quarta-feira, 27 de maio de 2009

Só faltam seis


A convocação para a Copa das Confederações é a mais importante que teremos até a definitiva, para a Copa, em aproximadamente um ano. Como a garantia da vaga é questão de tempo, os jogos finais das Eliminatórias e demais amistosos servirão apenas para preparação e para que Dunga tire suas últimas dúvidas, nas posições que restam.

O torneio na África do Sul pode servir para confirmar algumas coisas - como se o Brasil precisa mesmo de Ronaldinho ou não, e quem é de fato o lateral-esquerdo. Apenas uma campanha catastrófica tiraria alguns nomes já praticamente certos da lista de 23, da mesma forma que somente uma jornada de sonho garantiria nomes ainda incertos como garantidos.

É fato que ainda temos uma temporada inteira pela frente, mas é difícil discordar que Dunga já tenha hoje 17 dos 23 nomes fechados para a Copa. Basta ver o número de convocações de cada jogador e os chamados recentes para se traçar o panorama.

Com Júlio César e Doni garantidos, falta-nos um terceiro goleiro que seria naturalmente Diego Alves, mas Gomes apareceu de surpresa e pode furar a fila. A lateral-direita é a mais tranquila, com Maicon e Daniel Alves até com passaportes e número dos assentos reservados. Na zaga, qualquer coisa que não seja Lúcio, Juan, Alex e Luisão será surpresa.

O maior enigma está na lateral-esquerda. Pelo número de convocações, Kléber (12), Gilberto (11) e Marcelo (10) brigam por duas vagas. Mas como Gilberto não é chamado desde que foi relegado ao Tottenham, a impressão que se tem é que Kleber e Marcelo irão para a Copa - mas a verdade é que ninguém confia muito no jogador do Internacional. Se considerarmos que Kleber, mais vezes convocado, é o atual titular e nome provável, a lista cai para cinco vagas.

No meio, Gilberto Silva e Josué são escolhas naturais e titulares indiscutíveis. Felipe Melo tem apenas convocações recentes, mas está em alta com Dunga e parece ter sua cadeira reservada. Sobra uma posição para os volantes, que poderia ser de Lucas, Hernanes ou Ramires (vantagem para o são-paulino no histórico recente, mas para o ex-cruzeirense pela ida ao Benfica). Pode ser ainda que Anderson seja chamado e colocado nesta posição, abrindo uma vaga a mais para os meias.

Isto porque Kaká, Elano e Júlio Baptista estão confirmados. Diego tem 15 convocações e, agora na Juventus, poderia ser nome certo não fosse a resistência enorme que Dunga sempre teve com ele - ainda não foi chamado em 2009. Ronaldinho Gaúcho, quem diria, não tem presença garantida, embora seja difícil imaginar que, independente de sua forma física, ele fique de fora. Com isso, outros nomes ficam pouco cotados.

E finalmente, no ataque, Luís Fabiano, Pato e Robinho parecem estar confirmados. Abre-se aí a vaga mais concorrida: recentemente Adriano, agora Nilmar, e ainda Vágner Love, Rafel Sobis, Fred...sem esquecer de Ronaldo. Uma coisa é certa: gente boa vai ficar de fora.

Confira os jogadores garantidos, as posições que estão vagas e os números de convocações

Goleiros:
Júlio César e Doni (falta 1)
Laterais-direitos: Maicon e Daniel Alves
Laterais-esquerdos: Kléber e Marcelo os mais cotados (ainda faltam 2)
Zagueiros: Lúcio, Juan, Alex e Luisão
Volantes: Gilberto Silva, Josué e Felipe Melo (ainda não 100%) (1 ou 2)
Meias: Kaká, Elano e Júlio Baptista (1)
Atacantes: Luís Fabiano, Pato e Robinho (1)

Os mais convocados

Goleiros: Júlio César (17), Doni (12) e Hélton (5)
Laterais-direitos: Maicon (19), Daniel Alves (18) e Rafinha (3)
Laterais-esquerdos: Kleber (12), Gilberto (11) e Marcelo (10)
Zagueiros: Juan (16), Lúcio (15), Luisão (12), Alex (10) e Naldo (7)
Volantes: Gilberto Silva (19), Josué (16), Mineiro (9), Lucas, Dudu Cearense e Fernando (6)
Meias: Elano (20), Diego e Júlio Baptista (15), Kaká (14), Ronaldinho (13) e Anderson (9)
Atacantes: Robinho (22), Vagner Love (10), Pato e Luís Fabiano (9) e Rafael Sóbis (8)
*Agradecimentos ao amigo Dassler Marques.

Nenhum comentário: