quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ranking Olheiros - Segunda edição


Foram recordes de visitas, comentários, críticas, elogios, sugestões. Repercussão em sites, blogs, TV e rádios. O Ranking Olheiros do futebol de base brasileiro foi um sucesso em sua primeira edição. Mais do que cravar quem tinha a melhor base, nossa intenção foi cumprida: promover o debate sobre o trabalho de formação de garotos no país. Um mês depois, apresentamos a segunda edição, com cinco competições disputadas e três novos times aparecendo, graças aos desempenhos nos estaduais de base.

Houve mudanças no Top Ten: apesar do vexame da briga e expulsão do campeonato, o Corinthians chegou às quartas-de-final do Mundialito Sub-18, realizado na Espanha, e somou mais doze pontos, ultrapassando o Santos e conquistando o sexto lugar. O São Paulo, semifinalista, ganhou vinte pontos e se manteve na terceira colocação.

Quem saiu dos dez mais foi o Atlético-MG, após ser eliminado na primeira fase da Spax Cup. Com a realização da edição 2009 do torneio, os pontos acumulados com o bicampeonato em 2007 e 2008 tiveram seus pesos diminuídos, conforme os critérios do ranking. Assim, o Galo perdeu pontos e foi ultrapassado pelo América-MG.

Os maiores pontuadores da segunda edição vieram dos campeonatos estaduais de base, que já terminaram em quatro estados: Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe. O Vitória, campeão baiano, subiu duas posições e aparece em 15º. O Fluminense de Feira de Santana´, vice, também subiu duas e está em 29º. O Colo Colo, eliminado na semifinal, subiu 38 posições com os 20 pontos acumulados e aparece em 34º, enquanto o Vitória da Conquista, estreando no Ranking, está em 48º. Já o Bahia, fora das semifinais deste ano, despencou: perdeu 16,4 pontos e caiu da 16ª para a 30ª posição.

No Rio, duas caras novas: o Tigres, campeão com campanha surpreendente, somou 40 pontos e aparece em 32º lugar. E o Boavista, quarto lugar, também estreia, com 16 pontos na 65ª posição. O Vasco, vice-campeão, somou 28 pontos e subiu do 38º para o 25º lugar, enquanto o Madureira, terceiro colocado, ganhou 16 e foi da 30ª para a 21ª colocação.

Já em Pernambuco, o segundo título do Náutico em três anos garantiu ao Timbu mais 40 pontos e dez posições, assumindo o 16º posto. O Sport subiu um lugar (agora em 14º), graças ao vice-campeonato. O Santa Cruz se recuperou com a terceira colocação e deixa o 83º lugar, subindo para o 37º - a maior ascensão do período. Finalmente, o Porto de Caruaru comprovou o bom trabalho com o quarto lugar e se manteve na 19ª colocação geral. O estado tem agora três times no Top 20.

As outras modificações foram reflexo de desvalorização de pontuações anteriores, nos campeonatos terminados no último mês. Esta edição do ranking serve também para adequação e pequenas correções, como a confirmação do título potiguar pelo ABC em 2008. Vale lembrar que os times empatados em pontos aparecem todos na mesma colocação, relacionados em ordem alfabética.

Outra novidade são as setinhas que indicam quantas posições o time subiu ou desceu em relação à primeira edição, além da estrela para os novatos.

2 comentários:

P. L. F. V. disse...

Bem legal! Parabens pelo blog...

Breiller disse...

Interessante a evolução do Tigres, né, Maurício? O time despontou no Rio esse ano e, se mantiver o pessoal da base para a próxima temporada, pode dar trabalho no Carioca.

Resta saber se não é mais um clube daqueles em que o empresário investe e exige retorno rápido, com leva de jogadores negociados a curto prazo. Porque esse é um modelo de investimento já bastante experimentado, inclusive no Rio de Janeiro, e na maioria dos casos mal sucedido.