segunda-feira, 18 de maio de 2009

EquilíBRio


Equilíbrio já deixou de ser adjetivo para se tornar chavão quando se fala de Campeonato Brasileiro. Mesmo que apenas duas rodadas tenham sido disputadas - e com metade dos times priorizando Copa do Brasil ou Libertadores -, salta aos olhos a igualdade marcante em todos os jogos realizados até agora.

O número de empates impressiona. Foram cinco na primeira rodada e cinco na segunda, metade dos jogos até agora. Uma porcentagem elevada, sem comparação nos últimos anos: em 2008 foram 5; 2007, apenas 1; 2006, 4; Antes disso, os campeonatos tinham mais equipes e o cruzamento de dados fica desigual.

Com tantos empates, outra marca é curiosa: apenas oito times já venceram no campeonato. São estranho, mas o fato é que menos da metade das equipes saiu de campo vitoriosa. Em 2008, também apenas duas equipes mantiveram 100% na segunda rodada (Náutico e Cruzeiro), e igualmente uma (Ipatinga) ainda não havia somado ponto. Mas doze times diferentes já tinham conquistado três pontos em uma partida.

O equilíbrio chama a atenção porque os placares também não foram dilatados. Quem venceu com mais folga, teve margem de dois: o Santo André foi o mais distonante e fez 4 a 2 no Coxa, exatamente o lanterna. Se a divisão de atenções com a Copa do Brasil serve de desculpa, o argumento cai por terra ao ver que Inter e Vitória, também quadrifinalistas, estão na ponta.

A média de gols foi baixa, como tem sido nos últimos anos. Dos atacantes e craques tão comentados, nenhum está na lista dos cinco artilheiros até aqui, com dois marcados. Pelo menos até a oitava rodada, quando teremos a final da Libertadores - provavelmente com um brasileiro -, não dá para afirmar que 100% das equipes estarão 100% focadas no campeonato.

Esperar tanto para engrenar pode ser tarde demais para alguns. Mas até lá, talvez, o equilíbrio já nem esteja mais tão presente. Ao menos por enquanto, a promessa é de um campeonato disputado dividida a dividida, onde até a vitória no cara ou coroa pelo "bola ou campo" é comemorada.

Nenhum comentário: