sábado, 25 de setembro de 2010

Mainz que uma zebra

Com técnico jovem e garotos como Holtby e Schürrle, Mainz 05 é bola da vez na Alemanha

Publicado no Olheiros

Impulsionado por dois jovens jogadores que têm encantado a torcida, o líder do Campeonato Alemão entra em campo na manhã deste sábado para defender a ponta diante de um dos principais postulantes à primeira posição. Sim, estamos falando do Bayern de Munique, mas como o segundo sujeito desta frase. O duelo no Allianz Arena colocará os bávaros frente aos líderes isolados, inéditos e com 100% de aproveitamento desta Bundesliga: o Mainz 05.

Comandado por um técnico jovem e por atletas que despontam no país, o clube da pequena cidade às margens do Rio Reno surge como sensação não só na Alemanha, mas também em todo o continente europeu neste início de temporada graças a Lewis Holtby e André Schürrle, que vêm ofuscando até mesmo Thomas Müller e Tony Kroos nos noticiários.

Considerado um daqueles times pequenos que oscilam entre a segunda e a primeira divisão, o Mainz 05 retornou à Bundesliga na temporada passada e fez ótima figura para seu porte, terminando na nona colocação. Para muitos, a troca de treinador ainda na pré-temporada foi fundamental para o sucesso: saiu o norueguês Jorn Andersen, que havia conquistado o acesso, e assumiu Thomas Tuchel, então treinador das bases, que dirigia o sub-19 do clube. Tuchel, de apenas 37 anos, coordenou a base do Stuttgart entre 2000 e 2005, conquistando o campeonato alemão sub-19 em seu último ano por lá. Além disso, participou ativamente da formação de jovens como Khedira, Tasci e Gentner.

Com tanta experiência com as bases apesar da pouca idade para treinador, o alemão de Krumbach decidiu apostar em garotos que buscavam uma oportunidade e teve respaldo da diretoria. Das 14 transferências realizadas durante a janela, nenhum jogador tinha mais de 27 anos e quatro tinham menos de 20. Destaque para Lewis Holtby, meia atacante de 20 anos recém-completos e emprestado pelo Schalke, que já havia feito bastante barulho pelas seleções de base alemãs.

Sem espaço no Azuis Reais (assim como aconteceu com Özil), Holtby – que já havia sido emprestado no primeiro semestre, ao Bochum – chegou com status de capitão da seleção sub-21 e logo foi escalado como armador por Tuchel em seu 4-3-1-2, que rendeu vitórias convincentes sobre Stuttgart (2x0), Wolfsburg (4x3) e Kaiserslautern (2x1) nas rodadas iniciais. O camisa 18 anotou uma assistência por partida e foi fundamental para que a equipe vermelha assumisse a liderança da Bundesliga pela primeira vez em sua história de 105 anos.

Nas duas partidas seguintes, Tuchel decidiu alterar a forma de jogo: contra um Werder Bremen desfalcado, o 4-3-2-1 deu mais poder de marcação e valeu o triunfo por 2 a 0 em pleno Weserstadion. Já na terça-feira contra o Colônia, com Holtby poupado, a equipe jogou mais solta num 4-2-3-1. Entretanto, foi necessária a intervenção do meia, que entrou apenas no segundo tempo, para aparecerem os gols. Bastaram 26 minutos em campo para ele marcar duas vezes e garantir a incrível quinta vitória em cinco jogos, um dos melhores inícios de temporada da história recente da Bundesliga. Com tanto cartaz, até mesmo Fabio Capello está sendo aconselhado a convocar o jogador para a seleção principal da Inglaterra, já que seu pai é inglês – perguntado, o garoto não descartou a possibilidade.

Mas não é só de Holtby que vive o Mainz. Fruto das categorias de base dos Nullfünfer, André Schürle tem feito valer para os gramados alemães o famoso ditado brasileiro “em se plantando, tudo dá”. O atacante de 1,84m e 19 anos também foi campeão alemão sub-19 no ano passado sob o comando de Tuchel, e ganhou a oportunidade do treinador para mostrar serviço. Contra Wolfsburg, Kaiserslautern e Werder Bremen, saiu do banco para marcar gols decisivos, e já deverá ser titular ante o Bayern.

Para os mais desavisados, Schürrle não é tão cara nova assim: na temporada passada, atuou em 25 partidas e somou cinco gols e três assistências, passando a ser constantemente convocado para a seleção sub-19. Veloz, de bom posicionamento e habilidoso, não é apenas um matador caneludo. Já no início do campeonato, seu destino está traçado – foi contratado na semana passada pelo mesmo Schalke 04 que emprestou Holtby, pelo valor de 4 milhões de euros, e irá mudar de casa ao término da Bundesliga.

Outro jovem que chegou por empréstimo é Marcel Risse, 19 anos, também meia atacante oriundo do Bayer Leverkusen após um ano emprestado ao Nuremberg. Campeão europeu sub-19 em 2008 com a seleção alemã, Risse estreou contra o Werder e foi o homem do jogo, marcando um gol e dando passe para outro, mostrando que pode brigar por um lugar na equipe.

Finalmente, até mesmo Eugen Polanski, volante de 24 anos que havia surgido muito bem no Borussia Mönchengladbach mas que decepcionou em sua passagem pelo Getafe, parece estar readquirindo a boa forma no Stadion am Bruchweg. O cão de guarda do meio-campo tem demonstrado vitalidade e inteligência no auxílio a uma defesa bastante experiente, vazada apenas quatro vezes e melhor do torneio até aqui.

Por mais que seja derrotado pelo Bayern neste sábado e perca a liderança, o Mainz mostra neste início de temporada que é possível, sim, colher resultados apostando em jogadores jovens. Importante lembrar, sem dúvida, que a defesa é toda composta por atletas acima dos 30 anos e tal experiência dá mais tranquilidade aos meninos. Ainda assim, já dá para o torcedor almejar muito mais do Mainz em 2010/11.

Nenhum comentário: