terça-feira, 25 de março de 2008

Cem, dez, zero

Ficam hoje os parabéns ao Galo pelo centenário. O Atlético que, dos grandes, é o que há mais tempo não conquista títulos de expressão. Quando dirigentes brigam em pleno dia de comemorações, entende-se melhor porquê. Contratações como as de Marques e Petkovic colocam ainda mais dúvida no sucesso da equipe, que após a queda à série B parecia ter entendido que a resposta está na base. Que os próximos cem anos sejam melhor que os últimos dez.

Vale também a lembrança dos dez anos da Lei Pelé, que não é tão culpada pela situação atual dos clubes brasileiros como se quer fazer crer. Falta profissionalismo para romper com estruturas deficitárias e inchadas, acabar com vícios administrativos e pensar no clube mais como uma marca - afinal o futebol-negócio de hoje demanda muito mais marketing, já que o que manda é o dinheiro. Só assim os clubes terão como brigar com os gringos pela permanência dos jogadores. Em tempo: como essa mudança de mentalidade é um processo demorado, são necessárias e bem-vindas as revisões que a lei deverá sofrer. Medidas protecionistas são tomadas na Europa - por que aqui não?

Finalmente, promete marcar ainda mais, por mexer com a segunda maior torcida do país, as decisões da reunião de ontem do Conselho corintiano. Não só os sócios com mais de cinco anos poderão votar para presidente do clube, como também foi vetada a reeleição - prática já adotada no São Paulo e fundamental para a transparência e sucesso dos trabalhos. É um marco zero para o Corinthians, há muito envolto em espessas nuvens no que tange sua administração.

3 comentários:

Pâm Cristina LF* disse...

Ola tudo bem com vc??
blog maneiro por demais....

Realmente parabéns ao Atletico..
E a lei pelé um uma #@###-

quando puder passa lah no meu

Beijossss

Bruno Muniz disse...

E ai Mauricio,
meu nome é Bruno, encontrei seu blog na net e como sou estudante e estagiário de jornalismo resolvi dá uma olhada. Gostei muito do seu blog, os textos são bem escritos e bem elaborados. Linkei o seu blog, linka o meu ai tb...Abração

Arthur Virgílio disse...

O Corinthians precisou cair do cavalo (série B) para acordar e enxergar que o futebol hoje é profissional e deixou de ser órgãos comandados por oligarquias.

Sinceramente acho que Petkovic pode dar certo no Atlético Mineiro. Mas, repito, não passa de palpite.