sexta-feira, 25 de abril de 2008

Copa Libertadores: Confrontos das oitavas


Definidos os confrontos das oitavas-de-final da Libertadores, é hora de uma breve análise dos duelos. Vamos a eles, e opine você também.

Fluminense x Atlético Nacional-COL

Apesar de ser o dono da melhor campanha da primeira fase, o Flu não chega às oitavas no melhor momento da temporada. A derrota para o Botafogo na final da Taça Rio colocou em dúvida a verdadeira capacidade da equipe. Caso Dodô possa jogar, a coisa muda. Apesar da campanha, o time colombiano não é de fato o pior entre os 16 classificados. Mostrou isso dando muito trabalho ao São Paulo nos dois jogos. Uma derrota por 2 a 0, por exemplo, pode acabar cedo demais com as pretensões do Tricolor.
Palpite: Fluminense

Flamengo x América-MEX

Seria mais fácil se o Fla não estivesse envolvido na final do Campeonato Carioca. No ano passado, o time viajou ao Uruguai com a cabeça no Rio e acabou eliminado. Talvez seja a hora de priorizar a competição continental, que afinal vale muito mais. O América é perigoso, mas sempre é difícil saber o quanto os mexicanos estão realmente focados na Libertadores. A despedida de Joel pode ser uma grande motivação para que os jogadores dêem o sangue.
Palpite: Flamengo

River Plate x San Lorenzo

Único duelo nacional das oitavas. O San Lorenzo vem motivado pela comemoração do centenário e conta com a experiência de Ramón Díaz, técnico do River Plate na última conquista continental das Gallinas, e com a habilidade de Andrés D'Alessandro. O River, por sua vez, aposta no melhor ataque da primeira fase (14 gols) e no vice-artilheiro da competição, Sebastian Abreu.
Palpite: San Lorenzo

Atlas x Lanús

O Atlas pode ser considerado uma pequena surpresa, já que o Colo Colo era apontado como favorito à outra vaga no grupo do Boca. O atacante Bruno Marioni, ex-Boca, tem surpreendido com suas boas atuações e o time é de muita pegada: foi o que mais cartões levou na primeira fase. E por falar em pegada, o Lanús é, dos argentinos, a equipe com mais cara de copeira desta edição. É um time que morde bastante na marcação, com jogadores como Pelletieri, Fritzler. Deve dar muito trabalho ainda.
Palpite: Lanús

Cruzeiro x Boca Juniors

Uma pena que este cruzamento aconteça tão cedo. Mas a culpa é inteiramente do Cruzeiro (ou da altitude?), que perdeu a melhor campanha da 1ª fase graças à inexplicável goleada para o Potosí. O time também está na final do estadual, e talvez querer ganhar tudo pode significar não ganhar nada. Qualidade, o time tem e pega um Boca que se faz de morto: sua melhor característica.
Palpite: Boca (sempre!).

Estudiantes x LDU

Pouca gente dá atenção para o Estudiantes, mas este é, a meu ver, o melhor time da competição até aqui. Possui uma chave mais fácil e conta com a experiência de Verón e muita garra, no melhor estilo argentino. A LDU acaba sendo uma surpresa, pois o esperado era que o Libertad avançasse. Duelo menos equilibrado, ao meu ver.
Palpite: Estudiantes

Cúcuta x Santos

Único duelo que repete a primeira fase e jogo muito interessante devido à imprevisibilidade dos dois times: o Cúcuta começou muito mal e melhorou sensivelmente, vencendo o grupo. Possui uma defesa sólida, mas é tão inconstante quanto o Santos, que se continua invencível na Vila, longe dela é muito vulnerável. Mas dá pra passar, coisa que há pouco tempo não se imaginaria.
Palpite: Santos

São Paulo x Nacional-URU

Dizem os torcedores são-paulinos que agora é que começa de verdade a Libertadores. Mas nunca foi tão difícil chegar até aqui. Os problemas do São Paulo são mais do que conhecidos, assim como a solução: se Adriano ainda quer ser um grande jogador, esta é sua última chance. Time mordido contra um adversário complicadíssimo, que pressiona demais em casa e morde muito. Jogo complicado lá.
Palpite: São Paulo

Seguindo meus palpites, as quartas ficariam assim (o da esquerda decidindo em casa):

Fluminense x São Paulo
Boca Juniors x Lanús
Flamengo x Santos
Estudiantes x San Lorenzo

O que significa, pelo regulamento da Conmebol, que teríamos uma semifinal brasileira e uma argentina, e uma final entre brasileiros e argentinos.

E você, o que acha?

3 comentários:

Anônimo disse...

Mauricio concordo com todos seus palpites só acho que no jogo do Cruzeiro não podemos dar certeza de nada, creio eu que a Rapoza irá surpreender!Abração

Denis Barbosa Cacique disse...

Caro Maurício, se me permite, tentarei ir além:

Fluminense x São Paulo
Boca Juniors x Lanús
Flamengo x Santos
Estudiantes x San Lorenzo

>>>

São Paulo x Flamengo
Boca x Estudiantes

>>>

Boca x São Paulo

>>>

Boca!!

Anônimo disse...

Pena que não vi antes este post para dar minha opinião mais cedo e não parecer que estou opinando somente após as partidas de ida...

Porém, desde a definição das oitavas, minhas apostas sempre foram em Fluminense, Flamengo, São Paulo, Santos, Cruzeiro, River Plate, Estudiantes e Atlas.

Abraços.