sábado, 14 de junho de 2008

Eliminatórias - 5ª rodada

Para saber mais sobre as eliminatórias da Copa, acesse o Febre Mundialista.

Brasil e Paraguai se enfrentam em situações bastante diferentes amanhã, no Defensores del Chaco. Os albirrojos são a melhor equipe das eliminatórias (melhores ataque e defesa), tendo empatado na estréia e vencido as outras três. O Brasil, com duas vitórias e dois empates, balança na terceira colocação.

Só quem não parece balançar é Dunga, que conta - sabe-se lá por quais razões - com o total apoio de Ricardo Teixeira. A derrota para a Venezuela foi minimizada e Dunga dá preocupantes sinais de tranqüilidade. A conquista da Copa América foi prejudicial à seleção, pois fez com que o selecionador acreditasse que não precisa de Kaká e Ronaldinho para montar a equipe.

Até por isso, entra em campo com um meio extremamente cauteloso, com Gilberto Silva, Mineiro e Josué. A insistência em deixar Lucas de fora é irritante, assim como a teimosia com Gilberto. Em que pese a má trajetória dos paraguaios em amistosos este ano (três empate em cinco jogos, com derrotas para Honduras e África do Sul), o Brasil não vence em Assunção há 23 anos.

Nas Eliminatórias para 2006: Paraguai 0x0 Brasil (31/03/04)
Palpite: empate

Uruguai x Venezuela

Os venezuelanos têm seu melhor início em Eliminatórias de toda a história, comprovando a evolução do futebol no país. Não bastasse isso, a motivação nunca esteve maior, após a vitória sobre o Brasil. Uruguaios, por outro lado, apostam em Luís Suarez (sobre quem falei recentemente no Olheiros) e nos bons resultados recentes em amistosos (vitória sobre a Turquia e empate com a Noruega) para voltar à zona de classificação.

Eliminatórias/06: Uruguai 0x3 Venezuela (Urdaneta, Gonzales e Arango - 31/03/04)
Palpite: Uruguai

Argentina x Equador

O futebol equatoriano vive em festa pela classificação da LDU às finais da Libertadores. A principal esperança por um bom resultado em Buenos Aires é Joffre Guerron, destaque da equipe de Quito e sondado por grandes clubes europeus. A Argentina tem o retorno de Riquelme e Verón em nome da experiência e da qualidade no meio-campo.

Eliminatórias/06: Argentina 1x0 Equador (Crespo, 30/03/04)
Palpite: Argentina

Peru x Colômbia

A seleção peruana terá muitas dificuldades para bater a forte defesa colombiana, que até aqui não levou gol fora de casa. Jose del Solar não poderá contar com Farfán, Pizarro, Acasiete e Mendoza, todos suspensos. Los Cafeteros podem ter um ataque bastante conhecido dos brasileiros: Perea já foi confirmado pelo técnico Jorge Luis Pinto e Falcão García, do River Plate, pode ser escalado. O bom Rodallega briga pela vaga.

Eliminatórias/06: Peru 0x2 Colômbia (Grisales, Oviedo - 30/03/04)
Palpite: Colômbia

Bolívia x Chile

Por mais que Evo Morales faça campanha, nem mesmo a altitude tem resolvido para a seleção boliviana nestas eliminatórias. A falta de experiência internacional fica clara nas partidas da equipe, claramente a pior do continente. O Chile, em ascensão após momentos bastante difíceis, tem uma equipe remendada pelas ausências dos contundidos Cristian Alvarez, Matias Fernandez, além de Alexis Sanchez e Humberto Suazo, que ainda têm chance de jogar. Arturo Vidal e Luis Jimenez ficaram de fora da convocação e Valdivia, Rodrigo Tello, Jorge Vargas, Pablo Contreras e Reinaldo Navia não estão mais suspensos, mas não foram chamados por Bielsa.

Eliminatórias/06: Bolívia 0x2 Chile (Villaroel, Gonzalez - 31/03/04)
Palpite: Chile

Um comentário:

Arthur Virgílio disse...

Ganhar no Paraguai nunca foi fácil. A estatística diz isso. Teremos um Paraguai ofensivo, com três atacantes e o Brasil com três volantes. Muita pressão dos paraguaios e o Brasil apostando nos contra golpes com Diego e Robinho.