sábado, 13 de novembro de 2010

Físico de David, potência de Golias


Estreia perfeita faz de Isco substituto natural de David Silva no Valencia

Publicado no Olheiros

Os inúmeros problemas administrativos fizeram com que o Valencia deixasse de bater de frente com Barcelona e Real Madrid nas últimas temporadas da Liga. Apoiada inteiramente na sua dupla de Davids, a equipe de Mestalla finalmente cedeu aos assédios e negociou Villa e Silva, ainda mais valorizados após a conquista da Copa do Mundo, aliviando um pouco os cofres, combalidos pelo projeto do novo estádio. Entretanto, sem seus dois pilares, a torcida Che teme pelo futuro. A resposta, porém, pode vir da própria cantera valenciana: comparado a David Silva, Isco é uma estrela pronta para brilhar.

Nesta quinta, o meia estreou pela equipe profissional em jogos oficiais, na partida de volta da segunda fase da Copa do Rei, contra o Logroñés. Os visitantes assustaram ao abrir o placar nos minutos iniciais, mas com uma primeira etapa iluminada, Isco marcou dois golaços e comandou a vitória por 4 a 1: primeiro, dominou na área, girou em cima do zagueiro e chutou forte; depois, uma pintura, driblando quatro defensores enquanto entrava na área e finalizava rasteiro. Quando substituído, foi aplaudido de pé pela torcida.

Francisco Román Alarcón Suarez nasceu em 21 de abril de 1992 em Málaga, e após jogar em equipes da região e na seleção da Andaluzia, desembarcou em Valencia em 2006. Após um período de adaptação complicado, em que chegou a ser escalado até na lateral direita e por pouco não abandonou o clube para voltar pra casa, tem se destacado nas categorias de base até chegar ao time B, o Valencia Mestalla, que disputa a quarta divisão espanhola.

Já relativamente conhecido internacionalmente, Isco apresentou-se no Mundial Sub-17 do ano passado, na Nigéria, em que envergou a camisa 10, marcou três gols e liderou o time de Gines Melendez ao terceiro lugar. Na atual campanha das eliminatórias do Europeu Sub-19, também é um dos artilheiros, com quatro gols em três partidas – a Espanha teve a melhor campanha da primeira fase, e aguarda o sorteio dos grupos do Elite Round. Também em 2009, Isco foi eleito o melhor jogador na conquista do COTIF – Torneio Internacional Sub-20 de L’Alcudia pelo Valencia.

Tamanho faro de gol, mesmo sendo meia e não atacante, mostra as qualidades e características do garoto: com enorme talento individual, é o típico jogador espanhol que conduz a bola sempre procurando passá-la e fazê-la rodar, aparecendo constantemente na área adversária. Some-se a isso seu porte físico peculiar – estatura abaixo da média, pernas levemente arqueadas e de forte musculatura, conferindo-lhe um centro de gravidade mais baixo – e terá um atleta que pode jogar tanto ditando o ritmo da partida quanto arrancando com velocidade e explosão.

Obviamente, por ter apenas 18 anos ainda tem muito a melhorar, como por exemplo a finalização à curta distância e a potência de seu chute, mas a diferença para muitos garotos de sua idade é que ele demonstra claramente possuir potencial para isso. A forma como se porta em campo já rendeu muitas comparações com o próprio David Silva, às quais responde com lisonja, mas admite ainda estar muito longe.

Por tudo isso, e pela grande prestação em sua estreia, Isco já demonstrou que se encontra mais do que preparado para fazer parte de vez do elenco principal – e, porque não, ganhar muitos minutos de experiência com a equipe. O ambiente é bastante favorável: os resultados não têm aparecido a contento e Unai Emery não encontrou o titular para a meia em seu 4-2-3-1, exatamente a posição de Isco (Mata não rendeu fora da ponta e “Chori” Dominguez não convence).

A julgar pelo desempenho contra o Logroñés, o garoto andaluz pode até ter, em breve, a companhia de Paco Alcácer, atacante com histórico proeminente nas seleções de base espanholas e que também estreou entre os profissionais na Copa do Rei. Aduriz e Soldado não têm tido jornadas muito esperadas na linha de frente e a temporada tem cara de transição para os morcegos laranjas.

Já com interesse declarado em fazer história no clube – “estou aqui há quatro anos, me identifico com Valencia e me sinto flho da cidade”, Isco tem tudo para se firmar como um ídolo da torcida. Mais que isso, é aposta sólida para substituir à altura, e para já, a dupla David Silva e Villa, e dar sequência ao legado.

Nenhum comentário: