quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Brasileirão 2009: 40%


Passadas as férias, que não permitiram as análises da 8ª e da 12ª rodada, chegamos (com um pouco de atraso, é verdade) com um olhar mais aprofundado sobre o campeonato dada a aproximação do final do primeiro turno.

Como tem sido costume nos últimos campeonatos, a aproximação da virada do turno é o momento de maior instabilidade dos clubes: os líderes se alternam, equipes que começaram mal melhoram e o inverso também acontece. As rodadas seguidas, todas as quartas e domingos, testam a capacidade de reposição dos elencos e ajudam a definir quem vai brigar pelo quê na reta final. Sendo assim, qualquer análise feita neste momento pode parecer precipitada.

Dessa forma, não se pode dizer que o Palmeiras seja o principal candidato ao título, apesar de ter roubado a liderança que foi do Atlético-MG por oito rodadas. O Galo, apesar da boa fase de Tardelli, continua levantando suspeitas exatamente pelo trabalho recente de seu treinador, que todos os anos faz boas campanhas no primeiro turno, mas depois cai de produção. Com um elenco tão instável, é preciso tempo para ver as reais intenções do clube.

O Goiás, por sua vez, surpreende com jogadores experientes como Iarley e Ramalho, peças importantes do ano passado como os alas Vitor e Júlio César e ótimas aquisições, como o artilheiro Felipe, o ídolo Fernandão e até mesmo o renegado Léo Lima, que tem ido bem no meio-campo. Com Hélio dos Anjos, o alviverde é sim candidato forte a uma vaga na Libertadores.

Quem não para de subir é o São Paulo, que parece ter reencontrado o seu futebol forte pelo conjunto. São quatro vitórias em cinco rodadas e a ótima fase de Dagoberto, responsável pelos três gols que o time marcou nos dois últimos triunfos. O Avaí, após começar na lanterna, emendou cinco vitórias consecutivas e um empate fora de casa com o Corinthians para chegar à zona intermediária - difícil saber o que almeja o time de Silas, mas não parece que brigará contra o rebaixamento. O Corinthians, por sua vez, acusa o golpe das saídas de André Santos, Cristian e Douglas (principalmente do segundo, fundamental na marcação e coesão do meio-campo) e a ausência momentânea de Ronaldo.

O número de jogadores empatados na artilharia impressiona: são dois com 9 gols e mais cinco com 8, sendo que nenhum deles era apontado no início do campeonato como candidato à chuteira de ouro. Com o mercado aberto até o final do mês, poderemos ter mais perdas para os clubes. O número de gols marcados também é bom - o melhor dos últimos quatro anos -, lembrando que faltam dois jogos adiados a serem realizados.

Na parte de baixo da tabela, a situação mais preocupante é de fato a do Fluminense, que possui apenas em Darío Conca um jogador capaz de fazer algo diferente. Fernando Henrique não inspira confiança, a zaga falha e o time não cria e não finaliza - é o pior ataque. Fred, muito aquém do jogador que saiu do Cruzeiro, rendia pouquíssimo até se machucar. Outros indícios de que a queda é sim possível: Renato Gaúcho também fez o Vasco crescer na reta final, mas não evitou a queda. Valdir Espinosa também foi contratado para auxiliar o time cruzmaltino, e o resultado foi nulo. E, finalmente, o time tem muitos garotos que não podem decidir tudo sozinhos.

Finalmente, dois estados agonizam e devem ter, ao menos um cada um, clube rebaixados ao final do campeonato: Pernambuco tem no Sport apenas uma sombra do temido time do primeiro turno e, no Náutico, uma equipe que não parece capaz de se superar como fez nos dois anos anteriores; e o Paraná vê no Coritiba uma equipe carente dos nomes que revelou nos últimos anos e também dos desfalques, especialmente Ariel, além do Atlético que, concentrado com a preparação da Arena para a sede da Copa de 2014, retira investimentos do elenco para direcionar ao estádio. Se não cair este ano, eventualmente arcará com o preço - assim como fizeram Kaiserslautern, Nuremberg e Colônia na Alemanha, antes da Copa de 2006.

Confira abaixo os números acumulados ao final da 16ª rodada:

Destaques: Recuperação do São Paulo, séries positivas de Goiás e Avaí e boa fase de Dagoberto.

Perebas: Defesa do Náutico, ataque do Fluminense e o Cruzeiro, que não conseguiu se recuperar ainda da derrota na final da Libertadores.

16ª rodada

Melhor ataque
2009: Barueri (33 gols)
2008: Vasco (30)
2007: Botafogo (35)
2006: Paraná (30)

Melhor defesa
2009: Palmeiras (14 gols)
2008: Grêmio (12)
2007: São Paulo (7)
2006: Santos (14)

Pior ataque
2009: Fluminense (13 gols)
2008: Atlético-PR (15)
2007: América-RN e Grêmio (14)
2006: Fortaleza (10)

Pior defesa
2009: Náutico (34 gols)
2008: Portuguesa (32)
2007: América-RN (14)
2006: Ponte Preta (31)

Gols e média
2009: 453 (2,86)
2008: 434 (2,71)
2007: 445 (2,87)
2006: 411 (2,56)

Artilheiros
2009: Val Baiano (Baueri) e Diego Tardelli (Atlético-MG) - 9 gols
2008: Alex Mineiro (Palmeiras) e Kléber Pereira (Santos) - 10 gols
2007: Josiel (Paraná) - 12 gols
2006: Dodô (Botafogo) - 9 gols

Números inéditos
Série de vitórias atual: Goiás (5)
Série invicta atual: Botafogo, Flamengo, Goiás e São Paulo (5)
Série de derrotas atual: Barueri (3)
Série sem vencer: Náutico (13)

2 comentários:

Gustavo Naccari disse...

Ótimo post, quem quiser se atualizar no campeonato, leia isto inteiro, muito bom . :D

Acredito que o São Paulo, Palmeiras e Inter irão brigar cabeça a cabeça pelo titulo.
Hoje, contra o Atlético-MG, o Palmeiras tem a chance de dar um passo para o titulo.
Bem, é isso... Abraços

www.jogodocraque.blogspot.com

Gerson Sicca disse...

Sempre analiso as chances dos clubes pelo número de derrotas. Por esse critério o Palmeiras já está com a mão na taça. Ano passado o Grêmio só teve duas derrotas no primeiro turno, mas tinha o Celso Roth, que prejudicou meu critério de análise.
Palmeiras campeão e São Paulo vice. O predomínio paulista continuará. As outras duas vagas na Libertadores são uma incógnita.