sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O artilheiro da Europa



Cristiano Ronaldo? Messi? Ibrahimovic? Fernando Torres? Anelka? Não, nenhum destes.

O artilheiro da Europa neste início de temporada é Marc Janko, austríaco de 25 anos que defende desde 2005 o Red Bull Salzburg. O desconhecido atacante alcançou neste meio de semana a incrível marca de 22 gols em 17 rodadas da Bundesliga (foram doze nos últimos quatro jogos). A média é de 1,29 gols por jogo, já que Janko na verdade disputou 16 partidas - ficou de fora apenas da vitória sobre o Altach, time de Zé Elias, na terceira rodada. Detalhe: apenas dois gols foi de pênalti.

Os números deste vienense impressionam. Nos 16 jogos em que atuou, marcou quatro gols em duas oportunidades e três em outras três. Quando entrou em campo, Janko só não balançou as redes seis vezes. E apesar de seus 1,95m, não foram apenas gols de cabeça. Arrancadas, chutes de longa distância, voleios, rebotes. Janko marca de qualquer jeito. E já fez quatro a mais que se companheiro de equipe, o veterano Alexander Zickler, marcou em 2007/08, quando terminou na artilharia com 16.

Seus 22 gols respondem por 48% dos 45 tentos marcados pelo Red Bull, líder do campeonato, até aqui.

Somadas três partidas pela seleção austríaca nas Eliminatórias para a Copa de 2010, mais dois gols entram na conta - um deles na surpreendente vitória por 3 a 1 sobre a França, na estréia. Com mais uma partida contra o Sevilla pela Copa da Uefa, o total de Janko na temporada até aqui são 24 gols em 20 jogos - média de 1,2. Perto dele, o bósnio Vedad Ibisevic tem 13 gols marcados em 12 rodadas da Bundesliga alemã. Os números são melhores até do que no Campeonato Russo, onde Vágner Love marcou 17 em 28 rodadas.

Não à toa, clubes de centros europeus maiores já o assediam. Até o momento, já ligaram para Salzburg querendo saber o preço do jogador Tottenham, Sunderland, Hull City, Middlesbrough, Roma, Everton, La Corunã, Racing Santander, Celtic e Hertha Berlim. A resposta foi animadora: Janko tem contrato até 2011 e a multa está estipulada em 2,5 milhões de euros, mas como ele já cumpriu três anos de contrato, pode sair por um valor bem menor, equivalente aos salários que teria de receber até o fim do vínculo.

Com clubes grandes como Chelsea, Barcelona e Real Madrid precisando de centro-avantes para compor o elenco, não será difícil vê-lo mudando de ares já no meio do ano. Pode ser que, inicialmente, para equipes de menor expressão, afinal o campeonato austríaco não é lá dos mais fortes. Mas números como estes não podem ser desprezados.

Confira os gols de Janko jogo-a-jogo pela Bundesliga austríaca:

Red Bull Salzburg 6x0 Mattersburg (3)
Rapid Vienna 2x2 Red Bull Salzburg (2)
Red Bull Salzburg 1x0 LASK Linz (1)
Austria Vienna 3x2 Red Bull Salzburg (1)
Sturm Graz 2x2 Red Bull Salzburg (1)
Red Bull Salzburg 3x1 Sturm Graz (2)
SCR Altach 3x4 Red Bull Salzburg (4)
Red Bull Salzburg 7x3 SV Kapfenberg (4)
Red Bull Salzburg 5x1 Austria Vienna (3)
SV Ried 2x2 Red Bull Salzburg (2)

Saiba mais sobre o futebol austríaco na coluna Futebol Alpino da Trivela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marc Janko?

Red Bull???

Tô bem por fora do Campeonato Alemão, hein.