terça-feira, 9 de novembro de 2010

Goiás – o fiel da balança do Brasileirão

Nos últimos anos, tabela fez equipe decidir campeões e rebaixados


Serra Dourada: palco de festas pelo título e desespero por rebaixamentos

Lutando contra o rebaixamento em uma temporada turbulenta desde o seu início, o Goiás pode ser, pelo quinto ano consecutivo, um fator determinante na luta pelo título ou descenso do Campeonato Brasileiro. A quatro rodadas do fim, o esmeraldino precisa de um pequeno milagre para escapar da queda, que não ocorre desde 1998. No caminho, enfrenta dois postulantes diretos ao título – e como nos últimos anos, pode ajudar a definir o campeão.

Na próxima rodada, o time goiano viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, atual líder e favorito pela tabela: joga fora de casa contra os descompromissados São Paulo e Palmeiras, que não se importariam de perder para prejudicar o rival Corinthians, como já declarado até mesmo por membros das duas equipes, e recebe o Guarani, possivelmente já rebaixado, na última rodada. Não à toa, o jogo deste final de semana é considerado por muitos nas Laranjeiras como o mais difícil para o Flu na reta final, já que o Goiás precisa reagir neste exato momento para ainda sonhar com a permanência.

Finalmente, o jogo que pode decidir tudo: Goiás x Corinthians, no Serra Dourada, na 38ª rodada. Se chegar ainda com chances de escapar do descenso, o time goiano certamente dificultará a vida do Corinthians, que não tem tabela fácil: confronto direto contra o Cruzeiro na próxima rodada, viagem até a Bahia para pegar o Vitória, que também luta para não cair, e um jogo em casa menos complicado com o Vasco.

Para chegar à ultima rodada com chances de se livrar do rebaixamento, o Goiás precisa necessariamente pontuar contra o Fluminense, o que deixaria Corinthians e Cruzeiro ainda na disputa – e colocaria o Timão na liderança, caso vença ou empate no jogo do próximo sábado.

Nesta etapa do campeonato, já começam a surgir os boatos de mala branca ou mala preta, de times oferecendo um incentivo financeiro a outros descompromissados no campeonato. Contudo, o Goiás tem sim muito interesse, e exatamente por isso deve fazer jogos emocionantes contra Flu e Corinthians.

E tem sido assim nos últimos anos, com o Goiás sempre aparecendo no caminho dos postulantes ao título nas rodadas finais. Para os supersticiosos, melhor para Flu e Corinthians, que ainda enfrentam o time goiano, já que nos últimos anos o campeão sempre pegou o esmeraldino na reta decisiva. Confira como foi nos campeonatos anteriores:

2009

Nas últimas sete rodadas, sem aspirações no campeonato (terminou em nono), o Goiás enfrentou quatro candidatos ao título: perdeu para o Palmeiras por 4 a 0 na 32ª rodada e para o Atlético-MG por 3 a 2 na 33ª, deixando as duas equipes ainda com esperanças.

Na 36ª rodada, arrancou um empate no Rio com o Flamengo, que poderia ter colocado o São Paulo com a mão na taça – mas o tricolor perdeu para o Botafogo, que lutava contra o rebaixamento, por 3 a 2.

Finalmente, enfrentou o São Paulo, àquela altura com 62 pontos contra 61 do Flamengo, na rodada seguinte. Venceu por 4 a 2 num jogo emocionante e, com a vitória sobre o Corinthians por 2 a 0, o Flamengo assumiu a ponta para ser campeão.

2008

Em 2008, Goiás também terminou numa posição intermediária – oitavo – e já não brigava por nada nas rodadas finais. Na 33ª, o Cruzeiro ainda estava na disputa, um ponto atrás dos líderes Grêmio e São Paulo. Mas o Goiás venceu por 3 a 0 no Serra Dourada, com dois gols de Paulo Baier, e tirou o time mineiro da disputa. Na última rodada, recebeu o São Paulo sob suspeita de manipulação de resultado, já que se vencesse o tricolor paulista, bastava ao gaúcho uma vitória para ser campeão. Com isso, o árbitro Wagner Tardelli foi substituído por Jaílson Macedo de Freitas. Resultado: o Grêmio venceu o Atlético-MG, mas o Goiás perdeu por 1 a 0 no jogo do título são-paulino.

