terça-feira, 2 de setembro de 2008

Brasileirão: 60%


Melhores: Palmeiras, Botafogo, Fluminense
Piores: Portuguesa, Náutico, Atlético-PR e Figueirense

Na primeira análise do Brasileirão no segundo turno, o quadro parece começar a se definir: o Grêmio mantém cinco pontos de vantagem na liderança, mas aumentou a distância para outros concorrentes diretos. O Palmeiras, melhor equipe do returno com nove pontos de doze possíveis, aparece agora como o principal - e único, para alguns - concorrente gremista. Curiosamente, a saída de Valdívia parece ter feito mais bem do que mal até agora ao alviverde.

Botafogo e Fluminense também tiveram bons inícios de returno. Enquanto o Fogão mantém a ascensão das rodadas anteriores, o Flu já demonstra melhoras com a chegada de Cuca. A saída de Thiago Neves, entretanto, ainda não foi sentida completamente.

Por outro lado, a Portuguesa marcou apenas um ponto nas últimas quatro rodadas. Com a pior defesa, o time ressente a perda de Diogo e parece caminhar novamente a passos largos à Série B. Quem também deve abrir os olhos é o Atlético-PR, que vem jogando de forma exageradamente defensiva com Mário Sérgio. O time ainda não venceu no returno, assim como o Figueirense, que não consegue mais mostrar força nem mesmo no Orlando Scarpelli.

Outras equipes que tiveram desempenho razoável foram Vasco e Goiás. Os cruzmaltinos venceram a primeira fora de casa e, apesar do defensivismo e das invenções de Tita, conseguiram respirar momentaneamente. Já o alviverde goiano também conseguiu sete pontos e dá mostras de que ficará na zona intermediária, graças ao clima especial para Hélio dos Anjos no clube.

Atlético-MG e Internacional são os times mais instáveis deste início de segundo turno: goleiam em casa, mas não conseguem opor resistência quando jogam fora de seus domínios. Desta forma, o Inter fez 4 a 1 no Palmeiras, mas sucumbiu diante de Sport e Vasco. Já o Galo goleou o Furacão, mas se viu envolto em uma crise pela eliminação na Sul-Americana com direito a vexame em pleno Mineirão.

O campeonato tem 617 gols em 230 jogos, com média de 2,68 inferior à de 2007: eram 649 em 228 (o Flamengo devia ainda dois jogos devido ao Pan) e média de 2,84. Quem mais subiu de posição foram Botafogo e Fluminense (quatro cada) e quem mais caiu foi a Portuguesa (também quatro).

Abaixo, os números do período e, depois, a seleção da 23ª rodada.

Melhor ataque
2007 - Cruzeiro (54 gols)
2008 - Grêmio, Palmeiras (40)

Melhor defesa
2007 - São Paulo (7)
2008 - Grêmio (16)

Pior ataque
2007 - América-RN (18)
2008 - Ipatinga (22)

Pior defesa
2007 - América-RN (55)
2008 - Portuguesa (47)

Artilheiros
2007 - Josiel (PAR): 15 gols
2008 - Alex Mineiro (PAL) e Kléber Pereira (SAN): 15 gols

Seleção da 23ª rodada

Fernando (IPA): No mínimo quatro defesas dificílimas. Uma das melhores atuações de um goleiro no campeonato até aqui.

Leonardo Moura (FLA): A qualidade de sempre no apoio, fez Júnior César se preocupar com a marcação e sumir do jogo.
Miranda (SAP): Voltou mostrando o de costume: segurança, eficiência e comando da zaga.
Gustavo (PAL): Ganhou todas no alto e foi firme embaixo.
Dutra (SPO): Ganhou liberdade com o esquema de três zagueiros. Foi à frente e fez o gol da vitória em linda tabela.

Toró (FLA): Guerreiro, brigou pela bola e ainda foi ao ataque com objetividade.
Sandro Silva (PAL): Marcou o tempo todo e foi à frente, dando o passe para o primeiro gol.
Conca (FLU): Incansável, buscou o jogo e fez um belo gol de fora da área.
Diego Souza (PAL): Jogou mais perto do ataque e fez sua melhor partida pelo Verdão. Brigou, correu e foi recompensado com dois belos gols.

Iarley (GOI): O principal jogador do time. Marcou o primeiro gol em um momento complicado e levou muito perigo a partida toda.
Soares (GRE): Entrou no lugar de Perea, marcou um gol e deu a assistência para outro.

V. Luxemburgo (PAL): Avançou a marcação, colocou Martinez na cobertura pela esquerda e deixou Diego Souza na posição em que rende melhor.

Nenhum comentário: