sexta-feira, 18 de julho de 2008

Brasileirão - 30%

Passadas doze rodadas, é hora de mais uma análise do Campeonato Brasileiro 2008. Ao final do post, a seleção da rodada.

Melhores: Figueirense e Internacional
Piores: Ipatinga, Santos e Atlético-MG

Figueirense e Internacional foram as equipes que mais evoluíram desde a última análise do Campeonato Brasileiro, a quatro rodadas. Ambas somaram dez pontos, acumulando três vitórias e um empate: o Figueira venceu duas em casa e, fora, empatou com o Palmeiras e venceu o Ipatinga. Já o Colorado fez valer a boa seqüência em casa e venceu as três no Beira-Rio, empatando com o Atlético-PR na Arena. Por tudo isso, o alvinegro subiu da 13ª para a 7ª colocação, enquanto o Inter foi de 14° para 8°. Manter a ascensão é o desafio de ambos.

Por outro lado, quem menos pontuou no período foram Ipatinga, Santos e Atlético-MG: todos marcaram apenas dois pontos, empatando dois jogos e perdendo duas vezes. Até por isso, o Ipatinga é o lanterna com 7 pontos e o Santos (time que não vence há mais tempo, desde a segunda rodada), o vice-lanterna, com 8. O Galo, que acumula incríveis seis empates em doze rodadas, é o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Classificação em foco

Após abrir cinco pontos, o Flamengo voltou a ter dois de vantagem para o segundo colocado - desta vez o Cruzeiro, antes o Grêmio. Após uma boa ascensão do Vitória, dois tropeços do time baiano deixaram a zona de classificação para a Libertadores com os mesmos quatro times: Flamengo, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras.

Quem mais ameaça o G-4 é o São Paulo, que após empatar em casa com o fraco Ipatinga e perder fora para o Náutico, venceu o clássico diante do Palmeiras e conseguiu o melhor resultado do campeonato até agora, batendo o Vitória em pleno Barradão.

O Náutico segue caindo: da 6ª para a 9ª colocação, de técnico novo após a saída de Leandro Machado, demitido pela derrota em casa no clássico. A Portuguesa, depois de uma boa seqüência, fez apenas três pontos e foi quem mais caiu no período (8° para 14°), colocando o cargo de Benazzi em risco.

O Botafogo perdeu Geninho e melhorou com Ney Franco, agora em 12°. Quem também se afastou momentaneamente da zona de rebaixamento foi o Sport, graças a duas vitórias. O Goiás ainda sofre e o Fluminense vai demonstrando que pode brigar na parte de cima, se recuperando do trauma pós-Libertadores com duas vitórias. Vasco, Coritiba e Atlético-PR são as equipes mais irregulares do campeonato, e se mantêm no bolo intermediário, ora com grandes atuações, ora com resultados ruins.

Comparação

Em comparação com a 12ª rodada do Brasileirão do ano passado, o Flamengo tem dois pontos a mais que o então líder Botafogo (26 a 24). O equilíbrio era muito maior em 2007: do Goiás, vice-líder, ao Fluminense, 12° colocado, a diferença era de apenas três pontos. Hoje, as mesmas posições são separadas por nove pontos. A exigência para estar no G-4 hoje é maior: 19 pontos do São Paulo, 4º colocado em 2007, contra 21 atualmente do Palmeiras.

Na zona de rebaixamento, os números são bastante parecidos: o Ipatinga tem os mesmos sete pontos que o Náutico, lanterna naquele momento. A campanha também é quase idêntica: 1V / 4E / 7D, com 11 gols pró (13 do Náutico) e 25 contra (26 do Timbu). Se por um lado os números animam, mostrando que ainda dá para se salvar, eles também assustam: o América de Natal tinha os mesmos sete pontos e só estava na frente pelos critérios de desempate. Abrindo o G(menos)4, o Goiás tem hoje os mesmos 11 pontos do Juventude.

12ª rodada - Números 2007 vs. 2008:

Melhor ataque
2007: Cruzeiro (27 gols)
2008: Flamengo (25)

Melhor defesa
2007: São Paulo (4)
2008: Grêmio (10)

Pior ataque
2007: América-RN e São Paulo (9)
2008: Santos (9)

Pior defesa
2007: Náutico (26)
2008: Ipatinga (25)

Seleção da rodada

Rogério Ceni (SAP): Duas defesas dificílimas no mesmo lance, quando ainda estava 1 a 0, garantiram a vitória Tricolor.

Thiaguinho (BOT): Jogou como ala e participou diretamente nos quatro gols do Botafogo.
Felipe (COT): O melhor do trio defensivo que parou o ataque rubro-negro
Durval (SPO): Mais uma vez com muita garra, fez os gols que garantiram o empate.
Leandro (PAL): Duas assistências fundamentais para a vitória.

Sandro Silva (PAL): Substituiu Pierre à altura, com muita disposição, marcação e menos faltas que o titular.
Hernanes (SAP): Comandou o Tricolor, auxiliando na marcação e dando saída de bola com qualidade ao time.
Marquinho (FIG): Três assistências na vitória do Figueira sobre o Santos.
Jorge Henrique (BOT): Aqui improvisado na meia, se movimentou muito e fez dois gols.

Kleber (PAL): Infernizou a defesa do Fluminense e fez valer a força física para marcar dois gols de cabeça.
Edu Salles (FIG): Fez dois gols no primeiro tempo e matou a reação santista.

Técnico: Muricy Ramalho (SAP): Mesmo com vários desfalques importantes, conseguiu anular todas as peças do Vitória e conquistou um resultado improvável e importantíssimo.

3 comentários:

Felipe Simi disse...

Olá, Maurício

Gostei pra caramba da sua análise! Concordo c/ em gênero, número e grau. Principalmente na seleção da rodada, com o Hernanes na armação e o Muricy no comando técnico.

Um abraço, e visite-nos lá no Esporte Jornalismo quando quiser.

www.esportejornalismo.blogspot.com

warley.morbeck disse...

Espero que o campeonato continue assim até o fim. Com o Flamengo na ponta.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Dassler Marques disse...

Po, sacanagem eu não colocar o técnico da rodada =P

Não tô achando que o Flamengo dispara não. Logo vai emparelhar.

abraço poio