quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O penta no penta

77, 86, 91, 06 e 07. O São Paulo fez a quina e é o primeiro pentacampeão brasileiro sem contestação - afinal tem muita gente que ainda não reconhece o penta flamenguista, especialmente a CBF.

Para quem ainda defende o argumento retrógrado de que o campeonato brasileiro é o mais equilibrado do mundo, de que "todo ano pelo menos dez equipes disputam o título", uma definição célebre de Mauro Beting acaba com a discussão: a cada ano, o campeonato brasileiro parece ser mais uma disputa entre vinte times para evitar o rebaixamento que, eventualmente, é vencida por quem errar menos. Fica a lição para dirigentes perpétuos, que mesmo sabendo que seus clubes não têm condição de serem campeões, inflamam seus discursos para agradar a torcida.

Digo isto porque o time atual do São Paulo é inferior ao de 2006 e, enquanto aquele terminou o campeonato nove pontos à frente do vice e garantiu o título a duas rodadas do fim, este já abre 15 e foi campeão com quatro jogos de antecedência. Não desmereço o time são-paulino, afinal em 2007 a defesa sofreu 19 gols a menos que no ano passado. Mas é fato que nunca uma conquista parece ter sido tão fácil.

Assim, acaba a história de que "o Brasil tem vários times grandes". Com a quinta estrela, o São Paulo sacramenta o que já era: o maior time do Brasil. O mais vencedor. O mais rico. O penta no país do penta. Uma hegemonia que, a julgar pelos adversários, só tende a crescer.

3 comentários:

Marcelo Sant´Ana disse...

Quando surgiu os pontos corridos, apostei com alguns amigos que o São Paulo ia levar metade dos títulos até 2010.

E que, a partir de 2010, a gente não teria mais que cinco clubes grandes.

Como acontece na Europa, onde as potências se alternam nos títulos e, a cada era pinta um clube "momento".

Os estaduais não vão sustentar tanta paixão como décadas atrás.

O São Paulo já levou dois de cinco.

E eu vou levar um padrão completo de outro tricolor lá na frente.

Abraço

http://www.blogdomarcelosantana.futebolbaiano.net

Arthur Virgílio disse...

Se as outras equipes do Brasil não se estrutarem e também não se profissionalizarem, o São Paulo será uma espécie de Lyon, pois conquistará vários títulos nacionais consecutivos.

A briga melhor ficará por conta do rebaixamento e pelas vagas na Libertadores.

Anônimo disse...

A continuar nessa toada, o São Paulo tem tudo para se tornar o Bayern de Munique do Brasil: um time que vai invariavelmente ser campeão nacional, com uma ou outra zebra.

Meu lado torcedor não se incomodaria nada com isso!

Abraços.