seis gols nas últimas três partidas.

Quem também subiu bastante foi o Atlético-PR, impulsionado principalmente por Alan Bahia, o líder da equipe, e Rafael Moura, que finalmente parece ter aprendido a fazer gols. O time que sofria pela falta de pontaria começou a marcar e foi quem mais subiu nas últimas rodadas: quatro posições, da 18ª para a 14ª. Já o Galo, impulsionado pela liderança de Leandro Almeida e a habilidade de Renan Oliveira (dois meninos), venceu três seguidas e chegou a uma digna 10ª colocação.

O Palmeiras arrancou uma suada vitória sobre o Santos na Vila, mas a derrota em casa no confronto direto para o Grêmio, seguida da goleada no Maracanã, resultaram em reclamações da torcida e ataques a Luxemburgo e à diretoria. Dentro de campo, um time mal escalado e jogadores completamente perdidos, especialmente na defesa.

Com isso, Grêmio e Flamengo se aproveitaram e, enquanto o tricolor gaúcho segue firme na briga pelo título, o Rubro-Negro se vê com boas chances de garantir uma vaga na Libertadores. O Cruzeiro, por sua vez, permanece oscilando e sendo goleado com a mesma facilidade que goleia. Na próxima rodada, confronto direto com o Fla no Mineirão pode definir a sorte de todos os cinco primeiros.

...e baixos

Chama a atenção a disparidade de desempenho das equipes que ainda buscam algo no campeonato, daquelas que apenas cumprem tabela. O Botafogo perdeu as quatro últimas partidas, enquanto o Vitória fez apenas um ponto. Inter, Santos, Sport e Coritiba tiveram performances irregulares, somando quatro pontos cada.

Por outro lado, o Figueirense somou apenas um ponto nas últimas quatro rodadas - justamente no jogo mais difícil, diante do Grêmio no Olímpico - e está em situação desesperadora. Mesmo que vença o Náutico num jogo de seis pontos, chegará à penúltima rodada na zona de rebaixamento. E mesmo o Ipatinga, que conseguiu duas vitórias sobre os desinteressados Sport e Coritiba, precisa de um milagre: pega o Palmeiras no Palestra e, se perder, estará rebaixado.

Com oito pontos, o Náutico deu uma boa subida e respira, mas ainda corre riscos . se vencer o Figueirense fora, afunda o rival e se livra. As contas mostram que, com 44 pontos, é muito provável que qualquer time escape. Até por isso, o Vasco, que somou sete, precisa desesperadamente vencer as duas que faltam em casa, diante de São Paulo e Vitória. A torcida espera reviver 2004, quando o time venceu o Atlético-PR, escapou da degola e tirou o título do Furacão. Por fim, o Flu voltou a vencer e tem boas chances de escapar. A Lusa tem dois jogos fáceis em casa e, pelo futebol que tem demonstrado, deve escapar.

Abaixo, as estatísticas do período e a seleção da 35ª rodada.

Melhor ataque
2007 - Cruzeiro (71 gols)
2008 - Flamengo e São Paulo (62)

Melhor defesa
2007 - São Paulo (15)
2008 - Grêmio (30)

Pior ataque
2007 - América-RN (24)
2008 - Ipatinga (35)

Pior defesa
2007 - América-RN (71)
2008 - Figueirense e Vasco (68)

Artilheiros
2007 - Josiel (PAR) e Acosta (NAU): 19 gols
2008 - Kléber Pereira (SAN): 21 gols

Seleção da 35ª rodada

Fernando (IPA): Fez grandes defesas no segundo tempo, garantindo a vitória.

Joílson (SAP): Aproveitou a marcação fraca e foi bastante ao ataque. Deu o passe para o gol de Hugo.
Fábio Luciano (FLA): Seguro na defesa, participou decisivamente em dois gols.
Leandro Almeida (ATM): Um líder dentro de campo, apesar da pouca idade. Grudou em Leandro Amaral e fez dois de pênalti.
Jorge Wagner (SAP): Marcou bem e deu mais um de seus cruzamentos açucarados para Borges abrir o placar.

Aírton (FLA): Deu estabilidade ao meio-campo e cobertura à defesa.
Kléberson (FLA): Assistências em três lances e o quarto gol. Sua melhor atuação desde 2002.
Ibson (FLA): Fez gol de rebote, de letra e de primeira. Ainda participou do gol de Kléberson. Tarde de craque.
Paulo Baier (GOI): Fez os três da vitória sobre o Botafogo – um deles um golaço de prima.

Gilmar (NAU): Dois gols na inesperada goleada do Timbu sobre o Cruzeiro. Deu muito trabalho à defesa.
Borges (SAP): Cresceu na reta decisiva, simbolizando a arrancada final do Tricolor.

T.: Caio Júnior (FLA): Plantou Aírton à frente da zaga e montou uma linha de quatro no meio – esquema parecido com o do São Paulo. Foi muito feliz nas apostas.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O artilheiro da Europa



Cristiano Ronaldo? Messi? Ibrahimovic? Fernando Torres? Anelka? Não, nenhum destes.

O artilheiro da Europa neste início de temporada é Marc Janko, austríaco de 25 anos que defende desde 2005 o Red Bull Salzburg. O desconhecido atacante alcançou neste meio de semana a incrível marca de 22 gols em 17 rodadas da Bundesliga (foram doze nos últimos quatro jogos). A média é de 1,29 gols por jogo, já que Janko na verdade disputou 16 partidas - ficou de fora apenas da vitória sobre o Altach, time de Zé Elias, na terceira rodada. Detalhe: apenas dois gols foi de pênalti.

Os números deste vienense impressionam. Nos 16 jogos em que atuou, marcou quatro gols em duas oportunidades e três em outras três. Quando entrou em campo, Janko só não balançou as redes seis vezes. E apesar de seus 1,95m, não foram apenas gols de cabeça. Arrancadas, chutes de longa distância, voleios, rebotes. Janko marca de qualquer jeito. E já fez quatro a mais que se companheiro de equipe, o veterano Alexander Zickler, marcou em 2007/08, quando terminou na artilharia com 16.

Seus 22 gols respondem por 48% dos 45 tentos marcados pelo Red Bull, líder do campeonato, até aqui.

Somadas três partidas pela seleção austríaca nas Eliminatórias para a Copa de 2010, mais dois gols entram na conta - um deles na surpreendente vitória por 3 a 1 sobre a França, na estréia. Com mais uma partida contra o Sevilla pela Copa da Uefa, o total de Janko na temporada até aqui são 24 gols em 20 jogos - média de 1,2. Perto dele, o bósnio Vedad Ibisevic tem 13 gols marcados em 12 rodadas da Bundesliga alemã. Os números são melhores até do que no Campeonato Russo, onde Vágner Love marcou 17 em 28 rodadas.

Não à toa, clubes de centros europeus maiores já o assediam. Até o momento, já ligaram para Salzburg querendo saber o preço do jogador Tottenham, Sunderland, Hull City, Middlesbrough, Roma, Everton, La Corunã, Racing Santander, Celtic e Hertha Berlim. A resposta foi animadora: Janko tem contrato até 2011 e a multa está estipulada em 2,5 milhões de euros, mas como ele já cumpriu três anos de contrato, pode sair por um valor bem menor, equivalente aos salários que teria de receber até o fim do vínculo.

Com clubes grandes como Chelsea, Barcelona e Real Madrid precisando de centro-avantes para compor o elenco, não será difícil vê-lo mudando de ares já no meio do ano. Pode ser que, inicialmente, para equipes de menor expressão, afinal o campeonato austríaco não é lá dos mais fortes. Mas números como estes não podem ser desprezados.

Confira os gols de Janko jogo-a-jogo pela Bundesliga austríaca:

Red Bull Salzburg 6x0 Mattersburg (3)
Rapid Vienna 2x2 Red Bull Salzburg (2)
Red Bull Salzburg 1x0 LASK Linz (1)
Austria Vienna 3x2 Red Bull Salzburg (1)
Sturm Graz 2x2 Red Bull Salzburg (1)
Red Bull Salzburg 3x1 Sturm Graz (2)
SCR Altach 3x4 Red Bull Salzburg (4)
Red Bull Salzburg 7x3 SV Kapfenberg (4)
Red Bull Salzburg 5x1 Austria Vienna (3)
SV Ried 2x2 Red Bull Salzburg (2)

Saiba mais sobre o futebol austríaco na coluna Futebol Alpino da Trivela.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Avalanche tricolor

Foi tricolor o final de semana do Campeonato Brasileiro. Enquanto o São Paulo mostrou novamente a força do conjunto ao sair de uma situação complicada - por mais que, ironicamente, Borges tenha brilhado em um time sem destaques solo -, o Grêmio superou os desfalques e um Palmeiras carente de inteligência, criatividade e comando.

Por mais que se dê repercussão exagerada ao caso Marcos-Luxemburgo (que, para quem foi ao estádio, percebeu que nada aconteceu, afinal a torcida em nenhum momento ficou contra o técnico, como se quer fazer crer), o que decidiu o jogo foi mesmo a ausência de Kléber, em maior porcentagem, e de Diego Souza. Não ter alguém capaz de carregar a bola e enfrentar a forte e dura defesa gremista foi um preço muito caro a se pagar - e que custa a briga pelo título.

Ao que parece, teremos agora a repetição de 2007, com o São Paulo administrando a vantagem (coisa que sabe fazer muito bem) e os outros brigando pelo vice-campeonato.

Abaixo, a seleção da 34ª rodada:

Bruno (FLA): Fez no mínimo quatro defesas difíceis

Wagner Diniz (VAS): De volta à boa forma, levou perigo constante nas costas de Kleber, jogando ao lado de Madson.
Héverton (GRE): O menos comentado, mas o melhor do trio de zaga gremista. Ofereceu cobertura e fechou os espaços.
Léo Fortunato (CRU): Bem nas antecipações, grudou em Washington o jogo todo.
Netinho (ATP): Bem no apoio, cobrou a falta que originou o segundo gol do Atlético.

Ramires (CRU): Mais uma vez perfeito nos desarmes e decisivo no ataque.
Rafael Carioca (GRE): Eficiente no primeiro combate, levou a equipe à frente com os espaços no meio.
Tcheco (GRE): Foi o cérebro da equipe gremista, controlando a bola e marcando o gol da vitória.
Taison (INT): Rápido, deu velocidade ao time e marcou um belo gol no contra-ataque.

Jonas (POR): Levou muito perigo e conseguiu marcar duas vezes na forte defesa são-paulina.
Borges (SAP): Fez dois gols e foi presenteado pelo juiz com um terceiro, apesar do toque ter sido de Zé Luís.

T.: Celso Roth (GRE): Conseguiu armar uma equipe forte na defesa apesar dos desfalques.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

LÍDER!


Faltam cinco rodadas e o campeonato continua aberto. Graças aos confrontos diretos, até mesmo o Flamengo, cinco pontos atrás do São Paulo, ainda tem chances. Mas por que, agora, a sensação é de que o líder é mais líder do que antes?

O São Paulo, três pontos à frente do Grêmio, já esteve a onze, mas é sem dúvidas o líder que desperta mais confiança desde o início do campeonato. Obviamente também porque faltam menos rodadas, mas principalmente porque o time tem jogado melhor a cada rodada - e a atuação diante do Inter foi a melhor no ano, em qualquer campeonato.

O São Paulo é mais líder que os demais porque soma os melhores números do campeonato - melhor ataque, segunda melhor defesa e menor número de derrotas - e porque tem, na teoria, a tabela menos complicada. Mas também deveria ter sido fácil o jogo do Grêmio contra o Figueirense, e nem tão difícil o do Cruzeiro diante do Goiás.

Como já dito há duas rodadas, na oitava análise do Brasileirão, o Tricolor segue firme rumo ao hexa.

Abaixo, a seleção da 33ª rodada. Publicaremos a da 32ª após o jogo Figueirense x Fluminense.

Rafael (VAS): Com grandes defesas, foi responsável direto pela vitória.

Wagner Diniz (VAS): Finalmente voltou a ser titular e a jogar bem. Premiado com o gol.
Leandro Almeida (ATM): O líder da equipe dentro de campo. Dois gols no mesmo jogo para um zagueiro não é sempre que acontece.
Henrique (GOI): Bem na marcação, dificultou a chegada dos atacantes e ainda marcou o seu.
Athirson (POR): Brigou, lutou, correu e foi recompensado com um importante gol.

Rodrigo Souto (SAN): Apesar do time ter saído derrotado, fez novamente grande partida, combatendo e distribuindo o jogo.
Hernanes (SAP): Comandou o show são-paulino e por pouco não guarda o dele.
Preto (POR): Insistiu o tempo todo, comandou o meio com velocidade e foi o motorzinho da virada da Lusa.
Paulo Baier (GOI): Aproveitou a liberdade no meio-de-campo e fez a festa, com dois gols.

Dagoberto (SAP): O chato de sempre no ataque, desta vez foi objetivo e fez um lindo gol.
Ferreira (IPA): Esperto no primeiro gol e oportunista no segundo. Ligado o tempo todo no jogo.

T.: Hélio dos Anjos (GOI): Não modificou a equipe para enfrentar um dos melhores times do campeonato, mas exigiu determinação e marcação forte.