terça-feira, 26 de junho de 2007

Copa América 2007


Começa nesta terça a 28ª edição da Copa América, a ser sediada pela primeira vez na Venezuela. A quem quiser, indico os perfis sempre competentes da Trivela sobre as seleções, e mais algumas curiosidades sobre os países participantes no blog do Bindi. Quanto aos times, deixo minhas impressões:

A Argentina aparece como principal favorita por ter uma seleção mais completa que a do Brasil. De fato, os resultados de Dunga em 2007 não foram tão bons quanto os de 2006. O Brasil parece ter a defesa acertada, mas o ataque preocupa. México e Estados Unidos não vêm com sua força máxima, enquanto as outras seleções sul-americanas se vêm às voltas com desfalques ou maus momentos de seus principais jogadores.

No grupo A, a Venezuela pode surpreender e chegar até as semifinais, graças ao sorteio dirigido. Se terminar em primeiro do grupo, só pegaria Argentina, Brasil ou Uruguai em uma eventual final. A equipe mostra claros sinais de evolução e uma competição como sede vai por à prova até onde pode chegar. O Uruguai não consegue revelar novos talentos e vai na base da camisa, com nomes já conhecidos como Forlán e Recoba. Ainda assim, deve passar. O Peru, com um bom ataque, pode passar em terceiro se fizer bom saldo, já que a Bolívia deve perder as três partidas.
Palpite: Venezuela, Uruguai e Peru.

O grupo do Brasil é o mais equilibrado, e por isso devem passar apenas dois. Dunga não possui laterais e um centro-avante de confiança, mas mesmo assim a seleção não deve sofrer para passar em primeiro. Mas aí fica a dúvida: o México não foi bem na Copa Ouro e teve a dispensa de três titulares; o Equador não conta com Kaviedes e Delgado e perdeu para a Colômbia em amistoso recente (tudo bem que jogar em casa para o Equador é essencial, mas eles foram bem na Alemanha); e o Chile tem o melhor time desde 98, mas ainda é uma incógnita - se continuam batendo tanto quanto naquele amistoso contra o Brasil, devem ter vida curta. Além do mais, depender de Valdívia é muito pouco.
Palpite: Brasil e Equador ou México (com ligeira vantagem para o Equador)

E no grupo C a Argentina passa fácil. Vem com o time completo e Riquelme parece estar inspirado. O time reserva dos Estados Unidos não deve oferecer perigo e Paraguai e Colômbia passam, brigando pra ver quem fica na frente. Enquanto os paraguaios continuam tentando renovar a equipe (olho no jovem atacante Oscar Cardozo, recém-contratado pelo Benfica junto ao Newell's Old Boys), a Colômbia começa a mostrar jogadores muito interessantes e pode surpreender.
Palpite: Argentina, Colômbia e Paraguai

O problema é que nesse quadro, Argentina e Brasil se enfrentariam na semifinal. E na possível final, teríamos ou Venezuela ou algum time pequeno...realmente amiga nossa essa tabela! De acordo com os palpites da coluna, as quartas-de-final ficariam assim:

Venezuela x Paraguai/Peru
Paraguai/Peru x Equador

Brasil x Colômbia
Argentina x Uruguai

Realmente um osso duro de roer. Mas vamos lá, com Hugo Chavez, estádios não-acabados e narrações antológicas de Galvão Bueno (Sportv e Espn Brasil também transmitem), acompanhar mais uma edição da competição de seleções mais antiga do mundo.

4 comentários:

sonacanela.blogspot.com disse...

acho dificilimo o Brasil passar pelo México, vamos ver. abrcs.

Arthur Virgílio disse...

Algumas coisas sobre a Copa América:

A seleção Argentina é favoritíssima e tem sim, a obrigação de vencer.

O Brasil pegou um grupo difícil se embalar na primeira fase será um candidato.

Paraguai e Chile, na minha opinião, serão as decepções.

Já a Venezuela a grata a surpresa.

Sobre Galvão Bueno, li algo que o mesmo nem iria para a Venezuela e transmitiria a competição na cabine da Globo. Uma prova de que nem a principal emissora está confiante no título da seleção canarinho.

Gerson Sicca disse...

Maurício, roubaram da Venezuela e o Uruguai foi um fiasco. Uma pena para o futebol sul-americano. O Uruguai faz parte do orgulho do futebol do continente.

Anônimo disse...

Creio que a Argentina é a seleção a ser batida, já o Brasil esse tem que lutar pra não passar vergonha!Abraço e desculpa pelo sumiço, logo logo as coisas voltam ao normal!