quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Oferecendo mala branca, Corinthians esquece participação em rebaixamentos do Guarani



Um milhão, dois milhões de reais, acordo para empréstimo de jogadores em 2011. Independente do valor ou do que for combinado, o incentivo corintiano chegará a Campinas para que o Guarani, já rebaixado, dificulte ao máximo a vida do Fluminense na última rodada do campeonato brasileiro.

Entretanto, o que muitos bugrinos não lembram e a maioria dos corintianos quer esquecer para que a oferta seja aceita é que o Corinthians teve participação importante em dois rebaixamentos recentes do Guarani.

Em 2006, o campeonato paulista era disputado em turno único, com pontos corridos. A três rodadas do fim, o Corinthians já estava longe da briga pelo título e apenas cumpria tabela, focado na Libertadores – ocupava a sexta colocação, dez pontos atrás do líder e futuro campeão Santos. O Guarani, por sua vez, agonizava na 16ª posição, brigando ponto a ponto com a Portuguesa Santista para escapar da degola. Caso vencesse, ficaria muito próximo da permanência. O jogo no Pacaembu teve um Corinthians misto, mas mesmo assim por pouco o Timão não venceu: Goeber marcou o gol do empate bugrino aos 47 do segundo tempo. A partida terminou 2 a 2 e, com os dois pontos a mais dessa vitória que não veio, o Guarani teria escapado (veja no vídeo abaixo).



A situação foi semelhante em 2009, em que ambos se enfrentaram também a três rodadas do fim. O empate sem gols no Brinco de Ouro praticamente sacramentou a sexta queda bugrina em oito anos, já que o time precisava vencer as três partidas restantes – acabou perdendo para Mirassol e Bragantino e ficou com 14 pontos, a cinco de escapar. Contudo, desta vez a “ajuda” corintiana não poderia acontecer de fato, já que o time ainda brigava para se classificar às semifinais. Ainda assim, se tivesse acontecido, o ponto a menos não faria falta ao Corinthians, que se classificaria em terceiro da mesma forma, para então ser campeão.

Na década de 90, duas memórias tristes para o torcedor bugrino envolvendo o Corinthians: em 1999, na melhor campanha em brasileiros desde o título de 1978, o Guarani foi eliminado nas quartas de final pelo alvinegro: empate sem gols no Brinco, vitória corintiana por 2 a 0 no Morumbi no segundo jogo (com expulsão de André Gomes no segundo tempo) e empate em 1 a 1 na terceira partida, também na capital.

E no Paulista de 1997, conquistado pelo Timão, uma das maiores goleadas sofridas pelo Guarani em toda sua história: 8 a 2, pela segunda fase, com gols de Henrique, Túlio (2), Mirandinha (2), Marcelinho (2) e André – Nenê e Gallo descontaram. (veja os gols no vídeo abaixo)




Rivalidade e falta de ajuda anterior à parte, a situação financeira do Guarani indica que o incentivo para o jogo deste domingo será muito bem aceito no Brinco de Ouro.

Nenhum comentário: