segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A África é logo ali

Começou neste final de semana a Copa do Mundo 2010, com três goleadas em quatro partidas. Isso mesmo! É que os Jogos do Pacífico Sul, que acontecem em Samoa Americana, servem como fase inicial das eliminatórias da Oceania para o Mundial da África do Sul. E os favoritos (se é que eles existem em um estágio como esse) cumpriram seu papel.

As Ilhas Salomão, do desconhecido técnico brasileiro Airton Andrioli, confirmaram a fama de potência ascendente na região e aplicaram um sonoro 12 a 1 sobre os donos da casa, últimos colocados do ranking da FIFA (os mesmos que levaram 31 a 0 da Austrália nas eliminatórias para 2002). Não que isso seja grande coisa: nas eliminatórias para a Copa de 2006, os salomões (?) surpreenderam a Nova Zelândia (meu Deus!) e chegaram à final do continente contra a Austrália. As derrotas de APENAS 2x1 e 7x0 para os Socceroos foi comemorada com muito abacaxi, água de côco e luaus intermináveis. De qualquer forma, os olheiros do mundo do futebol já prestam atenção em Commins Menapi, artilheiro do jogo com quatro gols.

Já as Ilhas Fiji foram mais incisivas: 16x0 sobre Tuvalu, um arquipélago que consegue a proeza de ser um dos poucos territórios do mundo a não ser filiado à FIFA, somente à OFC. Os jogos contra os tuvaluanos (?), portanto, não contam para as eliminatórias.

Surpreendente mesmo foi a vitória da Nova Caledônia sobre o Taiti, por 1 a 0, gol do capitão Pierre Wajoka. É a primeira vez que a ex-colônia francesa disputa as eliminatórias e já conseguiu uma vitória, por isso olho neles! Por fim, Vanuatu fez 4 a 0 em Samoa, cujos jogadores foram acusados de 'chinelinhos' pela torcida. Ainda faltam as estréias das Ilhas Cook e de Tonga, por isso emoção não vai faltar.

Regulamento

A briga é grande para ver quem vai perder para a Nova Zelândia na final continental (se bem que para 2006 os All Whites ficaram atrás das Ilhas Salomão). Dez equipes foram divididas em dois grupos de cinco e jogam entre si em turno único, com todos os jogos acontecendo em Samoa Americana até a primeira semana de setembro.

Os dois primeiros de cada grupo avançam para as semifinais. Os vencedores disputam a final e se classificam para a fase seguinte. Os perdedores disputam a decisão de terceiro lugar para se juntar aos outros. Daí, estes três melhores mais a Nova Zelândia disputam um quadrangular ida e volta. O vencedor disputa (e provavelmente perde) uma vaga na Copa com o quinto colocado da eliminatória asiática.

2 comentários:

Anônimo disse...

Piada infame: as ilhas Fiji, que são mais que uma, têm vantagem sobre Tuvalu, que é só uma. Isso é injusto!

Marcelo Sant´Ana disse...

Manda Jaca Paladium, da TV Colosso, enviar matéria...
http://blogdomarcelosantana.blogspot.com