quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Solução e confirmação


O baile que transformou a classificação argentina no mais dramático tango garantiu o Brasil na Copa, mas não foi tão importante para Dunga e a sequência da seleção quanto a vitória de ontem sobre o Chile no mais modesto estádio em que o Brasil já atuou em terras tupiniquins.

Sem cinco titulares, Dunga teve (intencionalmente ou não) algumas confirmações na partida de ontem:

- O 4-2-3-1 é, até segunda ordem, o esquema da seleção brasileira. Em vez de mudar a estrutura da equipe, como fez em outras oportunidades, Dunga abriu Nilmar na esquerda, colocou Daniel Alves na direita e deixou Adriano isolado. É a forma como a equipe tem jogado, e jogado bem, que é o mais importante.

- André Santos firmou-se como titular da lateral-esquerda. Isso é bom? Não se pode dizer ainda. Ele não tem tanta função tática como tinha no Corinthians, até porque fica mais preso para liberar o lado direito. Até e exatamente por isso, Fábio Aurélio deve sim ser testado.

- Daniel Alves e Maicon podem SIM jogar juntos. Ontem, atuaram das duas formas possíveis: primeiro, com D. Alves aberto pela direita, exatamente na função que Dunga busca o último titular: nem Elano, nem Ramires cravaram presença. Seria uma solução extraordinária para a escalação dos dois laterais. Ou ainda, com o jogador do Barcelona fazendo o lado esquerdo, como jogou nos minutos finais diante do Chile ou como tão bem entrou diante da África do Sul, na semifinal da Copa das Confederações.

- Miranda não barrou Juan, como boa parte da imprensa erroneamente falou. Miranda entrou pela direita, já que Luisão já joga pela esquerda. Juan, titularíssimo, não tem sua posição ameaçada se recuperar-se logo de contusão. Do contrário, o ex-cruzeirense pode assumir.

- Nilmar mostrou que merece vaga no time titular. Não pelos gols, mas pela movimentação e participação extremamente superior à de Robinho. Ele é veloz, oportunista e brigador. Só não tem a moral e a mídia que o ex-santista possui.

- Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves, Kaká e Robinho; Luís Fabíano. Se ninguém se machucar ou ter uma péssima temporada, deve ser essa a escalação brasileira na estreia da Copa. Mas Nilmar e Fábio Aurélio poderiam entrar.

2 comentários:

Luiz Paulo Knop disse...

Acho que André Santos vai ser o nome mesmo, Fábio Aurélio vinha em ótima fase mas mais uma vez se machucou... frequencia na carreira...
Nilmar tem que ser titular, ou melhor, Robinho não tem vaga nem no banco.
Juan é o titular da zaga (mas precisa se recuperar de vez dessas lesões) e o Miranda não tem nível de seleção, fez uma péssima partida para um jogo teoricamente de baixo nível. Luisão sim foi muito bem nos dois jogos.
Daniel Alves é a carta na manga, apesar de eu achar que ele é um dos melhores da seleção, gosto da idéia de usá-lo no segundo tempo, descansado, pois corre muito mais que todo mundo e vai pegar o adversário cansado.

Um abraço!
http://esporteresenha.blogspot.com

Leo Mattos disse...

O Elano é o titular pela direita e deve começar assim na copa. Ele desempenha uma função tática que o Ramires não faz e bate na bola parada melhor que o Daniel Alves. Este último deve ser o grande trunfo no banco, podendo entrar em 3 posições diferentes.