terça-feira, 7 de agosto de 2007

O jogo

Pedindo desculpas pela ausência, retorno falando do jogo mais comentado da semana. Na ausência de equipes qualificadas, a disputa pela ponta do Brasileirão parece polarizada entre Botafogo e São Paulo já no final do primeiro turno. Desde o início dos pontos corridos, em 2003, nunca o quadro pareceu tão definido assim tão cedo. De fato, ao menos quatro equipes dividiam a ponta com claras condições de disputarem o título.

E o quadro é mais preocupante se considerarmos que o São Paulo demonstra uma capacidade muito maior de manter o ritmo do que o Botafogo. O alvinegro é o time mais time do campeonato, tem demonstrado o melhor futebol, mas o tricolor é mais regular e consistente.

Se há dúvida quanto a isso, basta um exercício rápido de reflexão: qual dos dois times desperta mais confiança? Enquanto, a cada rodada, tem-se a certeza de que o São Paulo cresce, aprende a conviver com as mudanças do elenco e parece mais forte, o Botafogo sempre pede uma pergunta, a cada vez que entra em campo: "será que hoje vai? Será que o time vai continuar a vencer? Será que o ataque vai funcionar e a defesa não vai entregar?". A queda das últimas rodadas é gritante.

O segundo melhor ataque contra a melhor defesa. Quando o São Paulo enfrentou o melhor ataque do campeonato (o Cruzeiro, fora de casa), foi vencedor. E a equipe, que sofria com a falta de gols nas primeiras rodadas, parece ter resolvido o problema.

Se o Botafogo vencer, literalmente bota lenha no campeonato. Caso o São Paulo vença, pode dar início a uma arrancada sem volta e muito prematura, que vai deixar ainda mais sem graça o campeonato mais insosso da história dos pontos corridos. Afinal, pode conquistar o penta mesmo com o pior São Paulo desde 2004.

8 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Quando vi aqui em Florianópolis, São Paulo e Figueirense não titubiei em afirmar que a equipe de Muricy será bicampeã. Tem o melhor elenco e é caracterizado pela regularidade.

Já o Botafogo não terá mais Zé Roberto, sue principal jogador nas criações de jogadas. Parece que mais uma vez o técnico Cuca vai nadar e morrer na praia.

Lucas Meneses disse...

Olá Maurício, tudo beleza?

Concordo em tudo com o que você falou, inclusive com a preocupação de termos um campeonato insosso daqui pra frente...

Mesmo assim ainda tenho a esperança do contrário...

É bem verdade que este campeonato 2007 é muito fraco tecnicamente, e a prova disso é o fato do São Paulo ser considerado o candidato ao título, já que muitos acreditam que o Botafogo tá mais para cavalo paraguaio...

Sim, o São Paulo é um time conscistente, que tem um bom elenco, boa estrutura, mas nada de sensacional, nada que possamos dizer: "ó que belo time!" E é por isso que não vejo o São Paulo, mesmo com sua "superioridade em pontos corridos", se distanciar na tabela, mesmo com uma vitória amanhã...

O time do Botafogo é, como você falou, "o time que tem mais time", mas será que vai conseguir repetir o secusso que teve no primeiro turno? O caso Dodô ou o afstamento do Zé Roberto (hoje) parecem ser indicativos de que o time do Botafogo não é tão confiável. Um grande plantel, um grande técnico, boa diretoria, e agora um excelente estádio, mas ainda não é um time confiável, ao contrário do São Paulo.

De qualquer forma, temos a certeza de um grande jogo, onde três pontos para o Botafogo poderão dar a confinça que resta ao time, ou ao próprio torcedor/espectador. Caso seja para o São Paulo, pode sim haver uma "arrancada sem volta e muito prematura", como você disse...

Quem sabe um empate seja a melhor pedida daqueles que não são botafoguistas e querem um campeonato disputado até o fim.
:D

Abraços.

Anônimo disse...

Esse jogo entre Botafogo e SÃO Paulo tem tudo para ser um dos melhores jogos do ano, e através desse jogo pode começar a pintar o grande favorito ai título de 2007. Eu aposto no SÃO Paulo. Abraço

Dassler Marques disse...

torço pelo botafogo

e acho que o cruzeiro entrará na briga, rapidamente


abraço poio!
te deixei coisas no orkut..

falou

Braitner Moreira disse...

Acho decepcionante um clube de futebol tão chato liderar o campeonato, então vou torcer demais pro Botafogo.

Não acho que a briga pelo título já esteja fechada. O ataque do São Paulo pode novamente entrar em parafusos, ou a defesa parar de funcionar. Ou o ataque do Bota negar fogo (com o perdão do trocadilho, hehe) e a defesa continuar sendo o que é...

Acho que Santos e Cruzeiro ainda podem engatar uma boa seqüência e lutar pelo título, desde que Dorival consiga consertar a bendita defesa celeste.

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Será o jogo do feio contra o belo. Do insosso contra o atraente. Do pragmático contra o versátil. Admiro a consistência do São Paulo, mas, para o bem do futebol brasileiro, torcerei para o Botafogo.

André Rocha disse...

Torço para o Bota. Mas vai ser 2X2. Melhor para o Tricolor.

Abraço, Mauricio!

Anônimo disse...

Para mim, ninguém mais entra nessa briga, não. Acho que polarizou, mesmo.

Alguns comentários: em 2003, estava claro que o Cruzeiro tinha mais time e ia levar o título, a não ser que alguém muito importante fosse vendido. Então, não acho que seja o primeiro caso de título (ou briga polarizada por ele) definido prematuramente. O Cruzeiro pode ter demorado a se estabilizar na liderança, mas estava claríssimo que era questão de tempo.

Repito aqui uma frase do PVC, que resume o que têm mostrado SP e Botafogo no campeonato. O torcedor do São Paulo passa rodada após rodada vendo o time jogar feio e achando que vai ser campeão. O torcedor do Botafogo passa rodada após rodada vendo o time jogar bonito e achando que não vai ser campeão. É a questão da regularidade que você disse.

PS: Voltei das férias no blog!