terça-feira, 2 de outubro de 2007

Título ou vaga?

A Copa Sulamericana é o patinho feio do futebol brasileiro: equipes com um planejamento ruim na temporada utilizam-na como desculpa para os torcedores de que, ao menos, consegui-se uma classificação a um torneio continental. Ou então, quando a equipe briga contra o rebaixamento, o discurso é de que a meta é, exatamente, a Sulamericana.

Pois bem, vira-se a folha do calendário e a Sulamericana, ora comemorada, passa a ser lamentada. Uma competição que não vale nada, que só atrapalha o calendário, que tira o foco dos times em um momento muito importante do Campeonato Brasileiro. Mas afinal, por que a linha que separa o amor e o ódio pela Copa Sulamericana é tão tênue?

De fato, a Sulamericana é menos importante que a Libertadores e, como pregam muitos, não classifica para nada. Mas, ainda assim, é um título continental. Pergunte aos torcedores dos times campeões da Copa da Uefa se eles não comemoraram? Tudo bem que existem diferenças, mas também é a segunda competição em importância por lá.

Pergunte aos são-paulinos que lotaram o Morumbi se eles não vibraram com a vitória sobre o Boca? Talvez, o que falta para a competição "pegar" no Brasil é exatamente isso: que um brasileiro a conquiste. E pode ser que este seja o ano do São Paulo.

Mas o motivo do post é outro: para uma equipe como o Vasco, que briga por uma vaga na Libertadores, a Copa Sulamericana pode ser tanto benéfica quanto prejudicial. A maratona de jogos causou pequenas lesões e cansaço em alguns titulares e a queda de rendimento no Brasileirão foi visível. O exemplo do Fluminense de 2005, que a cada avanço internacional afastava-se da vaga para a Libertadores, ainda está vivo na memória.

Até por isso, cabe aqui uma discussão válida, pois as opiniões que colhi não são tão unânimes quanto pensava. Enquanto uns preferem que o seu time conquiste uma vaga para a Libertadores, outros vêem o título da Sulamericana como melhor opção. E é desta segunda maneira que penso, afinal para quê disputar uma competição que não se tem chance de título? (ou alguém acredita que se o Vasco ficar entre os quatro, briga pelo título no ano que vem?).

E o Vasco é só um exemplo. A questão é: um time limitado, que está nas quartas-de-final de um torneio sulamericano, deve abrir mão de uma colocação melhor no campeonato nacional para tentar o título deste torneio? É uma aposta arriscada, afinal somente o São Paulo tem elenco para disputar com tranquilidade ambas as competições.

Por querer tudo, pode-se não conseguir nada. E na escolha errada, pode-se jogar o ano fora. E você, o que preferiria: vaga na Libertadores ou título da Sulamericana?

11 comentários:

Filipe Araújo disse...

título da libertadores! mas se fossem apenas as opções vaga na libertadores ou título na sulamericana, ficaria com título da sulamericana.

legal o blog...
dê uma passada no meu depois:

http:gambetas.blogspot.com

abrazo!

Dassler Marques disse...

o pvc tem falado muito nisso
não sei não..

vamos saber melhor qdo um brasileiro ganhar

mas, por ora, fico com a vaga na Libertadores

e depois veja lá uma matéria que reproduzi no meu blog sobre o futebol das mulhé!

abraço poio

Anônimo disse...

rapaz, ultimamente eu venho pensando nisso tbm. No caso do Vasco, eu acho que é melhor arriscar na Sul-Americana.

Sinceramente, cara, nem Vasco nem Botafogo têm chances de vagas na Libertadores esse ano. Eu sei que muita gente não concorda com isso, mas eu acho que há times mais equilibrados na disputa pelas 2 vagas que restam.

Anônimo disse...

Brasileirão dos Sonhos

http://carlospizzatto.blogspot.com/2007/10/brasileiro-dos-sonhos.html

Dê uma conferida. Abraços!

Anônimo disse...

mais uma coisa: não era pra ter aquela 1ª fase na qual os times brasileiros se enfrentam. melhor seria classificar só a metade dos times e colocá-los direto nas oitavas, como acontece com o River e Boca.

Esses 2 jogos entre brasileiros só aumentam o desgaste. Além de dobrar as vagas para a Sul-Americana, o que faz com que seja fácil conseguir a classificação. Basta praticamente não ser rebaixado que já se classifica!

Gerson Sicca disse...

libertadores. Dá mais dinheiro, mesmo que não conquiste o título.
Agora, os brasileiros têm que descer do salto e valorizar a sul-americana. Time que se preza tem que comemorar até campeonato de botão e parar com essa impáfia. Enqto fazemos biquinho o Boca empilha títulos e é o maior clube da américa. E o Boca não desfaz nem a recopa, que alguns brasileiros com o rei na barriga menosprezam.
Ou alguém duvida do domínio do Boca?

André Rocha disse...

Para o Vasco, que não conquista títulos desde 2003, seria interessante, para a autoestima do clube, esse título da Sul-Americana. Já para o São Paulo, mesmo com a vaga na Libertadores praticamente garantida, é melhor ratificar a conquista do Brasileiro, porque a perda de um título praticamente definido teria consequências catastróficas.

Anônimo disse...

Prefiro Libertadores, e acho que a Sul-americana é um premio de consolação pra quem não fez nada no Brasileiro passado!Abração

Anônimo disse...

É importante que os brasileiros valorizem o título da Sul Americana. É mais importante vencê-la do que somente participar da Libertadores. Mas não foi isso exatamente o que aconteceu com o São Paulo.

A comemoração do São Paulo não foi pela conquista da vaga na próxima fase da Sul Americana, mas, sim, por ter vencido o Boca. A celebração seria a mesma na competição que fosse, pois o que importava, nesse caso, era o adversário, não a competição.

Sobre a comparação com a Copa da UEFA, a Sul Americana consegue ser melhor que ela, no meu ponto de vista: na Copa da UEFA, estão os times do segundo escalão da Europa, enquanto na Sul Americana, os times top da Argentina (Boca e River) e o campeão brasileiro estão inclusos na competição. Isso sem contar que até na Liga dos Campeões da UEFA há times de qualidade muito questionável - o que dirá na Copa da UEFA!

Sobre sua pergunta, o interessante é tentar um balance: tentar o título da Sul Americana, mas sem perder de vista uma possibilidade de conquista de vaga em competição continental pelo Brasileirão. Afinal, não é certeza o título: a qualquer momento, o time pode sair da Sul Americana. Daí, nesse caso, a atenção prévia com a competição nacional foi válida.

Sidarta Martins disse...

Sulamericana é boa para time bem planejado. Se for uma bagunça, até Libertadores faz equipe rodar.

Abraços,

Lucas Meneses disse...

Excelente postagem Maurício.

E sobre ela, faço minhas as palavras do amigo Filipe Lima, acima.


abraços.