segunda-feira, 17 de março de 2008

É pênalti!

Sete pênaltis foram marcados em três jogos neste final de semana.

Os dois do clássico carioca foram bem marcados por Marcelo de Souza Pinto, que apesar de ter ido bem tecnicamente, deixou a desejar na hora de conter os ânimos de um jogo que acabou violento.

Outros dois também foram assinalados no Rio, mas em São Januário. Físicos já demonstraram interesse em analisar o campo magnético do gramado, afinal a gravidade parece atuar de maneira mais intensa na equipe da Colina, especialmente sobre Wagner Diniz: foram doze pênaltis no campeonato estadual e um na Copa do Brasil. Cinco nos últimos três jogos. A atitude exagerada do lateral-direito faz os árbitros duvidarem da existência da falta, e acaba valendo a lei da compensação: muitos pênaltis inexistentes foram marcados, mas outros tantos que deveriam acabaram por não ser assinalados. Dos últimos quatro, teria marcado apenas o primeiro do jogo de ontem. O segundo até falta foi, mas fora da área.

Surpreendente mesmo foi a coragem de Flávio Rodrigues Guerra, apitando três penalidades para o Palmeiras. Confesso que, em clássicos, não me lembro de nada parecido. E mais: a única vez que me recordo de três penalidades na mesma partida foi na fatídica atuação de Palermo pela Argentina, contra a Colômbia, na Copa América de 99 (ele perdeu todos). O Palmeiras converteu todos e, curiosamente, o primeiro pênalti foi o único discutível (ainda que efetivamente tenha sido falta). Talvez fosse ele o terceiro lance, Guerra não teria apitado. Mas vale ressaltar o destempero são-paulino, demonstrado principalmente por Adriano e RIcharlyson, que deveriam ter sido expulsos.

Retratos de um final de semana a 9,15m do gol.

3 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Richarlyson deveria ter sido expulso e suspenso. Deu dois carrinhos criminosos. Nesta temporada, apesar de ter sido convocado para seleção, não está jogando nada.

Anônimo disse...

Vale lembrar que os três pênaltis de Palermo foram um só, que ele cobrou três vezes.

Ontem, no Linha de Passe, lembraram de um clássico recente que teve três pênaltis, do qual também tinha me esquecido: o Brasil 3x1 Argentina, em Belo Horizonte, com os três gols brasileiros feitos de cobranças de penais de Ronaldo.

Flávio Rodrigues Guerra foi muito bem no jogo. Todos os três pênaltis existiram, ele teve coragem de marcar todos. Para mim, o único erro foi a não-expulsão de Richarlyson e de Kléber.

Abraços.

Alexandre Azank disse...

Bacana seu Blog Maurício! Irei relacionar ele ao Opinião FC! E vale lembrar que publicamos posts sobre o mesmo tema e com o mesmo título (É Pênalti!!), o que mostra como a atípica partida entre Palmeiras e São Paulo chamou a atenção!

Quem quiser conferir é só acessar www.opiniaofc.blogspot.com

abraços e sucesso!