sábado, 13 de outubro de 2007

A África é logo ali 2 - Conmebol, AFC e CAF

Após a vibrante (?) primeira fase na Oceania das Eliminatórias para a Copa 2010, mais três continentes dão a largada para a corrida rumo à África do Sul: Ásia, África e América do Sul. Expliquemos o regulamento e tentemos adivinhar as chances de cada um.

África

Desde já convido a acompanharem os pitacos mais certeiros do amigo Marcus Alves, especialista em futebol africano. A África foi o país que mais ganhou com os aumentos de participantes na Copa, e para 2010 foi agraciada com a sexta vaga: permanecem cinco se classificando, além da anfitrã. Além disso, o regulamento mudou um pouco: Neste final de semana, acontecem os emocionantes duelos entre Serra Leoa x Guiné Bissau e Madagascar x Ilhas Comoros. A volta acontece mês que vem, quando também jogam Djibouti x Somália, em confronto único. Os vencedores avançam à segunda fase, com 12 grupos de 4 times. Os campeões de cada grupo, mais os 8 melhores segundos colocados avançam à terceira fase: cinco grupos de quatro seleções, com o campeão de cada grupo carimbando o passaporte.

Ásia

O regulamento asiático é uma bagunça, portanto vamos simplificar: Austrália (disputando sua primeira eliminatória pela AFC), Coréia do Sul, Japão, Irã e Arábia Saudita entram direto na segunda fase. Na primeira (que já está rolando, e que pode gerar surpresas, afinal times importantes já estão na briga), foram formadas 19 chaves de ida e volta. Dos vencedores, os 11 melhores no ranking vão direto para a terceira fase, enquanto os oito piores serão chaveados novamente, em ida e volta. A terceira fase tem cinco grupos de quatro times, com primeiros e segundos avançando para a fase final: dois grupos de cinco, onde os dois melhores de cada chave garantem vaga. Os terceiros se enfrentam e o vencedor pega o campeão da Oceania na repescagem.

América do Sul

Agora sim, o que interessa! O regulamento é simples e conhecido: turno e returno para os dez países. Quatro classificam e o quinto vai para a repescagem, dessa vez para enfrentar um time da Concacaf. Considerando a hegemonia brasileira e argentina, e um formato que elimina a chance de surpresas, restam duas vagas e meia. Quem deve ficar com elas?

Ainda que tenha evoluído muito, a Venezuela deve se contentar mais uma vez com uma briga com a Bolívia para fugir da lanterna. E deve conseguir, o que elimina mais duas equipes, sobrando seis. O Peru tem um ataque digno de disputar uma Copa, mas a defesa seria a mais vazada até mesmo no Campeonato Brasileiro. De qualquer forma, pode tirar pontos e, quem sabe, surpreender. Tirando os venezuelanos, que nunca disputaram um Mundial, os peruanos são os sul-americanos há mais tempo sem participar da Copa: desde 82, quando Cubillas despediu-se dos gramados.

A Colômbia, adversária do Brasil na estréia, teve a melhor defesa da última eliminatória, mas após o fracasso na Copa América o técnico Jorge Pinto promoveu uma reformulação no elenco. Melhor para Falcão Garcia, que vive boa fase no River. Ferreira, do Atlético-PR, também é conhecido da torcida brasileira e Rodallega possui certa rodagem. Ainda assim, os colombianos entram como azarões.

Por isso, a briga deve ficar entre os mesmos de sempre: o Paraguai conseguiu se livrar da sombra da geração de 98, mas os últimos resultados não são animadores. Entretanto, graças à falta de concorrência, deve ficar no mínimo com a quarta colocação. Desta forma, Equador, Uruguai e Chile brigam por duas vagas. O Chile vem renovado e deve aproveitar boa parte da equipe que foi bem no Mundial Sub-20. Muitos terão idade suficiente para serem titulares caso a equipe vá para a África. Sem Valdívia, suspenso (e que nem é tão unanimidade assim por lá), Marcelo Bielsa tem um bom plantel para brigar.

O Equador entra como favorito, apesar da péssima campanha na Copa América. Muitos jogadores atuam na Europa e o país consegue revelar bons talentos, mostrando que não foi apenas uma geração dourada, como o caso da Colômbia da década passada. E por fim, o indecifrável Uruguai, que ainda vive da síndrome do "agora vai". A saída de Recoba abre espaço para uma boa geração, que também apareceu bem no Mundial Sub-20. Aliados à experiência de jogadores como Forlan e Dario Rodriguez, podem levar a Celeste de volta à Copa.

Palpites das duas primeiras rodadas:
Uruguai 2x0 Bolívia
Argentina 3x1 Chile
Equador 2x1 Venezuela
Peru 1x1 Paraguai
Colômbia 0x2 Brasil

Venezuela 1x2 Argentina
Bolívia 1x1 Colômbia
Paraguai 2x1 Uruguai
Chile 3x1 Peru
Brasil 2x0 Equador

Palpite para a classificação:
Tudo bem, é um campeonato que dura dois anos, mas vamos lá: Brasil, Argentina, Paraguai e Equador. Uruguai e Chile devem brigar pela vaga na repescagem num duelo muito equilibrado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Brasil 2 a 0? Em Bogotá?

Está otimista, hein?

Maurício, adicionei o link do Jornalismo EC no Blog do Carlão.

Dê uma conferida.

Abraços!

Dassler Marques disse...

Você tem coragem de dizer que esses jogos da África são emocionantes? Hahaha. Seu brincalhão! Mais brincalhão que isso, só o regulamento da Ásia.

Fiz um preview da América do Sul, depois passa lá :)

[]'s
Dassler

Sidarta Martins disse...

fora brasil e argentina, não dá pra ver favoritos..

Arthur Virgílio disse...

Começo trágico da nossa seleção. Eu apontaria a Venezuela como candidata a uma vaga na Copa do Mundo. O time do País de Chavez provou na última Copa América que evoluiu bastante.

Marcelo Sant´Ana disse...

Eu acho que o Uruguai, desta vez, vai sem tanto sufoco.

Abraço.

http://www.blogdomarcelosantana.futebolbaiano.net

Anônimo disse...

O Brasil e a Venzuela fizeram com que você não acertasse os vitoriosos e os empatosos(nova palavra) Apostar na seleção do anão Dunga é fria!Abraço