quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ranking Olheiros das categorias de base - Setembro 2009


Quem possui a melhor categoria de base do Brasil? Desde o início de 2009, esta pergunta finalmente tem uma resposta. Em uma iniciativa pioneira, o Ranking Olheiros traçou um panorama dos principais campeonatos de base e quebrou paradigmas. Agora, apresenta sua terceira atualização, compilando os resultados de junho a agosto. Torneios importantes como Taça BH, Manchester United Premier Cup, Milk Cup e vários estaduais foram somados para sabermos quem tem feito o trabalho de casa nos últimos meses.

O maior pontuador do período foi o Atlético-MG, que com a conquista da Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, uma das três principais competições do calendário do ranking, somou 50 pontos e voltou ao Top 10, assumindo a sétima colocação. Com a participação ruim em 2009 e a desvalorização das pontuações anteriores, o Corinthians perdeu terreno e foi ultrapassado também pelo Santos, que pela primeira vez nos últimos três anos chegou às quartas-de-final.

Dos dez primeiros da edição anterior do Ranking, apenas o Corinthians não chegou ao menos às oitavas da Taça BH. O Inter, vice-campeão, ampliou sua liderança, já que Cruzeiro e São Paulo sequer alcançaram as semifinais. Ainda assim, esta atualização aumentou a vantagem dos quatro primeiros (Inter, Cruzeiro, São Paulo e Grêmio) para os demais, em um cenário que dificilmente mudará até o final do ano.

A Taça BH foi responsável também por um dos cinco novos clubes que aparecem nesta edição: o Valério-MG, exatamente do grupo corintiano, foi às oitavas e somou cinco pontos. Os outros estreantes do ranking são o CSA, campeão alagoano sub-18, o Ferroviário, vice-campeão cearense sub-18, e dois gaúchos: Cerâmica, vice-campeão júnior, e Garibaldi, semifinalista.

O fraco desempenho no estadual deste ano, aliás, fez o Grêmio perder terreno frente ao São Paulo, que brilhou novamente em gramados ingleses para conquistar o bicampeonato da Manchester United Premier Cup. Com isso, o tricolor diminuiu a distância para o Cruzeiro, que só não foi ultrapassado graças ao vice-campeonato no Sub-15 de Londrina – derrota para o bicho-papão Internacional, quase 100 pontos à frente.

Os clubes que mais subiram no período são dois dos maiores do país, que apareciam em colocações mais do que modestas: o Botafogo subiu 20 posições, chegando ao ainda ruim 66º posto, enquanto o Palmeiras subiu 19, parando no 71º lugar. A pontuação somada foi pequena (10 para o Bota e 5 para o Verdão, ambos na Taça BH), mas como os dois estavam muito abaixo na tabela, conseguiram subir bastante. Por outro lado, Caxias e CRB caíram 27 lugares, graças à desvalorização de suas campanhas nos estaduais passados, somada ao fato de que nenhum dos dois repetiu o desempenho em 2009.

Outros destaques: o Bahia voltou aos 25 melhores com os cinco pontos da Taça BH; o Fortaleza, campeão cearense, somou 30 pontos e chegou à 18ª colocação, seguido de perto pelo Juventude, que novamente parou nas semifinais do Gaúcho de Juniores, o suficiente para anotar mais 20 pontos.

As outras modificações foram reflexo de desvalorização de pontuações anteriores, nos campeonatos terminados nos últimos meses. Vale lembrar que os times empatados em pontos aparecem todos na mesma colocação, relacionados em ordem alfabética.

Como o Ranking será permanentemente atualizado, a cada competição terminada, fique de olho nas informações sobre os campeonatos, que você só encontra no Olheiros. O Campeonato Brasileiro Sub-20 e a conclusão da maioria dos estaduais estão próximos, fechando com chave de ouro as competições de base em 2009. Você torce para o seu time ser campeão, revelar novos craques e chegar – ou permanecer – no topo.

Confira o ranking completo em
http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1439.

2 comentários:

Impasse Livre disse...

fala maurício, bem sacado post. mas, acredito que a revelação de jogadores tem que estar a frente das conquistas dos campeonatos das divisões de base. pois, assim o foco de se conquistar um troféu minimiza o objetivo maior que é ode ser revelar talentos para o profissional...abs,leandro

O autor disse...

Nunca é demais ressaltar a decadência de uma escola que já foi uma das melhores - senão a melhor . A escola de Campinas, que hoje em dia, em virtude das campanhas ruins que vêm fazendo Ponte e Bugre, não consegue mais revelar talentos como revelava com tanta facilidade no passado.
Hoje, as promessas estão surgindo mais em Minas...
Abraços