sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Brasil x Argentina – números do clássico


O maior clássico mundial de seleções chega à sua edição 94, quando a Argentina de Maradona precisa vencer o Brasil de Dunga para não depender da repescagem. Confira alguns números do grande jogo deste sábado:

93 – O número de partidas realizadas entre as duas equipes. O equilíbrio é grande: o Brasil venceu 35, a Argentina 34 e houve 24 empates. No número de gols marcados, entretanto, os hermanos lideram: 149 a 145.

13 – O número de jogadores dos dois países convocados para este confronto que atuam na Europa pelos mesmos clubes: Lionel Messi e Daniel Alves (Barcelona); Tevez e Robinho (Manchester City); Fernando Gago e Kaká (Real Madrid); Javier Mascherano e Lucas (Liverpool). A Internazionale é a campeã: Lúcio, Júlio Cesar e Maicon são companheiros de Diego Milito e Javier Zanetti.

9 – O número de vezes que Maradona e Dunga se encontraram enquanto jogadores, sendo três pelas seleções e seis com seus clubes. O técnico argentino venceu seis, empatou uma e perdeu apenas duas.

8 – No sábado completa-se exatamente oito anos do primeiro jogo entre as duas seleções por uma Eliminatória de Copa. Na mesma data, em 2001, a equipe de Marcelo Bielsa bateu o time de um então questionado Luiz Felipe Scolari por 2 a 1. No mesmo dia, oito anos antes, em 1993, a Argentina sofreu a maior derrota em casa de sua história: 5 a 0 para a Colômbia, a única derrota da albiceleste em casa até hoje pelas Eliminatórias.

7 – O número somado de títulos da Copa do Mundo das duas equipes. O Brasil tem larga vantagem: cinco contra dois.

2 – Até aqui, foram dois jogos entre Argentina e Brasil na cidade de Rosario. O primeiro, na Copa America de 1975, com vitória brasileira por 1 a 0. Na outra, jogo de Copa do Mundo: 0 a 0 no Mundial de 78.

1 – Nos últimos doze anos, a Argentina jogou apenas uma partida fora do Monumental de Nuñez. Foi em 16 de novembro de 1997, no empate em 1 a 1 com a Colômbia em La Bombonera. Foi a estreia de Juan Roman Riquelme's pela seleção principal, treinada à época por Daniel Passarella.

Um comentário:

James disse...

A lot of people loves traveling but some doesn't have any place where they could stay when they travel to Argentina.


Hostels in Mendoza