sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Sem surpresas


Sem essa de Artmedia, Thun ou Rapid Viena. Definidos os 32 participantes da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, pela primeira vez nos últimos anos não houve surpresas vindas da fase qualificatória. Todos os considerados favoritos do terceiro qualifying espantaram as zebras e conheceram seus adversários no sorteio desta quinta, em Mônaco.

O único resultado que poderia ser considerado surpresa é a eliminação do Ajax frente ao Sparta Praga, que vai disputar a fase de grupos pela primeira vez. Entretanto, se lembrarmos que no ano passado os holandeses caíram diante do København no mesmo estágio, a desclassificação tem seu peso reduzido.

Da mesma forma, equipes pouco tradicionais como Rosenborg, Steaua Bucareste e Besiktas fizeram o mínimo: eliminaram, respectivamente, Tampere, BATE e Zürich. Vamos a uma análise resumida dos grupos da temporada 2007/08:

Grupo A – Lucky odds
O Liverpool tem sido feliz nos últimos sorteios, e dessa vez não foi diferente. O grupo A não é dos mais difíceis e os Reds devem vencer a chave sem dificuldades. O Olympique perdeu um pouco da força da temporada passada com a saída de Ribéry e deve brigar com o Porto pela segunda vaga. Mas o Besiktas, que finalmente consegue chegar de novo à fase de grupos, pode arrancar pontos preciosos e surpreender.

Grupo B – Três para duas
O Chelsea conseguiu um grupo mais tranqüilo nesta temporada. O time de José Mourinho começou bem o campeonato local e não deve ter problemas para se classificar em primeiro. Valencia e Schalke devem brigar até a última rodada pela segunda vaga, e o saldo de gols conseguido em cima do Rosenborg pode ser fundamental.

Grupo C – Cadê eles?
E o Real Madri conseguiu escapar do Lyon! Se bem que, a julgar pelo início de temporada do hexacampeão francês, até que não seria má idéia. De qualquer forma, o Real é virtual favorito – isto porque muitas vezes complica o que parece fácil. Como não se sabe ao certo como se portará o novo time de Schuster, fica a incógnita. Também na teoria, o Werder Bremen seria o segundo colocado, mas o ataque da equipe não se encontra sem Klose. A Lazio suou para eliminar o Dínamo Bucareste, então não custa nada ao Olympiacos sonhar com uma vaga.

Grupo D – UCL ou Brasileirão?
Na temporada passada, o Milan passava por dificuldades e, talvez, sequer tivesse avançado às oitavas se não tivesse sido sorteado em um grupo tão fácil. Desta vez, o sorteio também foi generoso, mas nem precisava. O Celtic, que engrossou o caldo nas oitavas, não deve ser páreo, e vai brigar com Shaktar e Benfica pela segunda vaga – afinal todos estão praticamente no mesmo nível. Bastante equilíbrio no grupo mais brazuca da UCL – 15 brasileiro estarão em campo.

Grupo E – Grupo da morte, de novo?
Se existe uma equipe que não tem tido sorte nos sorteios, é o Barcelona. Os campeões de 2005/06 quase foram eliminados na primeira fase na temporada passada e agora enfrentam os campeões francês e alemão. Pior para o Rangers, que vai virar sparring. Pior também para Lyon ou Stuttgart, que teriam capacidade para ir mais longe. Mas um dos dois vai ficar de fora.

Grupo F – Vendetta!
Vez ou outra algum duelo histórico se repete na fase de grupos. Assim será Manchester e Roma nesta chave: os comandados de Spalletti têm sede de vingança. Parece difícil que Sporting e, principalmente, Dynamo de Kiev, tirem ingleses e italianos da fase seguinte.

Grupo G – Alguém vai sobrar
Um grupo interessante, com equipes que são fortes em seus campeonatos locais, mas que ainda carecem de um resultado expressivo na Europa. A Inter é candidata natural a uma das vagas, mas a dificuldade em apontar uma equipe mais fraca mostra o equilíbrio do grupo. Talvez por isso, esse sim seja o grupo da morte. Zico tem uma prova de fogo e a paciência dos turcos está acabando, mas o Fenerbahçe é, talvez, o menos qualificado.

Grupo H – Tudo definido?
O Grupo H precisa ainda da definição do duelo entre Sevilla e AEK, mas como os espanhóis venceram a primeira por 2 a 0, devem mesmo fazer, ao lado do Arsenal, a dupla forte da chave. Steaua Bucareste e Slavia Praga (o mais fraco dentre os 32) não devem complicar, mas isso não é garantia de fortes emoções para os torcedores dos Gunners – que ainda choram a saída de Henry.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Arsenal parece ter um caminho semelhante ao do Milan no começo da competição da última temporada. Um grupo fácil, no qual se duvida que haja uma possibilidade de desclassificação.

Olho no Sporting, que tem um time bem interessante e pode dar um certo calor em Manchester e Roma.

Quanto ao meu Olympique, a descrença de sempre...

Abraços!

Gerson Sicca disse...

Até q ficou bem distribuído. Não há um verdadeiro grupo da morte.
Ficou ruim para o sporting

Marcelo Sant´Ana disse...

Grupo difícil tem é na Série C, onde se enfrenta o desconhecido. hahaha

Mas a Liga promete!!!

http://blogdomarcelosantana.blogspot.com