quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Razão vs. emoção


Nem mesmo um blockbuster hollywoodiano seria tão previsível e seguiria tão à risca um script. No jogo mais esperado do campeonato, aconteceu tudo exatamente como era esperado: o Botafogo tentou ser mais time e o São Paulo foi mais regular. Os botafoguenses, cariocas apaixonados, foram mais coração. Os são-paulinos, paulistas e calculistas, foram mais razão.

O São Paulo construiu mais uma vitória sobre os dois pilares nos quais vem alicerçando uma sólida campanha rumo ao pentacampeonato: marcação e saída rápida para o contra-ataque. Foi assim que surgiu o segundo gol, e o primeiro aconteceu em outra jogada aplicada incessantemente: bolas paradas e cruzamento na área. Se o ataque não define com tanta qualidade, o jeito é buscar alternativas.

Alternativas que o Botafogo não encontrou ao pressionar enquanto a partida esteve igual no placar. O destempero apresentado após a abertura da contagem mostra uma equipe com um potencial enorme, mas que não consegue elaborar um isolante forte o suficiente para evitar que essa potência se dissipe. A queda de rendimento é fato consumado e somente Cuca poderá trabalhar a cabeça do grupo para evitar um desastre e salvar o ano.

A instabilidade que o Botafogo demonstrou em 90 minutos é reflexo de uma insegurança que a equipe tem no todo. Se permear a campanha por esta irregularidade, não volta ao topo. Por outro lado, o São Paulo tem exatamente o que falta aos cariocas: segurança, solidez e estabilidade. Não é, de longe, o melhor time são-paulino dos últimos anos e pode cair de produção ainda. Mas se mantiver a regularidade ímpar, será sem dúvidas nem contestações o primeiro pentacampeão brasileiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

Você usou a provocação na última frase, hein? Olha a polêmica, exclamação! :P

Escrevi que entre SP e Botafogo, se dará melhor no campeonato o time que primeiro chegar ao equilíbrio entre ataque e defesa. Pelos últimos jogos, o SP se mostra muito mais próximo desse objetivo.

Gosto muito dos seus textos. Para mim, a frase "o Botafogo tentou ser mais time e o São Paulo foi mais regular" foi perfeita e resume o jogo.

Abraços!

Marcus Alves disse...

Perfeito, Maurício!

Como também a provocação aos flamenguistas :D

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

O São Paulo se faz de morto para matar o coveiro. Regular, sabe dar o bote na hora certa. Coeso, posta armadilhas na defesa e decide lá na frente. Um time feio, é verdade. Mas, acima de tudo, um time que precisa ser destacado como VENCEDOR.

São Paulo Futebol Clube: Campeão Brasileiro de 2007.

Abraço, primo!

Marcelo Sant´Ana disse...

Maurício, permita-me, mas somos dois neste caminho do jornalismo.
Quando tiver um tempo, passe no blog que fiz sobre o futebol baiano há umas três semanas.
Parabéns pelo blog, outra contrataçao para minha lista.
Abraço.
http://blogdomarcelosantana.blogspot.com

Anônimo disse...

O jogo mais esperado, foi o pior do Campeonato até agora, o Botafogo achou que era Boxe, o São Paulo pois tanto medo no Simon durante a semana que o arbitro acabou dando uma mãozinha para o tricolor principalmente no segundo gol são paulino. O time do São Paulo é frio e calculista ja o Botafogo tem medo do proprio time, não acreditam em si e por isso não pode ser campeão pois campeão não tem medo, e isso o São Paulo não teve por isso mereceu a vitoria!Abraço

Lucas Meneses disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Meneses disse...

Grande análise dos dois times Maurício.

O último parágrafo tá espetacular.

"A instabilidade que o Botafogo demonstrou em 90 minutos é reflexo de uma insegurança que a equipe tem no todo."

"Por outro lado, o São Paulo tem exatamente o que falta aos cariocas: segurança, solidez e estabilidade."

Essa é a grande diferença do São Paulo para os demais, além de um grande elenco, óbvio.
_________

Para o Botafogo, é isso, o Cuca deve trabalhar a cabeça do time para salvar o ano (vaga na libertadores).

Vasco, Cruzeiro, dentre outros, vem se aproximando...

Abraços Maurício!