quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dilema de Tostines


Luís Fabiano é o artilheiro da seleção brasileira nas Eliminatórias. Dos 19 gols, marcou seis, em oito jogos. Números sólidos, que o garantem na Copa de 2010, seguindo o critério de Dunga - se é que ele o tem.

O 4-2-3-1 é talvez o sistema da moda hoje, e é assim que tem jogado o Brasil do contra-ataque. Os resultados vêm contra equipes que atacam e enfrentam - foi assim contra Chile e Venezuela fora de casa, Portugal e Itália nos amistosos. A retranca peruana só não funcionou porque o time é, de fato, muito fraco.

Acontece que são poucos os loucos que atacam o Brasil. Portugal e Itália, mesmo, nunca o fariam num jogo de Copa. Talvez só a Argentina encare de igual para igual a seleção, não importa quão bem ela esteja.

Por tudo isso, cabe a pergunta: será que este é o melhor esquema para se jogar? Quando os adversários se fecham, é melhor ter apenas uma referência na área e um mico de circo do lado esquerdo ou dois atacantes brigadores, que enfrentam a zaga, se movimentam e criam espaços?

Por tudo o que Pato tem feito e Robinho não tem, caberia estudar uma mudança.

Porque o dilema que paira sobre Luís Fabiano é: ele é o atacante titular da seleção porque faz os gols ou faz os gols porque é o ÚNICO atacante da seleção?

Botero, da Bolívia, é o artilheiro.

Talvez esteja aí uma pista.

4 comentários:

Rafael Zito disse...

Olá Mauricio,

realmente o 4-2-3-1 é o esquema do momento, q surgiu na Europa e q tem o corinthians como um dos times q o utilizam aki no brasil... A seleção tenta jogar neste esquema, mas, Dunga nao sabe nem posicionar seus jogadores.

Um abraço e aproveito pra convida-lo a participar da discussao q a equipe do Jornalismo Esportivo escolheu pra essa semana no quadro "OPINIÃO". Quem ficará com a última vaga do Paulistão?
www.esportejornalismo.blogspot.com

Nyelder Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nyelder Rodrigues disse...

Quando a linha de três armadores joga mais próxima dele, e a bola chega em condições decentes, ele faz.

Luís Fabiano é um ótimo finalizador. Porém, é praticamente nulo na articulação das jogadas.

Sou da turma que ainda procura um novo camisa 9, afinal, cresci assistindo Ronaldo jogar.

Sérgio Oliveira disse...

para mim dunga poderia voltar as atenções pra dentro do país e esuqcer um pouco a europa. temos keirrison, nilmar, washington e kleber pereira ai babando por essa vaga do luis fabiano.

na minha opinião os 4 merecem uma chance faz tempo