quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Um ano depois da final*

*Especial publicado no Olheiros, em conjunto com Dassler Marques.

Rio Branco e Figueirense, no dia 25 de janeiro no Nicolau Alayon, foi uma final surpreendente para a Copa São Paulo de 2008. Ao contrário do que se pode imaginar, entretanto, as duas equipes tiveram um desempenho destacado ao longo do certame, desmistificando a idéia de zebras comuns a torneios de mata-mata.

O ano todo se passou, porém, e praticamente nenhum menino vingou ao longo da temporada. É verdade que, para um torneio sub-18, seria realmente cedo para imaginar vôos longos e duradouros, mas poucos deram sinal de vida. As realidades envolvendo Figueirense e Rio Branco, contudo, foram distintas. O campeão catarinense ainda não lançou sua geração e atribui a isso uma das causas para a queda na Série A. O Tigre de Americana, por sua vez, protagonizou um verdadeiro desmanche de sua talentosa equipe.

Atento, o Olheiros mostra, nas linhas abaixo, os diferentes rumos que levaram os jogadores finalistas da Copinha de 2008. (Dassler Marques)

Figueirense: meninos no forno

O ano que começou feliz para a torcida do Figueirense acabou negro. Rebaixado para a Série B onde não atua desde 2001, o clube ainda viu o maior rival, Avaí, chegar à elite. Diferentemente de muitos que acabam sendo degolados, o Figueira não expôs sua garotada de ouro, e a maioria segue no Orlando Scarpelli e é considerada a salvação para a temporada de 2009.

Ao contrário do que se pode imaginar, o não aproveitamento de Talhetti e companhia no elenco profissional não foi algo programado. Pelo contrário. Dentro do Figueirense, é consenso a idéia de que faltou utilizar os meninos para tentar salvar a equipe na Série A, mas a passagem de vários treinadores ao longo do Campeonato Brasileiro (Gallo, Guilherme Macuglia, PC Gusmão, Mário Sérgio e Pintado) não ofereceu um terreno seguro para que fosse feita uma transição.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 que ainda é disputado no Rio Grande do Sul foi um aquecimento para Marquinhos Júnior, Marcelo (foto acima), Talhetti, Gustavo, Luís Eduardo e Edson Galvão, alguns dos que devem integrar o elenco profissional na Série B de 2009. Ainda que tenham ficado na primeira fase – avançaram Ipatinga e Palmeiras -, os meninos do Figueira saíram invictos: uma vitória e três empates.

As grandes baixas em relação ao time campeão da Copa São Paulo de 2008, no momento, defendem as cores do Porto, em Portugal. O habilidoso lateral-esquerdo William Massari e o zagueiro Rafhael Oliveira estão emprestados aos Dragões até o fim da temporada européia, e atualmente jogam nas categorias de base. Massari vem tendo seu desempenho bastante comentado e é, da dupla, quem pinta melhor na Terrinha até aqui.

Em entrevistas recentes, o treinador Pintado, confirmado para 2009, ressaltou a idéia de aproveitar muitos meninos da geração campeã no seu elenco para a Série B. Além de todos os nomes que foram com Rogério Micalle para o Brasileiro Sub-20, o lateral-direito Luan, o atacante Franklin e mais um ou outro nome devem ser pinçados. O ano que vem será hora, definitivamente, da meninada alvinegra sair do forno. (Dassler Marques)

Rio Branco: desmanche total

A Copa São Paulo deste ano foi a última competição disputada pelo Rio Branco com o clube no comando do departamento de futebol, que agora é terceirizado e totalmente gerido por uma empresa de gerenciamento de atletas. Antes mesmo de a bola rolar, o destino de alguns dos principais jogadores de uma das maiores geração da história do Tigre já estava selado: cinco garotos haviam sido negociados com o empresário Delcir Sonda e, dependendo do desempenho da equipe na Copinha, seriam colocados neste ou naquele clube. Veio o vice-campeonato e, com isso, o desmanche da equipe.

O volante Lucas Vieira, que começou o torneio como titular e candidato a craque, foi negociado com a base santista, junto com os atacantes Índio, reserva e mais jovem do grupo, e Izac, titular na final. Enquanto os dois primeiros continuam na Baixada, mas não participaram da campanha do título do Paulista Sub-20, Izac foi dispensado pelo técnico Narciso. Já Denis, lateral-esquerdo e um dos principais nomes do time, foi para o Atlético Paranaense e fez parte do grupo campeão da 49ª Copa Tribuna de Futebol Júnior.

Felipe, grande destaque da Copinha e vice-artilheiro com sete gols, permaneceu no clube e disputou algumas partidas da Série A-2. Negociado com o Palmeiras, foi muito bem na 1ª Porto Seguro Cup mas não apareceu tanto no Paulista Sub-20, marcando apenas dois gols. Ficou de fora do grupo que disputa o Brasileiro Sub-20, ao contrário de Danilo, apelidado em Americana de “Peito de Aço”. O meio-campista, também negociado com o Palmeiras, marcou três vezes no estadual e foi titular no nacional da categoria, disputado no Rio Grande do Sul, marcando o gol da vitória sobre o Fluminense na primeira fase.

Negociados também foram o atacante Thauan, titular das primeiras partidas, que também está no Palmeiras, mas com menos oportunidades, e o goleiro Alisson, bastante criticado na cidade. Clube e empresário não chegaram a um acordo e o catarinense de 1,98m foi para o Grêmio, onde é reserva de Fernando Júnior e Matheus.

Dos titulares daquela campanha, permanecem no Décio Vitta o lateral-direito Bruno, o meia Tiago Silva e o atacante Hélerson. Os dois últimos sofreram com contusões e disputaram algumas partidas tanto da Série A-2 quanto da Copa Paulista. O primeiro foi capitão do Tigre no Paulista Sub-20, mas a equipe foi eliminada logo na primeira fase. Tiago Silva, inclusive, é nome certo para brigar por posição na Série A-2 que começa em janeiro. Jean e Iago, atacantes que também fizeram parte do grupo, também continuam treinando em Americana. (Maurício Vargas)

Ficha técnica: Rio Branco-SP 0 x 2 Figueirense

Local: Nicolau Alayon, em São Paulo (SP).
Data: 25/01/2008 (sexta-feira).
Arbitragem: Welton Orlando Wohnrath, auxiliado por Cláudio Roberto da Costa e Reinaldo Rodrigues dos Santos.
Cartões amarelos:Talhetti (Figueirense); Rafael Santos, Alisson (Rio Branco).
Gols: Marcelo, aos 36’/1° tempo, Marquinhos, aos 23’/2° tempo (Figueirense).

Rio Branco
Alisson; Bruno, Rafael Santos, Vander e Denis; Thiago Melo (Joãozinho), Felipe, Danilo e Thiago Silva (Índio); Isaac (Thauam) e Hélerson.
Técnico: Marcos Sartore.

Figueirense
Gustavo; Rafael, Luis Eduardo e William; Júlio, Ricardo, Edson Galvão, Talhetti (Franklin) e Massari; Marcelo (Roberto) e Marquinhos (Jeferson).
Técnico: Rogério Micalle

Nenhum comentário: