segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Brasileirão: 70%


A segunda análise do returno do Brasileirão já tem ares de reta final: completada a 27ª rodada, faltam 11 jogos para o término do campeonato e a contagem regressiva de dez rodadas começa.

As últimas quatro jornadas do Brasileirão serviram para consolidar a regularidade de duas equipes: o São Paulo, que só vence, e o América-RN, que só perde. De fato, o Mecão ainda não está matematicamente rebaixado (o que pode acontecer em quatro rodadas), mas as possibilidades são remotíssimas. Com isso, sobram três vagas para a série B do ano que vem - e a disputa promete ser diríssima.

Tirando o América, o Goiás tem a pior campanha do segundo turno: quatro pontos em sete jogos fizeram com que Bonamigo fosse demitido, e Márcio Araújo já estreou mal. Os goianos parecem sem reação, ao contrário do Náutico, que venceu as quatro últimas partidas e se vê pela primeira vez em dez rodadas fora da zona de rebaixamento. O Juventude segue seu calvário e, a julgar pelo fraco desempenho dentro de casa e o pífio como visitante (seis pontos em treze jogos), deve acompanhar o Mecão. O Paraná Clube é outro que não vem bem no returno e já permanece entre os quatro piores.

O São Paulo venceu duas partidas importantíssimas, contra Vasco e Santos, e pode até ser campeão já daqui a cinco rodadas. Para isto, terá que superar mais uma seqüência complicada: Flamengo e Inter fora, além do clássico contra o Corinthians. Depois, a "decisão" contra o Cruzeiro.

E a Raposa vai bem, obrigado. O time amadureceu e tem desempenho parecido ao dos campeões dos anos anteriores (Santos/04, Corinthians/05 e São Paulo/06). Não fosse a versão paulista da "máquina tricolor", o time de Dorival Júnior - que conseguiu uma excelente vitória sobre o Vasco no Rio - chegaria tranquilamente ao bicampeonato.

A briga pela Libertadores segue aberta entre Grêmio, Palmeiras, Santos, Botafogo e Vasco. Os dois cariocas perderam força nas últimas rodadas (especialmente os cruzmaltinos, que têm ainda confrontos diretos contra Santos, Bota e Palmeiras). O Grêmio parece mais consistente no momento, mas as duas vagas restantes devem ser definidas apenas nas últimas rodadas.

O panorama de times como Internacional e Sport pouco se alterou: continuam uma campanha cheia de altos e baixos. O Atlético-PR, que chegou a sondar a zona de rebaixamento, se reergueu com Ney Franco e já aparece em 11º, mas o máximo que poderá fazer é garantir com segurança uma vaga na Sulamericana.

Sinal amarelo para Figueirense, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians: embora estejam acima de times como Juventude e Goiás, devem tomar cuidado por a diferença de pontos entre o Paraná (18º) e o Goiás (12º) é de apenas três pontos.

E para finalizar, um fato até certo ponto curioso: os oito times que não trocaram de técnico desde o início do campeonato são justamente...os oito primeiros. Coincidência? Resta saber se os times estão em cima porque os técnicos não caíram, OU os técnicos não caíram porque os times estão em cima. Ainda que sutilmente, há diferença. Voltamos em 20 dias com mais uma análise.

4 comentários:

André Rocha disse...

Sobre a troca de técnicos, acho que entra no papo do "Tostines": Eles permaneceram por bons resultados ou os resultados positivos são consequência da longa permanência? E as equipes que estavam no fundo do poço e se reergueram com a troca de comando, como o Náutico ou até o Flamengo, lanterna nas mãos de Ney Franco, que parece dar um jeito no Furacão? Abraço!

Anônimo disse...

Creio que os tecnicos de cima ainda não cairam porque não perderam, mas que faz diferença faz, isso quando se contrata bons tecnicos. Meu Flamengo não cai e ainda belisca uma vaga na Sul americana do ano que vem, pra mim caem America Juventude Figueirense e Parana, o titulo ja é tricolor!Abração

Gerson Sicca disse...

Boa análise. Pra mim o Grêmio vai para a libertadores. E o Cruzeiro, se manter o time, chega muito forte na competição continental. Tem tradição de time copeiro e deverá incomodar.

Dassler Marques disse...

Rapaz, esses resumos são sempre fabulosos! Cruzeiro não chegará no SP, mas espero que mantenha o time por mais um ano, pelo menos. Isso é bem difícil na Toca.

abraço!