sábado, 9 de maio de 2009

O Brasileirão dos meninos*


* Publicado originalmente no Olheiros.

Com o início neste final de semana de mais uma temporada dos campeonatos nacionais das séries A e B, não começa apenas a briga pelo título máximo do futebol brasileiro. Em um ano que promete ser excepcional, afinal nunca na história recente houve tantos craques desfilando pelos gramados tupiniquins, a expectativa recai também sobre quais serão as revelações que os 40 principais times do Brasil preparam para os próximos meses.

Histórico não só por sua tradição de fatos e acontecimentos como também pelos nomes que apresentou ao longo do tempo, o Brasileirão se orgulha de ter sido o palco de exibições de gala protagonizadas por garotos, como os cinco gols fenomenais de Ronaldo sobre o Bahia em 1993, a estreia aquática do ensaboado Pato em um chuvoso Palestra Itália em 2006 ou até mesmo a guerra vencida sob o comando do cadete com espírito de comandante Anderson, na Batalha dos Aflitos em 2005.

Entretanto, com a chegada recente e inesperada de jogadores de ponta como o próprio Ronaldo, Fred, Adriano e D’Alessandro, entre outros, existe a sensação de que talvez sobre menos espaço para os garotos aparecerem. Afinal, nas últimas temporadas, o discurso mais utilizado foi exatamente de que, com as dificuldades financeiras e a incapacidade de manter seus destaques, os clubes eram obrigados a apostar principalmente em sua base, como brilhantemente fez o Atlético-MG no retorno à elite.

Se o espaço diminui, a garotada trata de buscá-lo. Após uma janela de transferências fraca em virtude da crise, a expectativa é que os clubes europeus se movimentem mais no mercado de verão. Nomes como Hernanes e Ramires, que apareceram bem já em 2007, podem ter suas saídas finalmente confirmadas, deixando a vaga para quem vem de baixo. No próprio Cruzeiro, que tem a política clara de negociar destaques para se manter, pode ocorrer novamente o adeus de Wagner, abrindo caminho para Bernardo se firmar de vez como titular.

Quem tem despedida marcada para o meio do ano é Thiago Neves, que pode ser acompanhado por Fred, que mal chegou. Maicon, que tem entrado bem e feito gols importantes, aguarda ansiosamente uma chance, assim como Alan. Wellington, meia da seleção sub-17, dificilmente será aproveitado nos profissionais nesta temporada. Ainda no Rio, o Flamengo terá a confirmação do xará Wellinton, zagueiro do Brasil sub-20, em substituição ao recém-aposentado Fábio Luciano, e o Botafogo aposta em nomes que aparecem bem, como o lateral-esquerdo Gabriel – além do já experiente goleiro Renan.

Sede de dois dos melhores times de 2009 – o Grêmio na Libertadores e o Inter no geral –, o Rio Grande do Sul mostra mais uma vez a capacidade formadora de sua dupla de gigantes. Taison é o grande nome de um trio ofensivo que tem Nilmar e D’Alessandro, e Adilson Warken e Saimon devem garantir que a fama de copero y peleador do Tricolor continue viva.

Há ainda muitos outros nomes que podem pintar ou se consolidar – casos de Rafael Tolói, Ciro, Victor Ramos, Souza, Wallyson, Renan Oliveira e Medina, entre outros, mas talvez aquele que mais desperte curiosidade seja o de Neymar, que deve estrear em Brasileiros neste domingo contra o Grêmio. Sua qualidade indiscutível terá a primeira prova verdadeira quando a bola rolar no Olímpico.

B de base

A Série B também promete apresentar muitas revelações. Com orçamentos modestos e maiores dificuldades, aliás, é até mais comum que times da Segundona que possuam categorias de base minimamente estruturadas as utilizem para rechear seus elencos.

Grande favorito da temporada, o Vasco montou uma equipe com média de idade bastante baixa, ao contrário do que normalmente se faz na Série B. Além disso, conta com a expectativa de que Alex Teixeira e Alan Kardec finalmente engatem uma sequência razoável de bons jogos. Fica também a pergunta no ar: será que Philippe Coutinho será integrado aos profissionais? Como a caminhada cruzmaltina não parece que será das mais difíceis, talvez fosse o caso de esperar. Mas como há menos holofotes, menos pressão e, principalmente, como em breve o garoto parte rumo à Itália, talvez sua estreia aconteça antes do que se imagina.

Um dos times a apostar mais na base para esta campanha é o Fortaleza, que teve o melhor desempenho do Nordeste nas duas últimas Copas São Paulo e tem em Bismarck uma responsabilidade grande pelo sucesso do time. Coadjuvantes, Bambam, Marllon e outros podem também se tornar protagonistas de um acesso que poderia ser comparado ao do Galo. A Ponte, que chega credenciada a uma das vagas, tem em Tinga, destaque na Copinha, um de seus principais nomes.

O mesmo acontece com o Figueirense de Talhetti, o Guarani de Romário e o Juventude de Zezinho, da seleção sub-17. Todos com vontade de crescer e aparecer. Com tantos candidatos a craque, espaço é o que não vai faltar para novas revelações no Brasileirão que se inicia.

2 comentários:

Marcus Alves disse...

Interessante notar após o fim do Sulamericano Sub-17 que duas das principais esperanças do time brasileiro campeão jogarão a Série B. Zezinho já tem seu espaço no Juventude. Resta ver como será com Coutinho no Vasco. Abraço, Marcus Alves.

PAULO KRAIDE PIEDADE (PAULOFILÉ) disse...

Maurício

Tudo bem?

Seu BLOG continua com muito conteúdo,legal... boa garoto!
Pós jogo RB 1 x 1 União de Araras, tive o prazer de descer a Carmine Feola com o Sr Paulo Vargas, meu chará, gente fina... conhece? rsrsrsrsrsrsrrsrs
Foi muito legal, aliás, me contou umas particularidades do amigo que eu não sabia...
Forte abraço e apareça... parabéns pelo novo projeto...

PAULOFILÉ
http://paulofile.blogspot.com/