segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Brasileirão 2007: análise de público do primeiro turno

Publico, conforme prometido e ainda que atrasado, um panorama do público do campeonato brasileiro no primeiro turno. Deixo claro que os números podem variar de acordo com determinadas fontes, mas o levantamento foi feito com base nos borderôs oficiais divulgados no site da CBF. Por isso, os públicos registrados foram os pagantes, ainda que em praticamente todos os jogos houvesse mais gente no estádio. Clássicos não foram computados como jogos neutros, pois possuem sim um mando e foram registrados para os devidos mandantes. Mas, vamos aos números.

Nos 187 jogos realizados, foi registrado um público de 2.546.187 torcedores, uma média de 13.616 pessoas por jogos. Se não considerarmos na contagem as duas partidas que tivemos com portões fechados (São Paulo 2x0 Goiás, na primeira rodada e Botafogo 3x1 Juventude, na 14ª rodada), a média sobe para 13.763. De acordo com o site da CBF, no ano passado a média foi de 12.401 por jogo. Um aumento de 9,7%.

A rodada com mais público foi exatamente a última, com 173.868, média de 17.387. O diferencial foram quatro partidas com a promoção "Torcer faz bem", onde a troca de produtos por ingresso fez comparecerem, no mínimo 23 mil pessoas em cada jogo. A pior rodada foi a 14ª, com público de 80.576 e média de 8.058. O jogo do Botafogo, com portões fechados, pode ter influenciado. Entretanto, apenas três dos outros nove jogos teve público superior a 10 mil pessoas, e o maior foi de 13 mil no Estádio dos Aflitos.

Curiosamente, uma mesma rodada apresentou o melhor e o pior público do primeiro turno. O clássico Fla-Flu, ainda que realizado em data diferente da do restante da rodada, levou 49.828 torcedores ao Maracanã. Já o empate entre Juventude e Náutico foi acompanhado por 2.086 testemunhas. Confira abaixo os dez melhores e piores públicos do primeiro turno:
O Flamengo é o time que mais aparece na lista dos melhores públicos, em três jogos: um como mandante, outro como visitante e outro em um jogo neutro. Entretanto, de acordo com o critério adotado, entra como visitante e o público vai todo para o Fluminense. Nos piores, Paraná e Santos aparecem em quatro jogos (dois como mandantes e dois como visitantes). Juventude e América-RN aparecem três vezes.

Clubes

Entre os clubes, o Sport é o que apresenta melhores números totais e de média, seguido de perto pelo Cruzeiro. De fato, os dois rankings são muito parecidos. A única diferença significativa é o Flamengo, que tem a terceira melhor média mas é apenas o 12º no público acumulado, por ter ainda três jogos a realizar. O Fluminense foi beneficiado pelo público do Fla-Flu. Corinthians, Grêmio e Botafogo alcançaram bons números em determinado momento do campeonato, mas as campanhas irregulares afastaram o público.

São Paulo e Inter, líderes de público e renda no ano passado, não apresentam o mesmo desempenho. A torcida gaúcha acompanha a oscilação do time e os são-paulinos são taxados de torcida de final: só vão ao estádio quando o time está perto de conquistar o título. O Atlético-MG não vê o fenômeno de público do ano passado, na série B, se repetir, ao passo que o Palmeiras, com o veiculado "fantasma" do Parque Antárctica, afastou também a sempre presente torcida do Palestra.

Não surpreende a lanterna segurada pelo Juventude, que no ano passado só havia levado mais torcida que o São Caetano. A má campanha do time de Caxias do Sul faz a média do ano passado se repetir. O Santos também não tem empolgado e o Atlético-PR, normalmente com bons números, também vê sua torcida sumir perante a má campanha.

Confira os rankings de público por time:

6 comentários:

Anônimo disse...

Belo resumo, e o meu Fla fará agora 5 partidas seguidas em casa e com certeza o publico aumentará!Abração

Lucas Meneses disse...

Show de bola Maurício!!

Dois destaques:

*Sport: merece ficar entre os dez primeiros!
:D

*Juventude: só não merece ser o último porque o América-RN tem um time muito fraco... que decepção de torcida a do Juventude!
____________

Abraços Maurício!

Marcelo Sant´Ana disse...

A dupla Ba-Vi está voltando.
Tomara que nao refuge...
Abraço
http://blogdomarcelosantana.blogspot.com

Anônimo disse...

Defendendo um pouco o SP:

É, sim, torcida de final. Mas nem por isso deixa estádio vazio. Não teve nenhum jogo na lista dos dez piores públicos do primeiro turno.

Esse seu texto me será muito útil no meu texto comparativo entre Portugal e Brasil, que farei em algumas semanas (resolvi esperar umas rodadas para ter números mais concretos).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esporte Clube Bahia. Média de público 29,7 mil por jogo, na terceira divisão. Alguém pode explicar porque este clube é tão amado? A média do Flamengo não chega nem perto.