sábado, 12 de dezembro de 2009

As revelações da Série B 2009

Confira, na coluna publicada hoje no www.olheiros.net, os garotos que foram destaque na Série B 2009

Fora de Série

A Série B não é lugar pra meninos, certo? Nos apertados e mal iluminados campos da Segunda Divisão, são necessários apenas e tão somente jogadores experientes, acostumados à pressão e ao jogo intensamente físico. É, não é bem assim. Quando dois dos principais artilheiros da competição têm menos de 25 anos, temos um sinal bastante claro de que os garotos podem, sim, fazer a diferença em um campeonato tão equilibrado.

Élton, mais velho dos dois goleadores, foi um dos destaques do campeão Vasco ao lado de Carlos Alberto e Ramon, também jovens. Mas o Gigante da Colina foi o que mais utilizou garotos durante a temporada, mostrando que o equilíbrio entre juventude e experiência foi alcançado à perfeição. Com uma base formada pelos maduros Fernando Prass, Paulo Sérgio, Fernando e Amaral, Dorival Júnior teve a liberdade para aproveitar nomes promissores da novamente frutífera base vascaína.

Alex Teixeira foi o maior beneficiado. De perseguido pela torcida no ano passado, o meia cresceu no momento ideal, quando o time sofria com desfalques por contusão e caía de produção, e foi decisivo em resultados fundamentais, como abordado recentemente por esta coluna. Só não fez mais que cinco gols e três assistências porque ficou um mês com a seleção no Mundial. No Egito, foi protagonista de uma campanha quase perfeita e termina o ano como o principal nome sub-20 da Série B.

Também titular do Brasil, Souza já havia subido aos profissionais em 2008, mas foi neste ano que mostrou toda sua personalidade, marcando com eficiência, oferecendo saída de bola com qualidade e se transformando em um dos líderes do grupo mesmo aos 20 anos – puxou a oração de agradecimento ao final do jogo do título e declarou, mesmo com o rosto ainda marcado pelas espinhas que “sabia que não sairia mais do time quando entrasse pela primeira vez”. A “volância” rendeu também Allan, de 18 anos, de bom porte físico e ótimo poder de marcação.

Philipe Coutinho, por sua vez, finalmente estreou e, em doze exibições, somou apenas uma assistência. Ainda assim, fez algumas belas jogadas e recebeu apoio da torcida. Por mais que se esperasse um pouco mais dele, é difícil exigir grandes desempenhos de um garoto tão novo. Zezinho, seu companheiro de seleção sub-17, até apareceu e jogou mais, mas somente porque dependia em grande parte dele a luta do Juventude contra o rebaixamento. A queda comprovou que, por mais talentoso que seja o menino, muitas vezes ele ainda é apenas um menino. De qualquer forma, o meia espera o desfecho da negociação com o Arsenal.

Do quarteto que garantiu o acesso à Série A, Ceará e Atlético-GO valeram-se da máxima de equipes experientes. Apenas Misael, volante maranhense do Vovô, e Gil, zagueiro de 21 anos do Dragão, podem entrar no rol dos jovens talentos da atual edição da Segundona. O Guarani, por outro lado, teve mais chance de lançar garotos como o zagueiro Cássio, o lateral Murilo e o meia Mário Lúcio, além de aproveitar Caíque, já com alguma rodagem e contratado pelo Vasco.

Campeão da Copa São Paulo 2008, o Figueirense de elogiada base não fez o uso que se esperava dela. Talhetti, principal nome daquela conquista, teria em 2009 sua verdadeira primeira chance de mostrar uma boa performance, mas marcou apenas um gol e teve participação bastante discreta. Melhor foi Lucas, lateral que por muitas vezes atuou como meia e, em boa parte da campanha, foi o principal armador do Figueira. O grande nome, Rafael Coelho, finalmente despontou, terminando na artilharia ao lado do vascaíno Élton – clube para o qual vai se transferir. Ainda assim, não foi suficiente pra garantir o retorno.

O rápido Ananias, meia ’89 de 1,70m do Bahia, acabou aparecendo menos do que se esperava, devido à luta desesperada contra o descenso e a uma lesão na reta final do campeonato. Mas mesmo assim fez bons jogos, demonstrando agilidade e habilidade, como na vitória sobre o Campinense na 31ª rodada, que tirou o Tricolor da zona do rebaixamento para não mais voltar.

Mesma sorte não tiveram, contudo, os garotos do Fortaleza. Adaílton, grande promessa e heroi da permanência na Série B em 2008, envolveu-se em problemas pessoas e também com a diretoria, acionou o clube na Justiça e não marcou um gol sequer no campeonato deste ano. Deve, nos próximos dias, ser negociado para sanar os problemas financeiros do clube.

Bismarck, um dos destaques da conquista do tricampeonato estadual, foi bastante requisitado e, em muitas partidas, tornou-se esperança única de livrar o Leão de resultados negativos. Marcou dois gols, deu assistências importantes e foi um dos poucos poupados pela torcida, mas acabou por amargar também o rebaixamento. Já o atacante Bambam, mais novo dos três, foi negociado com o Inter em agosto e, desde então, integra a equipe sub-20 do Colorado.

Também não se destacaram tanto quanto se esperava o assediado meia Elvis, que assim como todo o elenco do Paraná Clube, fez campanha discretíssima; Tinga, de quem imaginava-se que a Ponte dependeria, e acabou decepcionando, assim como o próprio time; e Dairo, atacante do Guarani apontado como uma das promessas do Paulistão mas que marcou apenas um gol, apesar da ótima campanha bugrina.

Há, ainda, aqueles que foram negociados no começo do campeonato, como Luan e Patric, do São Caetano. De qualquer forma, a Série B 2009 pode ficar marcada por ser a edição que separou os homens dos meninos - a responsável pelo surgimento de vários bons jogadores da próxima geração, bem como de algumas eternas promessas, por que não. Ao menos, tem boas chances de ser lembrada por uma das que teve mais jovens fazendo a diferença, o que por si só já é um feito fora de série.

* Publicado originalmente no Olheiros

Nenhum comentário: