segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Brasileirão: 90%


Ainda que Juventude e São Paulo jogem apenas na quarta, o resultado em nada influirá na classificação do campeonato. Por isso, fazemos já nossa última análise antes do final do campeonato.

O São Paulo, que sofria de uma queda que tem sido natural para os líderes na reta final do campeonato desde 2003, garantiu sem problemas o pentacampeonato a quatro rodadas do fim. Pode, ainda, atingir o segundo melhor índice de aproveitamento (71,9%, contra 72,4% do Cruzeiro-03) e a maior diferença para o vice-campeão na história dos pontos corridos.

Vice-campeão que parecia definido, nas últimas análises. A série de sete derrotas do Cruzeiro só terminou neste final de semana, no confronto direto com o Flamengo, e o time chegou até a ficar de fora do G-4. A seqüência é razoável : Inter e Sport fora, América em casa. Com quatro pontos, pode ao menos salvar a Libertadores. O vice chegou perto do Santos, que venceu bem o Náutico fora de casa graças à subida de produção de Pedrinho. Mas a tabela é complicada e o time apenas empatou em casa com o Galo.

O Flamengo protagonizou uma ascensão que lembrou o Goiás de 2004. A derrota para o Cruzeiro foi a primeira após quatro vitórias consecutivas, que colocaram o time na briga por uma antes impensável vaga na Libertadores. Souza fez gols importantes, Ibson tem jogado muito bem e a dupla de alas formada por Juan e Leonardo Moura é a melhor do Brasil. Como está numa curva ascendente, o Flamengo é favorito, hoje, a ficar com uma das vagas, deixando a briga pela restante para Cruzeiro e Palmeiras.

Palmeiras que pode pagar caro pelas derrotas que sofreu em casa para times ameaçados pelo rebaixamento: Sport no primeiro turno, Juventude agora. A outra derrota para o Sport poderia ter sido evitada, mas fato é que, nas últimas rodadas, o time teve um desempenho superior ao apresentado no restante do campeonato. As duas derrotas mostram o quanto o time é irregular, como a maioria. Até por isso, continua na briga.

Três derrotas em quatro jogos deixaram o Grêmio distante da vaga. O time subiu de produção no segundo turno, mas a dificuldade em fazer pontos fora de casa pesou. Botafogo e Atlético-PR ainda sonham, mas o Fogão não sabe se é o time que goleou o Cruzeiro ou o que empatou com Juventude e América; e o Furacão, ainda que tenha renascido com a chegada de Ney Franco, reagiu tarde demais.

Inter e Figueirense também apresentaram uma oscilação muito grande. O Colorado teve a excelente estréia de Nilmar, mas perdeu para o Paraná e empatou em casa com o Sport. Já o Figueira surpreendeu e venceu Santos e Grêmio, afastando o perigo de rebaixamento. Vasco e Sport, ainda que não tenham tido desempenhos muito bons, não devem se assustar mais com o rebaixamento, assim como o Atlético-MG, que tem tabela muito tranquila: pega Goiás e Juventude em casa. O Vasco, aliás, poderá ser o fiel da balança para o Timão: enfrenta o Corinthians na penúltima rodada, e o Paraná na última.

Perdendo fôlego, o Náutico chegou a sonhar com a Sulamericana, mas três derrotas fazem com que Roberto Fernandes se dê por satisfeito com a manutenção do time na primeira divisão. Uma vitória sobre o América e um empate diante do Figueirense devem bastar, já que na última rodada o Flamengo - provavelmente ainda sonhando - será um adversário duríssimo.

Finalmente, Corinthians, Goiás e Paraná brigam para escapar do rebaixamento. O Paraná precisará se superar, já que tem uma tabela complicada: Botafogo fora, Santos em casa e Vasco fora. Deve cair. Aos dois restantes, a próxima rodada marca um confronto direto no Serra Dourada. É o jogo do ano para o Corinthians e uma derrota pode significar o rebaixamento para ambos. Impossível de se prever.

Quem mais subiu: Flamengo (de 9° para 4°, 9 pontos em 12)
Quem mais caiu: Vasco (de 7° para 12°, 4 pontos em 12) e Sport (de 8° a 13°, 4 pontos em 12)
Destaques das últimas quatro rodadas: Finazzi (quatro gols em quatro jogos), Pedrinho e Souza.

2 comentários:

Sidarta Martins disse...

O bom do Vasco é que o Eurico Miranda nunca se envolve em confusão.

Abraços,

Anônimo disse...

Vamos mengão a Libertadores nos espera!Abraço