terça-feira, 16 de outubro de 2007

Brasileirão: 80%


Faltando sete rodadas para o final do campeonato, vamos a mais uma análise com muito a se definir, ao contrário do que se esperava. As disputas, tanto em cima quanto embaixo da tabela, ainda estão abertas, e o cenário pode mudar até mesmo na última rodada.

Certo mesmo, só duas coisas: o América/RN já foi rebaixado (pior campanha da história dos pontos corridos) e São Paulo é o campeão, mesmo apresentando uma queda de rendimento que já era esperada - ainda que para algumas rodadas atrás (entre a 21ª e a 25ª), quando o Brasileirão tem mostrado, desde 2003, os últimos deslizes do campeão antes da arrancada final. Apesar de possuir um elenco com muitas opções, Muricy viu contusões e cansaço aparecerem, mas nada que vá tirar a taça do Morumbi.

Agradecimento especial ao Cruzeiro, que tem sido o vice que qualquer equipe pediu a Deus. A Raposa também perdeu fôlego, deixou escapar pontos importantes e tem até sua vaga na Libertadores ameaçada, pois Palmeiras, Santos e Grêmio já encostaram. E, de fato, restaram estas equipes na briga. Enquanto Cruzeiro, Grêmio e Santos têm três jogos a cumprir em casa, o Palmeiras em quatro. Analisando pela tabela, diria que o Grêmio tem menos chances, mas é uam disputa muito parelha.

O Fluminense permanece rondando a zona da Libertadores, e com a permanência de Thiago Neves faz bem em usar as últimas rodadas do Brasileiro como uma preparação de luxo para a temporada 2008. O Tricolor serve também como separação entre os que brigam efetivamente pela Libertadores e os que ainda sonham: está a cinco pontos de Sport, Vasco e Flamengo (estes dois últimos com um jogo por realizar, na quinta). Esses times torcem pela ascensão do Flu para tentarem a quinta colocação.

O Vasco é um caso à parte. Esteve oito rodadas sem vencer e, de candidato à Libertadores, teve seu discurso mudado para a fuga do rebaixamento. O elenco é muito inferior ao do São Paulo e não aguentou conciliar BR e Sulamericana. Resta agora a Roth encerrar o ano com uma posição honrosa. A tabela não é das mais difíceis, mas a Libertadores é um sonho distante, assim como para o Flamengo, que tem conseguido bons resultados ao lotar o Maracanã e foi o time que mais subiu desde a última análise, mas longe da torcida não tem sido tão eficiente.

Se o Flamengo subiu, o Goiás continua caindo e já está no limite da zona de rebaixamento. Pior que os esmeraldinos só o Botafogo, que tem a segunda pior campanha do returno (à frente apenas do América). A saída-e-volta-relâmpago de Cuca abalou o emocional dos jogadores, e um time em queda tão acentuada numa fase crítica como esta pode gerar conseqüências catastróficas como o rebaixamento.

Rebaixamento que o Juventude parece que não conseguirá evitar, assim como o Paraná, que tem uma tabela complicadíssima. Resta, assim, uma vaga, e pode sobrar para um grande: Botafogo, Atlético e Corinthians são candidatos. E mesmo o Náutico, com toda a recuperação, continua ameaçado.

E você, quem acha que vai ficar com as vagas na Libertadores? E quem vai ser rebaixado? Quando voltarmos para a última análise antes do final do campeonato, muita coisa já estará definida.

10 comentários:

Leonardo Serafim disse...

Libertadores:
São Paulo
Cruzeiro
Santos
Palmeiras

Revaixados
America
Juventude
Parana
Goias

Gostei do blog. Vo coloco o link no meu.

Anônimo disse...

Incrível como Luxemburgo ano após ano consegue fazer bons trabalhos no Santos, mesmo com a "falta de elenco" que o time passa ultimamente.
Depois da saída de Zé Roberto, dentre outros, pensei que o time ia lutar pra ficar entre os 10 primeiros... e aí está ele, perto da Libertadores.

Briga boa entre Palmeiras, Grêmio e Santos. Se fosse pra apostar, indicaria o Grêmio como time fora do "G-4" (Com São Paulo e Cruzeiro em 1º e 2º, respectivamente...).

Ainda acho que o Fluminense tem chances de ficar entre os 4 primeiros, mas continua valendo a lista de cima quanto à classificação para a Libertadores

Vasco, Flamengo, Sport e Internacional devem compor a lista dos 10 primeiros...

O resto continua na briga pra não cair. Acho que Paraná, Juventude e, óbvio, o América, já caíram.
Resta saber quem será o outro.

Torço para um grande mais uma vez cair. Quem sabe o Cotinthians com sua torcida, a 2ª do Brasil, ou o Botafogo, que por muito tempo figurava como um dos melhores do campeonato...
Pela seqüência de jogos, acho que Goiás, Atl Mineiro e Atl Paranaense têm maiores chances de cair...

Abraços Maurício.

Gerson Sicca disse...

Maurício, para libertadores acho q vão santos, palmeiras, cruzeiro e o são paulo. Mas o grêmio deve incomodar.
qto ao rebaixamento, embora o fogão esteja mal, ele ainda está à frente do Inter, por exemplo. O Figueirense tb tem que se cuidar.
Para o Inter o jogo de domingo é crucial. Se ganhar deve distanciar-se da zona. Se perder fica na berlinda.
Abraço

Marcelo Sant´Ana disse...

Libertadores:
Sao Paulo
Santos
Cruzeiro
Grêmio ou Palmeiras - nao consigo definir

Rebaixamento
América
Juventude
Paraná
E um grande. O Goiás, com menor pressao, vai se safar.

Obs: desculpa o emcimadomurismo.

Abraço

http://www.blogdomarcelosantana.futebolbaiano.net

Arthur Virgílio disse...

A briga está boa e a definição do último rebaixado e dos classificados para Libertadores só deve sair na última rodada.

Se o Cruzeiro não vacilasse tanto, teríamos o melhor campeonato de pontos corridos já disputados.

Libertadores: São Paulo, Cruzeiro, Santos e Grêmio
Rebaixados: Goias, Juventude, América e Paraná.

Sidarta Martins disse...

Não acho que nenhum carioca chegue à libertadores.

O SPFC vai ganhar do Cruzeiro com o Morumbi lotado neste final de semana.

Abraços,

André Rocha disse...

Sidarta, o Fluminense já está classificado. Mas pelo Brasileiro realmente está difícil. Falta fôlego para os clubes do Rio numa competição tão longa.

Abraço, Mauricio!

Dassler Marques disse...

Incrível como, Flamengo e Goiás, que brigaram, para não cair - caso do Fla, e por uma posição boa - caso dos goianos, ainda podem mudar seus destinos.

Não sou louco de desacreditar no Flamengo, que tem até uma tabela bem razoável.

abs,
Dassler

faltam duas, poio. fôlego!
hehehe

Anônimo disse...

Cara, não só o Cruzeiro foi um bom vice. Santos e Grêmio também foram ótimos não-perseguidores.

Há algum tempo, decidi parar com os meus palpites, pois estava errando bastante.

Porém, copiando idéia do Mauro Beting, chamei um colega meu, Pai Rondón, para dar alguns palpites:

Libertadores: São Paulo, Palmeiras, Santos e Grêmio.

Queda: Corinthians, Paraná, Juventude e América-RN.

Abraços

Anônimo disse...

O mengão depois das duas vitorias consecutivas ja entra na disputa!Abraço e tem novidades no Pitacos te aguardo la