sexta-feira, 8 de maio de 2009

Por que Ronaldo não pode ser convocado


Quem é o melhor atacante em atividade no futebol brasileiro hoje? Diego Tardelli tem os maiores números absolutos: foram 20 gols, 16 no Campeonato Mineiro e 4 na Copa do Brasil. Taison, Keirrison e Gilmar, do Náutico, têm 19 cada, divididos entre Estaduais, Copa do Brasil e Libertadores.

Ronaldo chegou ao seu décimo gol na vitória corintiana sobre o Atlético-PR, ultrapassando Chicão na artilharia do time na temporada. Na sequencia de cinco partidas que realizou recentemente (a maior desde que voltou), foram cinco gols, média de um por jogo.

Longe, aqui, de querer comparar o Fenômeno com os atacantes acima citados.

Mas o burburinho sobre sua convocação para as Eliminatórias e/ou Copa das Confederações cresce e monopolizou a coletiva de Dunga e Ricardo Teixeira no anúncio de um novo patrocinador para a CBF.

Ainda é cedo.

Não porque Ronaldo tenha feito menos gols que Tardelli ou Taison, ou ainda porque Luís Fabiano tenha caído absurdamente de produção no Sevilla, mesmo marcando gols na seleção (grande parte porque ele é, na verdade, o único centro-avante do time).

Ronaldo não deve ser convocado porque seria um retrocesso enorme em sua recuperação e preparação física a estadia, por menor que seja, com a seleção brasileira.

É fato que ele ainda está acima do peso, e dificilmente voltará às medidas anteriores. Mas para o nível das defesas que enfrenta por aqui, sua forma é mais que suficiente para que ele apareça somente na hora de definir - e isso ele faz como nenhum outro.

Mas no nível de seleção, Ronaldo parecerá deslocado. E mais: ficará uma semana na Granja Comary jogando rachões, participando de movimentações sem função tática ou técnica nenhuma. E se for para a Copa das Confederações, perderá todo o cronograma de treinamentos físicos preparado pela comissão técnica corintiana.

Não é jogando que se adquire forma física. É treinando, ficando de fora de um ou outro jogo, conforme o planejado, e trabalhando com quem o tem recuperado tão bem até agora.

Se ficar no Corinthians, Ronaldo poderá voltar para a seleção na hora certa, da maneira certa, e rendendo o que sempre pôde.

Nenhum comentário: