sexta-feira, 23 de maio de 2008

Semifinais inéditas

A Copa Libertadores chega a seu momento decisivo e poucas pessoas podem dizer que imaginavam tais equipes nas semifinais. Aparte o Boca, Fluminense, América e LDU não figuravam entre os candidatos sequer a possíveis surpresas da competição. Por mais que o tricolor tenha investido pesado, a falta de experiência internacional e um grupo complicado eram apontados como fatores essenciais para uma possível eliminação precoce.

Contudo, o Flu igualou o São Paulo na garra e conseguiu a vitória pela diferença técnica entre as duas equipes, pouco questionada. Agora, entra como azarão diante de um Boca forte como sempre e de quem nunca se pode duvidar. Independente do resultado final, serão dois jogos extremamente equilibrados e muito emocionantes, em que exatamente isso - o equilíbrio emocional - pode ser a diferença entre passar ou não. Uma classificação épica em um Maracanã bem diferente do que viu o Flamengo ser eliminado pelo América.

América que, empurrado por Cabañas e beneficiado pelo erro de arbitragem da primeira partida, conseguiu eliminar o Santos. Diferente do que aconteceu no Maracanã, mesmo quando vencia por 1 a 0 o Santos não dava a impressão de que conseguiria o segundo. Interessante perceber essas situações: é impossível detectar, pelo contexto do jogo, se uma equipe irá conseguir reverter o resultado. Entretanto, parece mais simples perceber quando isso não será possível. De qualquer modo, o Peixe foi muito mais além do que sua torcida imaginava. De um início de temporada temeroso, Leão descobriu que tem um grupo que pode até mesmo, porque não, repetir a boa campanha do ano passado no Brasileirão.

Por fim, a LDU aparece como a maior surpresa da edição 2008, repetindo o feito do Deportivo Cúcuca no ano passado. Os excelentes resultados fora de casa contra os argentinos Lanús e San Lorenzo não deixam margem de dúvida sobre a capacidade de um elenco mediano, mas bastante consciente de suas limitações e capacidades. Um dos destaques da equipe é o inteligente Guerron, que também possui um porte físico invejável e um belo chute de fora da área. Novamente, os equatorianos decidem em casa e podem fazer história.

Palpites? Difícil dizer. Mas pelo que vi até aqui, Boca e LDU.

E você, o que achou da Libertadores 2008?

Em tempo: Atendendo a sugestão dos amigos e refletindo melhor, passo a eleger também o técnico da rodada do Brasileirão. Seguem, portanto, os dois primeiros eleitos:

1ª) Celso Roth (GRE): Tirou leite de pedra com o elenco que tem e conseguiu uma sempre dificílima vitória no Morumbi.
2ª) Roberto Fernandes (NAU): Armou bem a equipe na defesa e conseguiu um belo resultado no Maracanã.


Um comentário:

Denis Barbosa Cacique disse...

Também acho que dá Boca e LDU.
Para mim, a surpresa nessa Libertadores ficou por conta do Fluminense. Eu realmente não acreditava mais nos clubes cariocas.