Estreia perfeita faz de Isco substituto natural de David Silva no Valencia
Publicado no Olheiros
Os inúmeros problemas administrativos fizeram com que o Valencia deixasse de bater de frente com Barcelona e Real Madrid nas últimas temporadas da Liga. Apoiada inteiramente na sua dupla de Davids, a equipe de Mestalla finalmente cedeu aos assédios e negociou Villa e Silva, ainda mais valorizados após a conquista da Copa do Mundo, aliviando um pouco os cofres, combalidos pelo projeto do novo estádio. Entretanto, sem seus dois pilares, a torcida Che teme pelo futuro. A resposta, porém, pode vir da própria cantera valenciana: comparado a David Silva, Isco é uma estrela pronta para brilhar.
Nesta quinta, o meia estreou pela equipe profissional em jogos oficiais, na partida de volta da segunda fase da Copa do Rei, contra o Logroñés. Os visitantes assustaram ao abrir o placar nos minutos iniciais, mas com uma primeira etapa iluminada, Isco marcou dois golaços e comandou a vitória por 4 a 1: primeiro, dominou na área, girou em cima do zagueiro e chutou forte; depois, uma pintura, driblando quatro defensores enquanto entrava na área e finalizava rasteiro. Quando substituído, foi aplaudido de pé pela torcida.
Francisco Román Alarcón Suarez nasceu em 21 de abril de 1992 em Málaga, e após jogar em equipes da região e na seleção da Andaluzia, desembarcou em Valencia em 2006. Após um período de adaptação complicado, em que chegou a ser escalado até na lateral direita e por pouco não abandonou o clube para voltar pra casa, tem se destacado nas categorias de base até chegar ao time B, o Valencia Mestalla, que disputa a quarta divisão espanhola.
Já relativamente conhecido internacionalmente, Isco apresentou-se no Mundial Sub-17 do ano passado, na Nigéria, em que envergou a camisa 10, marcou três gols e liderou o time de Gines Melendez ao terceiro lugar. Na atual campanha das eliminatórias do Europeu Sub-19, também é um dos artilheiros, com quatro gols em três partidas – a Espanha teve a melhor campanha da primeira fase, e aguarda o sorteio dos grupos do Elite Round. Também em 2009, Isco foi eleito o melhor jogador na conquista do COTIF – Torneio Internacional Sub-20 de L’Alcudia pelo Valencia.
Tamanho faro de gol, mesmo sendo meia e não atacante, mostra as qualidades e características do garoto: com enorme talento individual, é o típico jogador espanhol que conduz a bola sempre procurando passá-la e fazê-la rodar, aparecendo constantemente na área adversária. Some-se a isso seu porte físico peculiar – estatura abaixo da média, pernas levemente arqueadas e de forte musculatura, conferindo-lhe um centro de gravidade mais baixo – e terá um atleta que pode jogar tanto ditando o ritmo da partida quanto arrancando com velocidade e explosão.
Obviamente, por ter apenas 18 anos ainda tem muito a melhorar, como por exemplo a finalização à curta distância e a potência de seu chute, mas a diferença para muitos garotos de sua idade é que ele demonstra claramente possuir potencial para isso. A forma como se porta em campo já rendeu muitas comparações com o próprio David Silva, às quais responde com lisonja, mas admite ainda estar muito longe.
Por tudo isso, e pela grande prestação em sua estreia, Isco já demonstrou que se encontra mais do que preparado para fazer parte de vez do elenco principal – e, porque não, ganhar muitos minutos de experiência com a equipe. O ambiente é bastante favorável: os resultados não têm aparecido a contento e Unai Emery não encontrou o titular para a meia em seu 4-2-3-1, exatamente a posição de Isco (Mata não rendeu fora da ponta e “Chori” Dominguez não convence).
A julgar pelo desempenho contra o Logroñés, o garoto andaluz pode até ter, em breve, a companhia de Paco Alcácer, atacante com histórico proeminente nas seleções de base espanholas e que também estreou entre os profissionais na Copa do Rei. Aduriz e Soldado não têm tido jornadas muito esperadas na linha de frente e a temporada tem cara de transição para os morcegos laranjas.
Já com interesse declarado em fazer história no clube – “estou aqui há quatro anos, me identifico com Valencia e me sinto flho da cidade”, Isco tem tudo para se firmar como um ídolo da torcida. Mais que isso, é aposta sólida para substituir à altura, e para já, a dupla David Silva e Villa, e dar sequência ao legado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário