terça-feira, 8 de abril de 2008

As semifinais do Paulista


Não surpreende a classificação de Guará e Ponte para as semifinais do Campeonato Paulista. Não digo isso pelas campanhas, claramente merecedoras, mas pelo que é sempre esperado por torcedores e boa parte da imprens: a classificação dos quatro grandes.

De fato, há oito anos os quatro não se classificam para as semifinais. A última vez foi em 2000, quando Santos e São Paulo decidiram o campeonato após eliminarem, respectivamente, Palmeiras e Corinthians (o São Paulo foi campeão). Um ano antes, curiosamente, a final foi exatamente contrária: o Corinthians venceu o Palmeiras, após eliminarem São Paulo e Santos.

Ainda na década de 90, em 98 a Portuguesa tirou o Santos da semi para ser garfada por Castrilli. De 90 a 97, não houve semifinais em mata-mata.

Já na década atual, sem considerar os anos de 2002, em que os grandes disputaram a Liga Rio-São Paulo, e 2005 e 2006, quando o Paulistão foi disputado por pontos corridos, as outras três edições também apresentaram azarões na semifinal.

Em 2001, a situação foi idêntica a deste ano: uma semifinal entre grandes e outra entre pequenos. Curioso que os grandes envolvidos eram exatamente os eliminados de hoje, Santos e Corinthians. A Ponte apareceu de novo, mas contra o Botafogo de Ribeirão.

Em 2003, a intrusa foi a Portuguesa Santista de Souza, Rico e Adriano, que perdeu na semi para o São Paulo. Só o Santos ficou de fora. E em 2004, na final caipira, Palmeiras e Santos foram eliminados por Paulista e São Caetano.

Confira quem ficou de fora nos últimos anos em que houve semifinal:

2008 - Corinthians e Santos
2007 - Corinthians e Palmeiras
2004 - Corinthians e São Paulo
2003 - Santos
2001 - Palmeiras e São Paulo
1998 - Santos

Corinthians e Santos ficaram de fora três vezes, São Paulo e Palmeiras duas.

3 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Talvez por isso o campeonato paulista é um dos mais respeitados do Brasil, já que os campeões mudam constantemente, algo que aqui em Santa Catarina também acontece.

Agora se fizermos o mesmo histórico em outros estados, como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul vamos ver que dificilmente o caneco escapa dos grandes.

Gerson Sicca disse...

Jogo minhas fichas no Palmeiras, q está confiante e mostrando bom futebol.
Maurício, estou fazendo uma campanha para obter votos para o texto que apresentei para entrar no livro do centenário do INter. Maiores informações estão lá no blog. Ficaria feliz com o teu voto.
Abraço

Anônimo disse...

Vai dar Palmeiras, tem mais time, é mais organizado e tem um tecnico acima dos outros. Vai começar a Bola de Cristal no Pitacos gostaria que vc tb participasse, passe por lá e veja as regras e cadastre sua equipe!Abração