quarta-feira, 2 de julho de 2008

1958: eram os deuses brasileiros


Se os deuses do futebol são brasileiros, ao menos nos idos de 1950 havia pouca gente que tivesse tal crença. Numa época em que a derrota do Maracanazzo doía fundo, os brasileiros eram acometidos pelo rodriguiano complexo de vira-latas: éramos os piores em tudo. Não havíamos nascido para o sucesso.

Obra do acaso ou dos deuses sem seguidores, os números das camisas brasileiras para a Copa de 58 foram distribuídos aleatoriamente pelo uruguaio Lorenzo Vilizzio, membro do comitê organizador. O goleiro Gilmar ficou com a 3. Nilton Santos levou a 12 e Vavá, a 20. Pelé, ainda desconhecido, ganhou a dez.

Passaram a conhecê-lo na vitória sobre o País de Gales. O gol do menino que saiu chorando de campo fez sorrir quem há muito havia desistido de se emocionar com o escrete. Na final contra os suecos, um dilema: qual uniforme vestir? Afinal, os donos da casa também fardavam o amarelo.

Voltar ao branco de 50 era derrota na certa, nem precisavam entrar em campo. Foi então que o chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, profetizou: “usemos o azul, cor do manto de Nossa Senhora Aparecida. Elas não nos falhará”. E não falhou. Assim como foram certeiros Vavá, Pelé e Zagallo. 5 a 2.

Campeões do mundo! Os brasileiros voltaram a acreditar em si. Graças ao manto de Nossa Senhora. Graças aos deuses do futebol. E graças a Ele, Pelé, Deus brasileiro recém-nascido nos gramados suecos. Amém.

4 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima homenagem a uma baita seleção que começou com a bela história brasileira em Copas do Mundo.

Abraços

Dassler Marques disse...

Deixei passar essa em branco no blog ¬¬

Viu, é bom também lembrar do Didi DEUS, melhor jogador da Copa, para os que a viram.

abração!

Rafael Zito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Zito disse...

Olha Maurício nao vivi aqla epoca mas gostaria de ter presenciado o q falam ter sido "a melhor seleção de todos os tempos"

Pelé, Garrincha, Didi, Nilton Santos, Djalma Santos... meu deus;

Parabens pela homenagem

estou colocando o link do seu blog no meu...
quiser conhecer meu blog entra lah... www.esportejornalismo.blogspot.com

um abraço