terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Oitavas de final da UCL: curiosidades de Lyon x Real Madri e Copenhagen x Chelsea



Lyon x Real Madrid

Lyon e Real Madrid se enfrentam na partida de ida das oitavas de final da UEFA Champions League. Enquanto os franceses tentam repetir a proeza da temporada passada, quando eliminaram os espanhóis exatamente nesta fase, o time de José Mourinho quer acabar com a sina que perdura já há alguns anos de cair sempre no primeiro mata-mata.

• A temporada passada foi especial para o Lyon, que após eliminar o Real Madrid chegou às semi-finais, sua melhor participação até hoje. O Real foi derrotado nas três vezes em que pôs os pés no Gerland, mas com José Mourinho à frente, espera conseguir um resultado diferente que ajude a equipe a atingir as quartas-de-final da competição pela primeira vez desde 2003/04.

• Mourinho, por sua vez, levou a melhor sobre o Lyon na temporada em que conduziu o Porto ao título da UCL, em 2002. Com a melhor campanha da fase de grupos entre todos os classificados (foram cinco vitórias e um empate, e 16 pontos somados), os merengues chegam como favoritos.

Encontros anteriores
• Os dois clubes mediram forças pela primeira vez na fase de grupos da UEFA Champions League em 2005/06, com vitória do Lyon na França por 3 a 0 (gols de John Carew, Juninho Pernambucano e Sylvain Wiltord). Na Espanha, empate em 1 a 1 (Carew e Guti anotaram).

• O Lyon voltou a se dar bem quando as equipes se encontraram na mesma fase de grupos da temporada seguinte. Com gols de Fred e Tiago, vitória por 2 a 0 em casa, e novo empate em madri, desta vez por 2 a 2 (Diarra, que havia se transferido do Lyon para o Real, marcou e ajudou os espanhóis, que perdiam por 2 a 0).

• Finalmente, nas oitavas de final da temporada passada, um gol solitário de Jean Makoun aos 47 minutos valeu a vitória ao Lyon no jogo de ida e, embora Cristiano Ronaldo tenha aberto o placar no Bernabéu logo aos seis minutos na volta, Miralem Pjanić empatou aos 30 da segunda etapa, carimbando o passaporte para a fase seguinte.

Retrospecto
• O Lyon atravessa uma excelente sequência de resultados em jogos em casa na UEFA Champions League, com sete vitórias e apenas uma derrota nos últimos 11 jogos. O único revés foi doíso: 3 a0 para o Bayern de Munique, no jogo de volta da semifinal, na temporada passada.

• Esta será a quarta vez que o Lyon enfrenta equipes espanholas nas oitavas-de-final da UEFA Champions League: foi eliminado pelo Barcelona em 2008/09, mas bateu a Real Sociedad em 2003/04.

• No total, o Lyon tem quatro vitórias, dois empates e duas derrotas contra equipes espanholas nesta fase da UCL.

• Fora de casa, contra franceses, o Real Madrid tem quatro vitórias, um empate e seis derrotas.

• O Real já sentiu o sabor de derrotar times franceses nesta temporada da UCL: venceu o Auxerre dentro e fora de casa, na fase de grupos.

• Entretanto, os espanhois foram eliminados nas quatro últimas vezes que enfrentaram equipes francesas no mata-mata de competições europeias: além do Lyon no ano passado, o Monaco nas quartas de 2003/04; e, antes disso, duas derrotas seguidas para o PSG nas quartas de final: na Copa da UEFA de 1992/93 e na antiga Copa dos Vencedores das Copas de 1993/94.

• Se serve de consolo, o Real conquistou o primeiro dos seus nove títulos da UCL frente aos franceses do Stade de Reims, em 1955/56.

Curiosidades
• Como treinador do Porto, José Mourinho bateu o Lyon nas quartas-de-final da UEFA Champions League em 2003/04, num mata-mata em que o português Ricardo Carvalho, atual jogador do Real Madri, defendia os "dragões". Antes disso, os comandados do português já tinham batido o Olympique de Marseille na fase de grupos e acabaram por derrotar o Monaco por 3 a 0 na final. Ao todo, Mourinho venceu oito e perdeu apenas um dos onze jogos em que teve contra franceses.

• A visita do Real a Lyon marca o retorno de Karim Benzema ao Stade Gerland pela segunda vez desde que o atacante francês se mudou para Madrid, em 2009, por 35 milhões de euros. Artilheiro da Ligue 1 2007/08 com 20 gols, Benzema disputou 112 jogos na primeira divisão francesa ao longo das cinco temporadas em que representou o Lyon e assinou 43 gols, conquistando quatro títulos.

• Kaká defendia o Milan quando a equipe italiana bateu o Lyon nas quartas de final da UEFA Champions League 2005/06, enquanto Cristiano Ronaldo marcou o único gol da partida em que o Manchester United FC derrotou o Lyon, em casa, nas oitavas-de-final da edição 2007/08.

• Sami Khedira estava em campo defendendo o Stuttgart quando os alemães foram derrotados, em casa e fora, pelo Lyon na fase de grupos da edição de 2007/08.


Copenhagen x Chelsea


Após ser eliminado precocemente nas oitavas de final na temporada passada para a futuro campeã Internazionale, o Chelsea foi presenteado com um adversário muito menos complicado desta vez: o Copenhagen, que quer seguir surpreendendo na Uefa Champions League.

• O campeão dinamarquês nunca tinha chegado a esta fase, enquanto o time de Londres chega pelo oitavo ano consecutivo. O Chelsea conseguiu atingir a semifinal em cinco das últimas sete temporadas e a uma decisão, mas em 2009/10 perdeu as duas para a Inter do seu ex-técnico José Mourinho.

Encontros anteriores
• Os times só se enfrentaram uma vez em competições europeias: foi na segunda fase eliminatória da antiga Copa dos Vencedores das Copas de 1998/99, em que o Chelsea venceu o decisivo encontro de volta, fora de casa, graças a um gol de Brian Laudrup. Foi o único tento do atacante dinamarquês pelos Blues, anotado no último jogo de sua breve passagem pelo Stamford Bridge antes de retornar ao seu país em 1999.

• A partida de ida daquele confronto terminou empatada em 1 a 1, com Marcel Desailly empatando o jogo para os ingleses a um minuto do final. Bjarne Goldbæk havia aberto o placar oito minutos antes. Aquela atuação rendeu a ele um contrato com o Chelsea, onde marcou cinco gols em 29 jogos na Premier League, antes de sair para o Fulham em 2000.

Retrospecto
• O Chelsea jamais enfrentou outras equipes dinamarquesas em competições européias. Enquanto isso, o Copenhagen conseguiu uma vitória, um empate e duas derrotas nos quatro jogos contra ingleses: bateu o Manchester United por 1 a 0 em casa na fase de grupos da UCL 2006/07 e empatou por 2 a 2 com o Manchester City na segunda fase da Copa da UEFA 2008/09; como visitante, perdeu por 3 a 0 no reduto no Old Trafford e por 2 a 1 no City of Manchester.

• A campanha do Copenhagen na fase de grupos desta temporada mudou radicalmente em relação à participação anterior: enquanto em 2006/07 ficou no último lugar, desta vez o campeão dinamarquês começou bem, vencendo o Rubin Kazan em casa por 1 a 0 e o Panathinaikos fora de casa por 2 a 0.

• O Copenhagen não perde em casa há cinco jogos por competições europeias, desde que foi batido por 3 a 2 pelo Olympique de Marseille no primeiro mata-mata da Europa League da temporada passada. Na série atual, foram quatro vitórias e um empate.

• Já o Chelsea por pouco não foi o quinto clube a vencer os seis jogos da fase de grupos da UCL: na última rodada, perdeu por 1 a 0 em Marselha e perdeu a oportunidade de ficar com a melhor campanha.

• Após a goleada por 4 a 1 fora de casa sobre o Žilina na estreia, os Blues venceram o Spartak Moscou por 2 a 0 também como visitantes. Os londrinos ganharam os três jogos em Stamford Bridge, terminando como vencedores do grupo pela sexta vez em oito temporadas.

• A eliminação para a Internazionale na temporada passada marcou a terceira vez consecutiva em que o Chelsea foi eliminado pelo futuro campeão da Uefa Champions League.

Curiosidades
• Atualmente no Copenhagen, Jesper Grønkjær defendeu o Chelsea entre 2000 e 2004, marcando um dos gols na derrota para o Monaco nas semifinais da UCL 2003/04. O dinamarquês fez sete gols em 87 jogos na Premier League.

• Grønkjær e Ashley Cole enfrentaram-se nas oitavas de final da Copa de 2002, quando a Inglaterra venceu a Dinamarca por 3-0 em Niigata.

• Hoje rivais, Zdeněk Pospěch e Petr Čech são colegas na seleção da República Tcheca.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá!
visite nosso blog:
www.curiosidadescuriosassa.blogspot.com
recomende aos seus amigos.
uma visita semanal é sempre bom!