2006

Em 2006, o São Paulo conquistou o título com tranquilidade, nove pontos à frente do Internacional. Mas nas rodadas finais, lá estava o Goiás no caminho do futuro campeão: na 35ª rodada, o time goiano ainda sonhava com a Libertadores, e recebia o São Paulo, enquanto o Inter jogava no Beira-Rio contra o quase rebaixado Fortaleza. Era a chance de ouro para reduzir a vantagem são-paulina a quatro pontos.

O Inter ganhou, mas o São Paulo também, com gols de Mineiro e Fabão, e ficou a apenas uma vitória do título, que viria na rodada seguinte. Ironicamente, o Goiás era o adversário exatamente do Colorado na última rodada, no Beira-Rio: com o campeonato decidido, vitória goiana por 4 a 1, sobre um Internacional reserva, já que os titulares se preparavam para o Mundial Interclubes. Se os resultados tivessem se invertido – vitória do Goiás sobre o São Paulo e do Inter sobre o Goiás, a diferença teria ficado em apenas três pontos.

2005

No turbulento campeonato dos jogos anulados e remarcados por conta do escândalo do apito, o Goiás recebeu o Corinthians no Serra Dourada na última rodada, com uma vantagem corintiana de três pontos sobre o vice-líder Internacional. As duas equipes tinham jogos difíceis: o Goiás precisava assegurar a terceira colocação e a vaga na Libertadores, e o Inter visitava o Coritiba, que lutava contra o rebaixamento.

Para ser campeão, bastava ao Corinthians um empate, mas em um belo jogo o Goiás venceu por 3 a 2. Restava então ao Internacional vencer o Coritiba de goleada para tirar a diferença de saldo, mas acabou derrotado por 1 a 0. O Coxa acabou caindo mesmo assim, o Corinthians sagrou-se tetracampeão e o Inter reclamou demais do pênalti marcado no confronto direto, a duas rodadas do fim.

Goiás, Corinthians e rebaixamento: uma história em capítulos

Além de ajudar a definir os campeões, em duas oportunidades o Goiás esteve no caminho do Corinthians quando o Timão lutava contra o rebaixamento. Em cada uma delas, o final foi diferente para o torcedor alvinegro:

1997

Num dos jogos mais marcados pelas acusações de mala preta (torcedores do esmeraldino chegaram a protestar, pedindo o dinheiro do ingresso de volta ao final do jogo), o Goiás, que com 48 pontos apenas cumpriria tabela na última rodada, recebia um Corinthians desesperado pela vitória. Era a primeira vez que o Timão sofria ameaça real de rebaixamento, e as chances eram reais: se perdesse o jogo e Cricíuma ou Bahia, que jogavam em casa, vencessem, o descenso estaria concretizado.

No final, deu tudo certo: Célio Silva e Mirandinha marcaram os gols da vitória corintiana, que nem teve tanto drama assim: Criciúma e Bahia empataram seus jogos e acabaram rebaixados. Melhor para o Timão, que montou a base da equipe bicampeã brasileira de 1998 e 1999.

2007

A três rodadas do fim, Goiás e Corinthians brigavam ponto a ponto contra o rebaixamento e se enfrentariam no Serra Dourada num jogo de vida ou morte. A partida terminou empatada em 1 a 1, mas somente graças ao goleiro Felipe, que defendeu um pênalti de Paulo Baier. Com o empate, as duas equipes permaneceram próximas, o Corinthians com 43 pontos, ainda fora do Z-4, e o Goiás com 42.

Na rodada seguinte, o Corinthians jogava em casa contra um Vasco sem pretensões. Foi um jogo nervoso, em que a equipe errou demais e pagou o preço, perdendo por 1 a 0. Mas o Goiás também havia perdido, de 4 a 1 para o Atlético-MG, e a esperança continuava viva. Mas na rodada decisiva, o Corinthians empatou fora de casa com o Grêmio e o Goiás venceu o Internacional, rebaixando o Timão.

Nenhum comentário: