A mina de ouro para os clubes brasileiros é a TV. São as transmissões que pagam contratações, salários e quase tudo que envolve o futebol brasileiro. No momento em que se discute a venda dos direitos para 2009, 2010 e 2011, vale lembrar que o segredo não é diversificar os canais que irão transmitir o campeonato, mas sim diversificar os pacotes negociados. Na Europa, cada país negocia de um jeito: pacotes completos, pacotes separados...depende do que a pesquisa de mercado aponta como mais viável.
No Brasil, a TV aberta corresponde a uma fatia ainda grande do faturamento, pois a venda de PPV ainda não se compara aos europeus. Mais de uma emissora transmitindo significaria, a princípio, mais dinheiro entrando, mas é a lei da oferta e da procura: mais gente comprando muito do mesmo produto, o preço abaixa. É por isso que a exclusividade aumenta os valores.
Falta oferecer ao torcedor o que ele quer: pacotes individuais de clubes. Se alguem quiser comprar o campeonato todo, paga um valor. Mas se quiser comprar os jogos só do seu time, paga outro. Isso agrega receita, porque o valor vai ser menor e as vendas vão aumentar. Existem até pacotes só para os jogos fora de casa, para aquele torcedor que não perde uma partida do seu time no estádio.
E mais: foi até bom para os clubes a desistência da Record, que recentemente vinha fazendo propostas astronômicas que seriam extremamente prejudiciais: criaria-se uma bolha de investimentos, afinal quem paga a conta da TV são os patrocinadores. Uma hora eles não iriam aguentar, porque ficaria muito caro anunciar no futebol, tornando-se inviável. Assim, as propostas despencariam de um dia para o outro e os clubes, já apertados com o orçamento atual, teriam que se virarm com cotas minúsculas de TV.
No Brasil, a TV aberta corresponde a uma fatia ainda grande do faturamento, pois a venda de PPV ainda não se compara aos europeus. Mais de uma emissora transmitindo significaria, a princípio, mais dinheiro entrando, mas é a lei da oferta e da procura: mais gente comprando muito do mesmo produto, o preço abaixa. É por isso que a exclusividade aumenta os valores.
Falta oferecer ao torcedor o que ele quer: pacotes individuais de clubes. Se alguem quiser comprar o campeonato todo, paga um valor. Mas se quiser comprar os jogos só do seu time, paga outro. Isso agrega receita, porque o valor vai ser menor e as vendas vão aumentar. Existem até pacotes só para os jogos fora de casa, para aquele torcedor que não perde uma partida do seu time no estádio.
E mais: foi até bom para os clubes a desistência da Record, que recentemente vinha fazendo propostas astronômicas que seriam extremamente prejudiciais: criaria-se uma bolha de investimentos, afinal quem paga a conta da TV são os patrocinadores. Uma hora eles não iriam aguentar, porque ficaria muito caro anunciar no futebol, tornando-se inviável. Assim, as propostas despencariam de um dia para o outro e os clubes, já apertados com o orçamento atual, teriam que se virarm com cotas minúsculas de TV.
3 comentários:
É por aí mesmo, Maurício. Post curioso. A exposição de jogos de futebol na TV aberta é tão valiosa que dá para entender por que há tantos anúncios publicitários nos campos, durante as transmissões e nos intervalos.
Um abraço!
WWW.ESPORTEJORNALISMO.BLOGSPOT.COM
O Brasil tem que copiar um monte de coisas da Europa. Pode incluir mais esse item na lista: Reforma do "pague-para-ver".
Essas idéias são ótimas, assim com certeza a venda de pacotes aumentaria.
Abração Maurício
Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
SAIBA TUDO SOBRE O MAIOR DE MINAS no Site
SAIBA TUDO SOBRE O MAIOR DE MINAS no Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE
Postar um comentário