terça-feira, 9 de outubro de 2007

Campeonato Alemão: balanço inicial


Desistindo de pedir desculpas pela falta de atualização e de visitas aos amigos, passo a contentar-me com esporádicas postagens, vez que o tempo não me tem sido amigo. Tanto é verdade que, muito atrasado, faço aqui um balanço do Campeonato Alemão após seis rodadas (lembrando que já chegamos à nona, mas a divisão fica assim para um melhor acompanhamento fase a fase). A análise recai sobre os seis principais times do país, aqueles que acompanho mais de perto em virtude de um trabalho paralelo realizado. Lembrando que, em parênteses, aparece a campanha da equipe na Bundesliga e, em maiúscula, o melhor jogador do time no período, vamos às observações:

BAYERN DE MUNIQUE (1º, 14 PG – 4V, 2E, 0D – 16GP, 3GC)

O Bayern iniciou a temporada cercado de expectativas – e atendeu a cada uma delas. Ottmar Hitzfeld fez muito bem ao aproveitar os amistosos pré-temporada e a Copa da Liga para encontrar a forma ideal de jogo e conseguiu: um surpreendente 4-2-2-2 à brasileira, com Zé Roberto jogando ao lado de van Bommel na primeira linha do meio-campo. Hitzfeld provou também que Luca Toni e Klose podem sim jogar juntos (ambos marcaram 12 dos 25 gols do time, quase 50%) e consertou a defesa, ponto fraco do ano passado. E de quebra, Ribéry foi eleito o jogador do mês de setembro na Alemanha. Resultado: quatro vitórias, dois empates contra adversários diretos e a liderança tranqüila da Bundesliga.

Foram bem: RIBÉRY, Klose, Toni e Altintop.
Foram mal: Schweinsteiger, Podolski

SCHALKE 04 (5º, 10PG – 2V, 4E, 0D – 12GP, 6GC)

A grande dúvida que pairava sobre o Schalke no início da temporada era se o time conseguiria sobreviver agora que Lincoln, o dono da equipe nos últimos anos, deixou Gelsenkirchen. O croata Rakitic, contratado para ser o substituto, até que tem tido um desempenho razoável. Mirko Slomka escala a equipe no tradicional 4-3-1-2 alemão, com um losango no meio-campo e a defesa vai bem, ainda que sofra muitos gols no segundo tempo. O ataque começou arrasador, mas tem produzido pouco nas últimas rodadas.

Foram bem: BORDON, Ernst, Rafinha e Rakitic
Foram mal: Asamoah, Lövekrands e Altintop

HAMBURGO (6º, 10PG – 3V, 1E, 2D – 6GP, 5GC)

O Hamburgo fez contratações interessantes para apagar o péssimo desempenho da temporada passada. Boateng chegou para compor a defesa, que é o ponto forte do time: sofreu apenas cinco gols, graças às performances de Rost e Mathijsen (Kompany vinha bem, mas se contundiu). Apesar de jogar com dois pontas, um centroavante enfiado e van der Vaart na armação, o ataque tem sido econômico: fez apenas seis gols. Até por isso, o recém-contratado Zidan perdeu a vaga para Guerrero.

Foram bem: Jarolim, Rost, VAN DER VAART, Mathijsen.
Foram mal: Zidan, Trochowski, Olic

WERDER BREMEN (8º, 10PG – 3V, 1E, 2D – 9GP, 11GC)

O Werder Bremen é o time mais irregular deste início de temporada. Pode tanto fazer uma apresentação impecável como quando goleou o Stuttgart por 4 a 1, como pode também jogar da maneira horrível que jogou na derrota para o Borussia Dortmund por 3 a 0. Tanta irregularidade passa por um único problema: desfalques. Quase meio time titular permanece no estaleiro: Frings, Baumman e Carlos Alberto juntaram-se a Borowski, Klasnic e Wome, que ainda não jogaram nesta temporada. Thomas Schaaf não encontrou o substituto de Klose e Diego, ainda que continue bem, não consegue resolver tudo sozinho.

Foram bem: DIEGO, Sanogo, Hugo Almeida
Foram mal: Wiese, Mertesacker, Pasanen, Vranjes

BORUSSIA DORTMUND (9º, 9PG – 3V, 0E, 3D – 11GP, 10GC)

O Borussia montou um elenco compacto, afinal não disputa nenhuma competição européia esta temporada. Kovac chegou para o lugar de Metzelder, mas perdeu a vaga para Brzenska após o time sofrer sete gols nas duas primeiras rodadas. Sem Frei, machucado, e com a saída de Smolarek, Thomas Doll teve que se contentar com Petric e Klimowicz no ataque. Ziegler chegou, jogou algumas partidas no gol, mas Weidenfeller já recuperou a titularidade. É por essas e outras indefinições que o time está exatamente no meio da tabela.

Foram bem: KRINGE, Dede, Petric e Weidenfeller
Foram mal: Ziegler, Kovac e Valdez

STUTTGART (13º, 7PG – 2V, 1E, 3D – 8GP, 10GC)

O Stuttgart mudou pouco da temporada passada, e a falta de reforços cobrou seu preço logo nas primeiras rodadas. Schäfer falhou em alguns lances e deixou a torcida morrendo de saudades de Hildebrand. Além disso, o meio-campo caiu muito de produção após a lesão de Hitzlsperger. Outro lesionado, Mario Gomez não voltou bem e nem Bastürk, nem Ewerthon, justificaram o investimento. Armin Veh não consegue definir um titular para a lateral-esquerda e o time como um todo está bem abaixo do desempenho de 2006/07.

Foram bem: HILBERT, Pardo, Khedira, Hitzlsperger (antes da lesão)
Foram mal: Schäfer, Cacau, Fernando Meira e Ewerthon.

4 comentários:

Arthur Virgílio disse...

A falta de atualização frequente também vem sendo um problema no meu blog, mas somos insistentes e tentaremos voltar a atualizar os espaços com frequencia. Sobre o campeonato alemão, acredito que o Bayer Munique seja o grande favorito pelo alto investimento realizado.

Anônimo disse...

O Bayern de Munique vai dar muito trabalho essa temporada, não so no alemão mas em todos os campeonatos que disputar!Zé Roberto está comendo a bola!Abração

Marcelinho disse...

Pena que que o Bayern não dispute a Liga dos Campeões.

abraço

Ricky_cord disse...

O Bayern tem um grande plantel. Ribéry é excelente, bem como Toni e Klose. Registo também com agrado as boas exibições do Hugo Almeida, mal aproveitado pelo Porto.