terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ranking Olheiros - Dezembro 2010

Campeão brasileiro sub-20, Cruzeiro é maior pontuador do ano e diminui vantagem do Inter

Publicado no Olheiros.net

A conquista do bicampeonato do Brasileiro Sub-20 fez o Cruzeiro diminuir a vantagem do líder Internacional e se consolidar na segunda posição do Ranking Olheiros das categorias de base. Na última e mais completa atualização do ano, o tradicional ranking só não teve uma redução maior na margem colorada devido ao título conquistado pelo Inter na Copa Sub-23, uma das novidades desta edição, que conta também com doze campeonatos estaduais, a inclusão da SC Cup Sub-16 e mudanças profundas no Top 10.


>>> Veja como está o Ranking após a nova atualização




Cruzeiro: o melhor de 2010

Com o encerramento de todas as competições nacionais de base no ano, é possível contabilizar também os maiores pontuadores de 2010. Neste quesito, o Cruzeiro sai como o grande vencedor do ano, somando 173 pontos no total graças às conquistas do Brasileiro Sub-20, da Copa Promissão e da Dallas Cup, além do vice-campeonato mineiro júnior e das boas campanhas na Copa São Paulo e na Taça Belo Horizonte. A Raposa foi a única equipe, além do Palmeiras, a pontuar nas três principais competições de base do ano (Copa SP, Taça BH e Brasileiro Sub-20).

Vendo sua vantagem ligeiramente diminuída (de 145 para 126 pontos), o Internacional continua alcançando ótimos resultados. Em 2010, foram mais 130 pontos somados, graças aos títulos na Copa Sub-23, Copa Brasil Sub-17 e Copa Santiago.

Em seguida, uma dupla alviverde que se recuperou e deu o que falar: Coritiba (108) e Palmeiras (107) acumularam diversos resultados expressivos e entraram de vez no Top 10. O Coxa foi campeão da Taça BH e vice estadual, enquanto o Verdão ficou com o vice do Brasileiro Sub-20 e do Paulista Sub-20, além de ter caído nas semifinais da Copa São Paulo. Vasco, Vitória (ambos com 95), Grêmio (91), Juventude (90), Corinthians (87) e Atlético-MG (75) fecham a lista dos dez maiores pontuadores no ano.

Vale lembrar que os pontos consideram apenas os que foram acumulados em 2010, e não os de anos anteriores, que sofreram depreciação em virtude de novas edições realizadas.

Mudanças no Top 10

Com tantas competições acontecendo no fechamento do ano, era esperado que houvesse uma movimentação intensa de posições no Top 10 do Ranking Olheiros das categorias de base, o que acabou se comprovando: nada de novo nos quatro primeiros, mas a partir daí as novidades são muitas. Com a conquista do estadual júnior e as idas à semifinal da Copa Sub-23 e às quartas do Brasileiro Sub-20, o Atlético-MG voltou à quinta colocação, ultrapassando o Fluminense que ficou para trás: o tricolor teve um ano ruim nas principais categorias e caiu para o oitavo lugar.

Quem se aproveitou disso foi o Corinthians, vice-campeão da Copa Sub-23, que também subiu uma posição. O Vitória, que aparecia em novo, chegou ao sétimo lugar graças à boa campanha no Brasileiro Sub-20. O Coritiba permaneceu na décima colocação, mas o Palmeiras aparece como o novo integrante da lista, chegando à nona colocação. Foram 49 pontos acumulados desde a última atualização, em setembro.

Por outro lado, quem mais perdeu com a atualização foi o Santos, que teve depreciados os pontos do título paulista sub-20 do ano passado. Apesar do vice da Copa São Paulo, o Peixe foi mal na Taça BH, no Brasileiro Sub-20 e na Copa Sub-23, caindo sete posições e perdendo espaço.

Novidades: Copa Sub-23 e SC Cup Sub-16

Mais duas competições se juntam ao Ranking Olheiros das categorias de base a partir desta atualização de dezembro. A recém-inaugurada Copa Sub-23 já é incluída em sua primeira edição, dada a relevância dos clubes participantes e a renovação da atenção dada pelos clubes à categoria, até pouco tempo esquecida, e a SC Cup Sub-16, disputada desde 1998, entra no Ranking por ser uma das principais competições da categoria no país.

Quem mais lucrou com essas inclusões foi o Inter, campeão da Copa Sub-23 e semifinalista da SC Cup. O Colorado também somou pontos pelo vice do ano passado no torneio sub-16, que tem as pontuações desde 2008 computadas para o geral. Grêmio, campeão deste ano, e Atlético-PR, duas vezes semifinalista, também acresceram pontos preciosos. Corinthians, Atlético-MG e Vasco, outros semifinalistas da Copa Sub-23, não pontuaram na SC.

Estaduais: estreantes e sobe e desce

Como acontece em todas as atualizações, os campeonatos estaduais são a principal fonte de novidades e mudanças no Ranking Olheiros das categorias de base. O encerramento de nada menos que doze deles (quase a metade de todo o país) promove muitas alterações. A maior delas foi a escalada da Ponte Preta, que graças à boa participação no Paulista Sub-20, em que parou nas semifinais, somou 20 pontos, galgou incríveis 74 postos e chegou ao 47º lugar.

Quem também subiu bem graças ao Paulista foi a Portuguesa, campeã de 2010, que somou 40 pontos e subiu 22 posições, ficando exatamente em 22ª. Outros a subirem bastante graças aos estaduais foram o Joinville (terceiro colocado no Catarinense Junior, 20 pontos, 34 posições até o 41º lugar) e o Botafogo-PB (campeão paraibano junior, 20 pontos, 37 posições até o 57º lugar).

Por outro lado, houve quem não repetiu em 2010 os feitos recentes e acabou ultrapassado. Além de alguns clubes que deixaram de figurar no Ranking por não pontuarem desde 2007 (ano a partir do qual os pontos são zerados), outros caíram vertiginosamente, como o Marília, do Maranhão, que perdeu os pontos do título maranhense de 2007, ficou com apenas 7 no total e despencou 54 posições, aparecendo em 112º lugar. Também caíram bastante Paraná Clube (35 posições, até o 67º lugar), Piauí (35 posições, até o 112º lugar) e Engenheiro Beltrão-PR (19 posições, até o 65º lugar).

Os estaduais proporcionaram ainda dez estreias no Ranking: os campeões Izabelense (PA), Guarany (PB), Buriti (TO), Fluminense (PI), Ji-Paraná (RO), Juventude (MA), Roraima (RR) e Sete de Setembro (MS), além de Cascavel, semifinalista no Paranaense Junior, e Contagem, quarto colocado no Mineiro da categoria.

Sempre vale o lembrete: trata-se de um levantamento estatístico realizado para analisar exclusivamente o desempenho recente dos clubes nas principais competições amadoras do país, sem a pretensão de avaliar qual tem de fato a melhor infraestrutura ou capacidade de revelar talentos em sua base. Ainda assim, acreditamos que o Ranking fornece um panorama bastante preciso da realidade sub-15 a sub-20 no Brasil.

Para outras explicações, como o critério utilizado para chegarmos ao resultado final e a relação completa dos pontos acumulados por equipe a cada competição, visite nossas páginas adicionais do Ranking.

Nenhum comentário: