quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

História das Copas - Uruguai 1930 (parte I)

Começamos hoje a contar um pouco mais da histórias das Copas, com a primeira parte da história da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai.


A decisão da FIFA de sediar no Uruguai a primeira Copa do Mundo não foi bem aceita por todos, já que a Europa afundava numa crise econômica e participar da Copa envolvia uma longa e cara viagem de navio. Além disso, significava que os clubes teriam de dispensar seus melhores jogadores por quase dois meses.

O Uruguai havia sido escolhido como sede pelo fato da seleção do país ter se sagrado bicampeã olímpica em 1924 e 1928, ganhando o apelido de "Celeste Olímpica". Desta forma, a FIFA presenteou o melhor escrete da época com a sede da Copa - e com uma chance imperdível de se sagrarem campeões mundiais. Os uruguaios eram os favoritos.

Foi a única Copa cujos participantes foram definidos apenas por convite. Das 16 seleções convidadas, apenas 13 participaram. Foi uma mini Copa América, afinal apenas Iugoslávia, Bélgica, Romênia e França toparam fazer a dispendiosa viagem. Aliás, o sorteio das chaves só aconteceu quando todos os times já se encontravam em solo uruguaio, algo bem diferente do que acontece hoje em dia.

O primeiro jogo da história das Copas foi uma massacrante vitória de 4 a 1 da França sobre o México, que se tornaria a partir dali um saco de pancadas por décadas. Na primeira fase, os 13 times foram divididos em um grupo de quatro e três grupos de três times cada. Classificaram-se para as semifinais Argentina, Iugoslávia, Uruguai e Estados Unidos, vencedores de seus respectivos grupos.

O Brasil jogou mal e foi logo eliminado. Apesar disso, teve seu herói, o jogador Fausto, o “Maravilha Negra”, considerado o melhor jogador da Copa, mesmo tendo disputado só dois jogos. A seleção teve dois anti-heróis nessa Copa: um foi o frio do duro inverno uruguaio, e o outro foi a famosa “tremedeira” no primeiro jogo contra a Iugoslávia, perdido por 2 a 1. O próprio Fausto, na época, foi claro: “feio não é perder; feio é ter medo”. No segundo jogo, a goleada sobre a Bolívia de nada adiantou, pois a Iugoslávia também venceu seu jogo contra os sulamericanos e o Brasil foi eliminado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguns desses jogos da Copa 2010 tiveram 1000 espetadores ou menos (o Roménia x Peru foi visto por cerca de 300 pessoas). Alguém adivinharia naquela altura que esta competição se tornaria uma das maiores do planeta?

carlinhosalberto disse...

Imagine so a satisfação dos amantes do esporte mas popular do planeta em poder medir forças com as outras seleçoes : isso não tem preço.