segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Brasileirão: 60%


Hora de nossa primeira análise do Brasileirão neste segundo turno. Começamos a contar as rodadas faltantes, e estamos agora a 15 do final, podendo dizer com mais precisão quem briga pelo quê na reta final.

Por mais que ainda existam muitos pontos a disputar, o São Paulo vai sim ser pentacampeão brasileiro. A afirmação pode ser feita por verificarmos que o time da melhor defesa, que jogava feio, marcou 12 gols em três jogos e deu espetáculo na última rodada. A incrível média de 0,3 gols sofridos é apenas um número perto do que tem feito o time de Muricy, e mesmo que perca pontos na difícil seqüência que tem agora (Atlético-MG e Vasco fora e clássico contra o Santos), o time não deve se abalar.

Considerando isso, o Cruzeiro deixa de ser o "perseguidor" do São Paulo (ainda que deva continuar sendo chamado assim pela imprensa), porque não irá alcançar. A equipe mostrou ataque envolvente e não perde há nove rodadas. A última derrota? Justamente para o São Paulo.

O Vasco também vem invicto e vem bem, ainda que tenha mostrado certas dificuldades em alguns momentos e, principalmente, não consiga manter o rendimento fora de casa, coisa que São Paulo e Cruzeiro fazem bem. Até por isso, vai brigar mesmo até o fim por uma vaga na Libertadores.

O Botafogo confirma sua queda livre tendo conquistado apenas uma vitória nas sete últimas partidas. O moral da equipe é baixo e Cuca terá trabalho se quiser ficar entre os quatro primeiros - o que, neste momento, parece difícil de conseguir.

Digo isto principalmente pela ascensão nítida do Santos, que venceu seis das últimas oito partidas. E o mais importante: foram vitórias convicentes. O meio-campo está mais consistente e Kléber Pereira é o atacante que a torcida esperava desde o início do ano e Pedrinho tem jogado muito bem. Some-se a isso a permanência de Kléber, que não era esperada, e o Peixe tem tudo para juntar-se a São Paulo, Cruzeiro e Vasco como os representantes brasileiros na Libertadores de 2008.

O Palmeiras passa por uma seqüência muito difícil no campeonato, ao enfrentar São Paulo, Cruzeiro e Botafogo em um espaço de uma semana. As constantes reclamações sobre a arbitragem somadas à inconstância de um time que Caio Junior ainda não aprendeu a ter total controle fazem do Palmeiras uma equipe que oscilará na metade de cima da tabela até o final do campeonato.

E por falar em oscilação, cinco equipes têm trocado constantemente de posição entre si: Grêmio, Goiás, Sport, Internacional e Atlético-MG ocupavam a mesma faixa há quatro rodadas. Ganhando em casa e perdendo fora, esses times têm poucas aspirações no campeonato que não seja uma vaga na Sul-Americana para "salvar o ano". Pior para Grêmio e Inter, que no início do ano eram considerados candidatos ao título.

Da mesma forma, o Fluminense joga o campeonato despreocupadamente. Pode parecer discurso pronto, mas é fato que a equipe, já classificada para a Libertadores, tem jogado bem menos do que pode. Resta saber se interessa ou não classificar-se à Sul-Americana. Destaque para a dupla de Thiagos (Neves e Silva), que participam da maioria das jogadas da equipe.

O Corinthians é, talvez, a maior incógnita do campeonato. Isto porque não se sabe o que esperar de um interino que foi goleado pelo Atlético mas venceu um clássico. É uma aposta de alto risco. Tem, sim, capacidade para jogar mais e, ao menos, não ser ameaçado pelo rebaixamento. Mas qualquer coisa além disso seria uma surpresa para uma equipe sem um meia de ofício que depende de jogadas esporádicas.

Os times do Sul estão definitivamente...em baixa! Paraná e Figueirense permanecem rigorosamente iguais, mas estão uma posição abaixo do que estavam há quatro rodadas. São equipes sem criatividade e que não possuem muitas perspectivas no campeonato. Entretanto, a permanência não está garantida e uma natural acomodação poderia ser desastrosa, afinal a zona de rebaixamento não está totalmente definida e existem times melhores abaixo deles.

E esses dois times são, exatamente, Atlético-PR e Flamengo. O Furacão tinha ótimas expectativas, mas a vinda de Antônio Lopes foi desastrosa. Ney Franco tem uma boa oportunidade de mostrar do que é capaz, ao passo que Ramon mostra que, para o nível atual, ainda tem fuebol. Já o Flamengo conseguiu uma recuperação fundamental nas partidas que tinha a menos, mas ainda vê acesa a luz amarela. Principalmente porque os dois jogos que faltam são contra Cruzeiro e Vasco - duas pedreiras.

Quanto a Juventude, Náutico e América-RN, os gaúchos conseguiram duas vitórias seguidas pela primeira vez no campeonato, mas não parece ser suficiente. A recente subida do Timbu parece ter acabado, ainda que o time seja melhor que o do Juventude, por exemplo. E o Mecão só conta as rodadas: assim como o São Paulo, pode fazer história pela campanha - mas nesse caso, a pior dos pontos corridos.

5 comentários:

Sidarta Martins disse...

Ainda acho que ou o Timão ou o Framengo podem cair.

Abraços,

Dassler Marques disse...

Cacilda poio! Que texto gigante!
Destaco a vida difícil do SP nas próxs rodadas. Com 7 pontos nesses 9, fica bem na parada. Mais ainda né..

Agora, vou sair pq tenho serviço pra fazer e já enganei demais vendo futebol por hoje.

Hahahahha

abraço!

Anônimo disse...

Eu discordo do Sidarta acho que nenhum das maiores torcidas caem!Mas que estava precisando estava!Abraço

Anônimo disse...

O Atlético Paranaense, ao meu ver, se salvou da queda para a série B ao contratar o bom Ney Franco para o comando da equipe.

O São Paulo já demonstrou que será o primeiro pentacampeão brasileiro (depois de conversas com você e com o Alexandre, me convenci - depois você me chama de teimoso!).

Nesse campeonato de perde-ganha, dois times passam longe disso, atualmente: o São Paulo ganha-ganha e o América perde-perde.

Guilherme disse...

e a vaga do Grêmio na Sudamericana??? hauhauhaua... patético.

DÁ-LHE GRÊMIO!!!