segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Brasileirão 2010: 50%

Parece que não, mas já chegamos ao final do primeiro turno do Brasileirão 2010. O campeonato em ano de Copa e com pausa no meio do trajeto parece que ainda não "pegou", mas como os anos anteriores têm mostrado, a emoção começa de fato agora no returno, com os elencos fechados, cada equipe sabendo o que busca de fato e confrontos diretos em cada rodada.

Vamos, então, a uma análise das últimas três rodadas, passando por todo o primeiro turno e tentando vislumbrar o que pode acontecer - por mais imprevisível que este campeonato seja - no segundo.

Destaques (rodadas 17 a 19): Grande fase de Elias, do Atlético-GO, recuperação do Atlético-PR e série invicta do Vasco

Perebas: Falhas de Fernando Henrique e defesa do Goiás, que sofreu 10 gols em três jogos

A principal constatação desta reta final de primeiro turno é que o Fluminense não é tão imbatível quanto se pensava. Com apenas uma vitória em seis jogos e a primeira derrota desde a terceira rodada, o time de Muricy Ramalho ainda está na ponta, mas pode perdê-la, bem como o título simbólico de campeão do turno, porque o Corinthians tem um jogo a menos em virtude de seu centenário e, se vencer, ficará dois pontos a frente.

Centenário que pareceu fazer bem ao Timão: após altos e baixos nas últimas semanas, duas vitórias em casa, uma delas num convincente 5 a 1 sobre o Goiás, que fizeram deste Corinthians o melhor mandante da história dos pontos corridos até aqui - foram dez vitórias em dez jogos. A única ameaça continua sendo mesmo o fraco desempenho fora de casa.


Talvez uma das histórias mais curiosas deste Brasileirão seja a de Internacional e Santos, que ao contrário de campeões passados de Copa do Brasil e Libertadores, não abriram mão do segundo semestre e parecem firmes na briga pelo título. Sem Ganso, o Peixe parece mais suscetível a turbulências que o Inter de Celso Roth, mas a incógnita que paira sobre o Colorado é se haverá saídas e se Roth continuará sendo Roth, e cairá de produção no segundo semestre - isso sem contar uma possível pressão da diretoria por priorizar a preparação para o Mundial, promovendo rodízios no elenco.

Elevador do Brasileirão

Se tem gente que sobe, obviamente tem gente que desce. O Botafogo é a grande surpresa positiva deste campeonato, porque Joel mostrou que o time não era somente Loco Abreu e suas bolas aéreas, graças à velocidade que Jobson e Maicosuel trouxeram à equipe, que tem sido imbatível no Engenhão. Quem também vem bem é o Cruzeiro de Cuca, que encontrou em Montillo o camisa 10 que procurava há tempos e, com uma formação sólida e finalmente resolvendo os problemas da defesa, parece crescer no momento certo, similar ao que ocorreu com o Flamengo em 2009.

Também em ascendência está o Atlético-PR, que somou treze de quinze pontos nas últimas rodadas e, de preocupado com o rebaixamento, sonha com mais. Contudo, o Furacão ainda não parece estável assim como seu vizinho de tabela, o Vasco, que tem a maior série invicta do campeonato após a derrota do Fluminense, mas ainda empata demais, recua em demasia quando tem a vantagem e depende demais das boas atuações de Fernando Prass, o melhor goleiro do campeonato. O Guarani, que chegou à turma da Libertadores nas primeiras rodadas e há pouco tempo rondou a zona de rebaixamento, conseguiu duas viradas em casa sobre Fla e Flu e se estabilizou no meio da tabela.

Por outro lado, o Ceará começou a cair, e de invicto em casa e melhor defesa, sofreu a primeira derrota no Castelão e não vence há quatro jogos, caindo para o 11º lugar. Também em queda livre vem o Avaí, que depois de uma boa sequência com Antônio Lopes, somou apenas um ponto em cinco jogos e preocupa seu torcedor.

Dupla instabilidade e turma do fundão

Não adianta: acabou um turno inteiro e São Paulo e Palmeiras não se emendam. A dupla vizinha de treinamento não consegue engatar uma série de bons resultados e permanece nas posições intermediárias. O Verdão parecia que ia engrenar com vitória sobre o Galo no Mineirão e empate com o Flu no Maracanã, mas a derrota no Pacaembu de virada para o Cruzeiro fez Felipão fechar a cara e o time estacionar na 12ª colocação. O Tricolor, por sua vez, vai adquirindo um pouco mais a cara de Baresi, e já não perde há quatro jogos, mas tamanha era a má fase que apesar disso, está apenas na décima posição.

Finalmente, a turma do fundão permanece a mesma: Vitória, Flamengo e Grêmio brigam para ver quem entra na zona de rebaixamento no lugar de Atlético-MG, Atlético-GO, Goiás e Grêmio Prudente. O Fla que acaba de estrear sua dupla de ataque "importada", tem uma peculiaridade: é o time do jogo sem graça, já que possui a melhor defesa, mas o pior ataque. Já foram três 0 a 0 e oito 1 a 0, a favor ou contra. De toda a turma, quem parece melhor no momento é o Grêmio, que começa a reagir com Renato Gaúcho, e o Atlético-GO, que graças a Juninho e Elias deixou a lanterna e está a três pontos de sair do G menos 4 pela primeira vez desde a terceira rodada.

Libertadores e rebaixamento

Na briga pela Libertadores, o desempenho do primeiro turno é imprescindível: em 2009, dos quatro que estavam na zona da Libertadores, apenas dois se classificaram ao final do campeonato - Inter e São Paulo confirmaram a campanha, mas Palmeiras e Goiás caíram de produção. Em 2008, foram os quatro - Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo.

Neste ano, a briga é maior, uma vez que Santos e Internacional, já garantidos, estão nas primeiras posições, "abrindo" vagas para equipes com pontuações mais baixas. Por isso, no momento, Botafogo e Cruzeiro, com 31 pontos, estariam classificados.

Já na parte de baixo da tabela, é bom Atlético-MG, Atlético-GO, Grêmio Prudente e principalmente Goiás ficarem de olho. No ano passado, dos quatro que estavam no G menos 4 ao final do primeiro turno, apenas o Fluminense escapou da degola, e graças a uma reação inédita. Em 2008, dois que estavam na zona de rebaixamento caíram (Vasco - 17º, 19 pontos - e Ipatinga - 20º, 16).

Além disso, outra estatística que preocupa o esmeraldino goiano: nos últimos quatro anos, quem tinha a pior defesa ao final do primeiro turno não escapou da queda - basta conferir os números abaixo.

19ª rodada

Melhor ataque
2010: Corinthians (34)
2009: Barueri (38)
2008: São Paulo (33)
2007: Cruzeiro (40)
2006: Paraná (33)

Melhor defesa
2010: Ceará, Flamengo (15)
2009: Palmeiras (17)
2008: Grêmio (12)
2007: São Paulo (7)
2006: Santos (17)

Pior ataque
2010: Flamengo (14)
2009: Cruzeiro (18)
2008: Atlético-PR (17)
2007: América-RN (16)
2006: Flamengo (16)

Pior defesa
2010: Goiás (37)
2009: Náutico e Sport (37)
2008: Portuguesa e Vasco (39)
2007: América-RN (42)
2006: Ponte Preta (39)

Gols e média
2010: 464 (2,46 em 188)
2009: 545 (2,91 em 187)
2008: 519 (2,73)
2007: 520 (2,81)
2006: 502 (2,64)

Artilheiros
2010: Elias (Atllético-GO) e Bruno César (Corinthians) - 9 gols
2009: Adriano (Flamengo) - 10 gols
2008: Alex Mineiro (Palmeiras) e Kléber Pereira (Santos) - 11 gols
2007: Josiel (Paraná) - 12 gols
2006: Dodô (Botafogo) - 9 gols

Série de vitórias atual: Atlético-PR, Corinthians, Cruzeiro, São Paulo (2)
Série invicta atual: Vasco (11)
Série de derrotas atual: Goiás (6)
Série sem vencer: Goiás (12)

Nenhum comentário: