quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2008 em números

758

É o número de vezes que Sir Bobby Charlton vestiu a camisa do Manchester United, entre 1954 e 1973. O lendário jogador estava nas tribunas do Old Trafford quando Ryan Giggs igualou esta marca. A cereja do bolo foi o gol marcado por Giggs, que lhe garantiu o décimo título da Premier League, e o troféu da temporada 2007/08 para os Red Devils.

130

O número de jogos de Edwin Van der Sar pela seleção holandesa. A marca foi alcançada em 10 de novembro, em partida contra a Noruega pelas Eliminatórias para a Copa de 2010. O goleiro de 38 anos tornou-se não só o jogador mais velho a defender a Laranja, mas também o terceiro goleiro que mais vezes atuou por uma seleção, empatando o número do mexicano Jorge Campos.

83

Soma total de gols marcados por Rogério Ceni, em 839 jogos pelo São Paulo, ao longo de 18 anos de carreira no Tricolor. O maior goleiro artilheiro da história foi mais uma vez peça importantíssima na conquista do hexacampeonato brasileiro.

71

É o tempo, em anos, que se passou até que Alexander Frei se tornasse o maior artilheiro da história da seleção suíça. A marca de 37 gols foi alcançada ao fazer dois no amistoso ante Liechtenstein, em maio - vitória por 3 a 0. O atacante do Borussia Dortmund bateu assim o feito de Xam Abegglen, que entre 1922 e 1937 havia anotado 34 vezes.

59

Há exatos 59 anos, o Al Ahly conquistava seu primeiro título egípcio. Agora, alcançou seu quarto triunfo em seqüência e o 33º no total. Além disso, levantaram mais uma vez a Liga Africana e já possuem três vezes mais troféus nacionais que seu maior rival, o Zamalek.

48

É o tempo que se passou desde a primeira edição da Copa Libertadores. Em 2008, pela primeira vez na história, um time equatoriano levantou a taça: a LDU surpreendeu, bateu o Fluminense nos pênaltis e se tornou apenas o terceiro time de fora de Brasil ou Argentina a ser campeão nos últimos 17 anos.

44

Quarenta e quatro anos durou o jejum de títulos da Espanha. Ao conquistar a Euro 2008 de maneira convincente e terminar o ano liderando o Ranking da Fifa com larga vantagem e incrível série invicta, a Fúria acabou com a pecha de amarelona e recebeu o status de melhor seleção do planeta no momento.

31

O número de jogos que durou a invencibilidade do Standard Liége, que com isso levantou seu primeiro título belga em 25 anos. O grito de campeão foi solto no dia 20 de abril, com uma vitória de 2 a 0 sobre o Anderlecht.

23

O número de títulos conquistados por dois gigantes: Sir Alex Ferguson, no comando do Manchester United há vinte anos, e Oliver Kahn, o melhor goleiro alemão de todos os tempos, que se aposentou do Bayern de Munique e do futebol em 17 de maio.

18

Há exatos 18 anos, o Hoffenheim era um time amador que disputava a oitava divisão alemã. Agora, são a sensação do futebol europeu e terminaram o primeiro turno da Bundesliga na ponta - a primeira vez que um time vindo da segunda divisão consegue tal feito.

14

Faltam 14 gols para que Raúl ultrapasse a lenda Alfredo Di Stefano no número de gols marcados na Liga Espanhola. Di Stefano tem 227, e o maior artilheiro de todos os tempos, Telmo Zarra, 237. Raúl já é o maior artilheiro da história da Uefa Champions League.

8

Se o Hoffenheim subiu rapidamente, o Hull City precisou de oito anos para sair da última divisão do futebol inglês até a primeira. Os tigres, que completaram 104 anos de fundação em 2008, estão fazendo uma grande temporada, aparecendo na sexta posição, logo atrás do Arsenal.

É com estes números que o blog deseja a todos um feliz 2009, cheio de gols, pontos, cestas, aces, touchdowns, home runs, pole positions e tudo de melhor que pode existir!

3 comentários:

Anônimo disse...

Números muito interessantes. Espero que Raúl consiga superar todos os recordes possíveis.

Muito bom, o blog. Bem legal mesmo. Parabéns!

Everton Domingues disse...

Feliz 2009, Mauricio!
Parabéns pelo trabalho!!!!
Desejos a ti, assim como todos os seus amigos e leitores um ano novo com muito esporte de qualidade. Quando puder visite o Beijing Olímpica que continua postando textos. Ah, criei agora tb o Vancouver Olímpica com assuntos relativos aos esportes de inverno já mirando Vancouver'2010. Blogs que faço com muita paixão!
Gde. abraço!

Everton Domingues
www.beijingolimpica.blogspot.com e www.vancouverolimpica.blogspot.com

PAULO KRAIDE PIEDADE (PAULOFILÉ) disse...

Maurício

Um 2009 de muito sucesso!!!
Muita paz, dinheiro no bolso e amor é claro, que, ninguém é de ferro... rsrsrs ("teremos doces" este ano? Pare de "enganar a moça" que o pai é bravo heim? Brincadeiras à parte, torço por vcs...)

Abs

PAULOFILÉ