sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Brasileirão: 40%


Com duas rodadas por semana, chegamos rápido a mais uma análise do Campeonato Brasileiro, a última antes do fim do primeiro turno. Em duas semanas, atingiremos a metade do torneio e algumas projeções podem ser feitas com mais propriedade - também porque a janela de transferências se fecha e os times definirão seus elencos para a reta final.

O Botafogo ainda é o líder, mas perdeu fôlego com a ausência de Dodô e está empatado com o São Paulo, com 31 pontos, mas com um jogo a menos. Na 12ª rodada, tinha quatro pontos de vantagem para o Goiás. O Vasco, ainda muito instável, conquistou sua segunda vitória fora de casa e é terceiro, ao lado do alviverde do Centro-Oeste, a cinco pontos dos líderes.

Os times que mais subiram na quinzena foram Vasco e Atlético-MG: ambos ascenderam cinco posições (Vasco de 8º para 3º e Galo de 14º para 9º). O Atlético respondeu bem à chegada de Leão, embora tenha sentido a saída do goleiro Diego. Mas o melhor time dessas quatro rodadas foi o São Paulo: quatro vitórias seguidas, igualando a marca recorde do campeonato que foi do Goiás. O ataque tricolor vai desencantando e marcou três gols em cada um dos últimos dois jogos, coisa rara até aqui.

Por outro lado, os que mais caíram foram Paraná e Sport: também cinco posições cada (Paraná de 5º para 9º e Sport de 9º para 14º). O Paraná ainda não se encontrou com Gilson Kleina, e com a saída de Josiel deve perder ainda mais força. E o Sport foi sacudido por uma goleada em casa para o Inter por 5 a 1, mas já mostrou que tem condições de melhorar quando, na última rodada, venceu o Palmeiras no Parque Antarctica por 2 a 1, de virada, e com um homem a menos.

Os times da zona de rebaixamento são os mesmos: Flamengo, Juventude, Náutico e América-RN. Nas últimas quatro rodadas, o América-RN fez três pontos, o Juventude quatro, o Flamengo também quatro (mas ficou uma rodada sem jogar) e o Náutico sete. Além do América, Corinthians e Atlético-PR também só marcaram três pontos e foram os piores pontuadores da quinzena.

Poucas conclusões podem ser tiradas ainda, mas Botafogo e São Paulo já se distanciam. Entretanto, por mais que o time carioca seja mais ofensivo e tenha um futebol mais vistoso, os paulistas é que parecem possuir mais regularidade - qualidade fundamental para se levar um título de pontos corridos. Na quarta-feira, ambos se enfrentam no Maracanã e o cenário fica interessante para a virada do turno.

Por mais clichê que seja, o campeonato continua embolado. A diferença entre o 5º e o 12º colocado é de apenas três pontos. Apenas Botafogo e São Paulo, numa ponta, e América-RN, na outra, se distanciam do restante do pelotão. Bom pra quem está embaixo, porque ainda há chance de recuperação, e não tão bom para que está em cima, pois terá de manter o nível durante muito tempo ainda.

4 comentários:

Dassler Marques disse...

já disse, sou fã desses posts.

e o Corinthians, tá invicto já fazem 4 jogos e está a 6 pontos da Libertadores

hahahaahhaha

abraço poio

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Cara, andei meio sumido...

Mas estou passando aqui para avisar que voltei com o Ergosblog!

Sobre o Brasileiro: o Botafogo terá a chance de mostrar, na quarta-feira, se possui cancha para ser campeão.

Abraço!

Anônimo disse...

Mauricio, parabéns pelo programa deste domingo (05/08), sobre o Rio Branco.
Pena, que na minha opinião o futebol do TIGRE DA PAULISTA, faz parte apenas do passado !!!
Um abraço e PARABÉNS mais uma vez !
Keller Stocco

Gerson Sicca disse...

Maurício, pra mim o São Paulo é o único time com algo diferenciado. Vai ser o campeão. Na Libertadores, Botafogo, Grêmio e outro que tiver fôlego. Talvez o Cruzeiro.