terça-feira, 9 de junho de 2009

Sinal vermelho...e verde


O futebol paranaense não vive um bom momento no Brasileirão. Seus dois representantes dividem a lanterna do campeonato após cinco rodadas, e a ameaça de um campeonato nacional sem times do estado pela primeira vez desde 1990, se ainda parece longe, ao menos está mais palpável do que em outros momentos.

Se goleadas em casa são um dos fatores que apontam um time candidato ao descenso, ambos já sofreram deste mal: o Coxa perdeu por 4 a 2 para o Santo André e 3 a 1 para o Goiás, times que não aparecem entre os favoritos em nenhuma lista. As derrotas do Atlético foram mais contundentes: 2 a 0 para o Vitória, 3 a 2 para o Náutico e a última, um 4 a 0 para o Atlético-MG que derrubou Geninho.

Curiosamente, se o Coritiba pode parecer mais frágil pela campanha no Estadual, é justamente o campeão paranaense Atlético o mais ameaçado. A escolha da Arena como sede da Copa obriga uma concentração total de investimentos na conclusão do estádio, e muitos times grandes de outros países passaram por isso (Saint Ettiene, na França, e Borussia Dortmund, Colônia e Kaiserslautern, na Alemanha, são exemplos).

Já no ano passado o Furacão soprou com ventos menos fortes e escapou na última rodada. Agora, foca ainda menos no time e tem lançado os garotos vice-campeões da Copa São Paulo para tentarem dar conta do recado.

Todos estes são ingredientes comuns a muitas receitas de insucesso ao longo dos últimos Brasileiros. Apenas a título de comparação, os únicos times que conseguiram se safar de começos tão ruins foram Palmeiras, em 2006, e Fluminense, em 2008. Nos dois casos, os times estavam concentrados em disputas continentais e recuperaram os pontos perdidos ao final da Libertadores.

Pode ser o caso do Coritiba, que tem bons nomes e só precisa de melhores ajustes. Mas não parece ser o caso do Atlético, que se cair, pode dar início a uma bola de neve com a queda das receitas, influenciando no andamento das obras.

No momento, o sinal está vermelho para os clubes paranaenses - até mesmo para aquele que sequer aceita esta cor em seu estádio.

Nenhum comentário: