sábado, 2 de agosto de 2008

Quem será o campeão do primeiro turno?


A três rodadas do final do primeiro turno, chegamos a 40% do campeonato disputado e é hora de outra análise do Brasileirão 2008. Grêmio, Cruzeiro, Vitória, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo: quem será o campeão do primeiro turno? A história dos pontos corridos mostra que quem termina a primeira perna na frente, acabou campeão. Por isto, a próxima semana pode mostrar a tendência.

Melhores: Grêmio, Vitória, Santos e Sport.
Piores: Náutico, Figueirense e Flamengo.

O Grêmio foi o melhor time das últimas quatro rodadas: o único que não perdeu, acumulando três vitórias (duas fora de casa) e um empate. O tricolor gaúcho aplicou a maior goleada do campeonato no Figueirense em pleno Orlando Scarpelli e assumiu a liderança. Vitória, Santos e Sport fizeram nove de doze pontos possíveis, emplacando três vitórias. O Leão subiu seis posições, a melhor evolução, enquanto o alvinegro praiano continua na zona de rebaixamento, mostrando quão complicada era sua situação.

Já o Flamengo, que perdeu Renato Augusto, Marcinho e Souza, não vence há quatro jogos. Foram apenas dois pontos, retrospecto igual ao do Figueira, goleado por 7 a 1, e melhor apenas que o do Náutico, que somou apenas um ponto, caindo da 9ª para a 15ª posição - a maior queda do período.

A média de gols tem melhorado e chega pela primeira vez à marca de 2,71 (ainda assim, a segunda pior desde 2003). A 14ª teve 35 gols, melhor até agora, graças às goleadas de Grêmio e Botafogo e ao empate em 3 a 3 no clássico carioca. A briga pela artilharia também esquentou: Alex Mineiro e Kléber Pereira, típicos camisa nove, aparecem empatados com dez gols, enquanto Guilherme tem nove e Cleiton Xavier, oito.

Equilíbrio em cima

Comparando com a 16ª rodada do Brasileirão 2007, há mais equilíbrio no topo da tabela - mais times brigam pela ponta. No ano passado, Botafogo e São Paulo polarizavam a disputa com 31 pontos cada, cinco a mais que o Vasco, terceiro colocado. Hoje, se o Grêmio tem campanha melhor, com 32, outras seis equipes aparecem logo abaixo, com o São Paulo fechando o primeiro bloco com 27 pontos.

Em 2007, o equilíbrio estava na parte do meio da tabela: dois pontos separavam o Cruzeiro, 6º, do Sport, 14º. Hoje, já há um bloco intermediário (Sport, 7º, 24 a Figueireinse, 11º, 21) e um inferior, que começa no Vasco e vai até o Goiás. O potencial dessas equipes tem sido demonstrada dentro de campo e, além de Santos e Fluminense, é difícil dizer que algum outro irá subir muito.

16ª rodada - Números 2007 vs. 2008:

Melhor ataque
2007: Botafogo (35 gols)
2008: Vasco (30)

Melhor defesa
2007: São Paulo (7)
2008: Grêmio (12)

Pior ataque
2007: América-RN e Grêmio (14)
2008: Atlético-PR (15)

Pior defesa
2007: América-RN (32)
2008: Portuguesa (32)

Seleção da 16ª rodada:

Wilson (FIG): Sem culpa no gol de Hugo, fez duas defesas providenciais à queima-roupa.

Wagner Diniz (VAS): Melhor partida no ano. Dois gols e uma assistência.
Fernando Eller (SAN): Bem demais na marcação, roubou várias bolas.
Marcelo (SAN): Não se confundiu com o posicionamento e foi perfeito na antecipação aos atacantes colorados.
Leandro (PAL): Sempre presente no ataque, foi bem nos cruzamentos e levou Jaílton à loucura.

Túlio (BOT): Fez dois belos gols, dando a vitória ao Botafogo.
Sandro Silva (PAL): Bem na cobertura e ainda teve tempo para fazer o gol da vitória.
Marquinhos (VIT): Um gol e uma assistência. O melhor jogador do campeonato até aqui.
Wagner (CRU): Mais um gol, agora mostrando muito entrosamento com Guilherme.

Jonas (POR): Muita vontade, foi recompensado com dois golaços de fora da área.
Guilherme (CRU): Dois gols e uma assistência. Voltou a jogar bem.

Técnico: Cuca (SAN): Escalou a equipe com três zagueiros e conseguiu uma impensável e importantíssima vitória no Beira-Rio.

4 comentários:

Jogo Aberto disse...

pra mim quem vai ser campeao do
1ºturno, sera o gremio.
tem um grande equipe

abraços
léokope

Anônimo disse...

Grêmio.

Felipe Simi disse...

Maurício,

Na minha opinião, quem vai levar o 1° turno é o Cruzeiro. Mas, desta vez - e só desta vez - acho pouco provável que o campeão do 2° turno - ou seja, do campeonato - seja o mesmo que o do 1°. Isso por conta do equililíbrio entre as equipes. Estão todas niveladas por baixo. Nosso futebol está fraco, fraco...

Um grande abraço,

www.esportejornalismo.blogspot.com

Felipe Simi disse...

Maurício,

Na minha opinião, quem vai levar o 1° turno é o Cruzeiro. Mas, desta vez - e só desta vez - acho pouco provável que o campeão do 2° turno - ou seja, do campeonato - seja o mesmo que o do 1°. Isso por conta do equililíbrio entre as equipes. Estão todas niveladas por baixo. Nosso futebol está fraco, fraco...

Um grande abraço,

www.esportejornalismo.blogspot.com